') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°105 - agosto de 2009 - Ano X

Anuncie aqui

O nu no cinema

por Jorge Barreto*

 

A nudez no cinema é bem anterior às famosas pornochanchadas que enchiam as salas de exibição brasileiras de espectadores na década de 70, do século passado. A primeira cena registrada e exibida nos cinemas foi instaurada em 1933, no cinema norte-americano. Hedy Lamarr aparece nua em Êxtase (direção Gustav Machatý), deixando para trás o anonimato.

 

Esta cena pode ser observada no site You Tube no link:

http://www.youtube.com/watch?v=KTWqex51I3g, o qual não está autorizado a ser incorporado em outros sites.

 

Em 1934 um outro filme fez a polêmica da nudez no cinema aumentar.

 

Este filme tem exatamente 75 anos. Em 1934 a atriz filmou as cenas inteiramente nuas, enquanto nadava com Tarzan, o famoso  Johnny Weissmuller, num idílico rio da região. (Leia mais no jornal OLHO NU nº 87)

 

Depois desses filmes, muita coisa mudou. Vários movimentos sociais e religiosos surgiram e acabaram por fazer pressão para que algumas novas leis fossem feitas para coibir a nudez no cinema.

 

Para uma pessoa se despir por fora, ela precisa primeiramente se despir por dentro. O que nem sempre e fácil pela pressão social/cultural contrária. Vivemos numa cultura de condicionamento ao comportamento permitido. Ser contrário, se opondo a esse comportamento, pode trazer problemas de aceitação social, porém demonstra ser uma pessoa de atitude e bem resolvida de cabeça.

 

Questionar e tomar atitudes contrárias seguindo sua própria consciência e ideologia e algo bem natural em pessoas com inteligência acima da média.

 

Dê uma lida no que diz sobre Hedy Lamarr no Wikipédia.

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hedy_Lamarr

*fotógrafo

artenua@gmail.com
 

(enviado em 25/07/09)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2009
Todos os direitos reservados.