') popwin.document.close() }
Jornal Olho nu - edição N°54 - março de 2005
Editorial | Cartas dos Leitores | NATClassificados | NATNotícias | Nu em Notícia | De olho na mídia | NATCuriosidades | NATLuta | NATNovidades
NATEntrevista 1 | NATEntrevista 2 | NATEntrevista 3 | NATEntrevista 4 | NATExperiência | NATVariedades | NATHumor | NATFotos

Jornal Olho nu - edição N°54 - março de 2005 - Ano V

Republicação e atualização das notícias apresentadas na seção Últimas Notícias de 4 de fevereiro a 3 de março de 2005

SEGUNDO ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS NATURISTAS 

 

Será em São Paulo o segundo encontro nacional de jovens naturistas, realizado pela Ynai-Brasil, nos dias 30/04 e 1º/05/2005 (sábado e domingo), no Mirante do Paraíso - Igaratá - SP (a apenas 85km da Capital!!!). Façam já suas reservas pois há poucos lugares disponíveis!

Esta é a sua chance de se encontrar com todo o nosso grupo e compartilhar de momentos agradáveis num dos mais belos locais naturistas do Brasil! O local conta com piscina, futebol, volley, sinuca... e à noite teremos a primeira versão da festa: NUDE 80's !!!! com o DJ Mulekepelado! Os grandes Hits dos anos 80 numa festa que você não pode perder!!!

Consulte preços e obtenha maiores informações nos sites do Ynai-Brasil: http://www.ynai.com.br ou http://br.groups.yahoo.com/group/Jovens_Naturistas/ ou ainda por e-mail: Jovens_Naturistas@ynai.com.br 
Lembramos ainda que todos devem conhecer e respeitar todo o Código de Ética Naturista para poderem estar presente neste evento!

(enviado em 28/02/05 por André Herdy)


Recanto Paraíso fechou em final de semana

 

A estância naturista Recanto Paraíso, localizada em Piraí, RJ, informa aos seus clientes que, por motivos pessoais não funcionou no final de semana, 25, 26 e 27 de fevereiro. Porém nos dias 4, 5 e 6 de março estará a todo vapor, com a prevista Festa tropical.

 

(enviado em 17/02/05 pela Turma do Recanto

 

Festa Tropical no Recanto Paraíso

 

O clube naturista Recanto Paraíso (Piraí, RJ) promove no próximo dia 5 de março sua NOITE TROPICAL, aproveitando o clima de verão. Será na beira da piscina, com frutas, muitas frutas, pernil, chester assado, à vontade – sangria de vinho com frutas servidas em abacaxis, flores para decorar e ainda animação garantida com muita música. O traje é CORPOS PINTADOS. Maiores informações na página da Internet.

 

(enviado em 25/02/05 por Recanto Paraíso)


 

I Conferência Digital Internacional Sobre Naturismo Jovem 

 

Na noite de quinta-feira, 17/02, Brasil e Portugal promoveram em conjunto a Primeira Conferência Internacional Sobre Naturismo Jovem. As discussões ocorreram via Skype (comunicação digital). Entre os debatedores estavam Marcelo Pacheco (Editor do Portal Pelados), André Herdy (Ynai-Brasil) e Vasco Silva (JOVNAT- Jovens Naturistas de Portugal. Foram discutidas questões como: os rumos do naturismo jovem, questões de ética e desenvolvimento de novas atividades para o movimento. Os participantes concluíram que através do intercambio é possível haver um crescimento coletivo e cultural entre os Países...

 

(enviado em 18/02/05 por Marcelo Pacheco)


Luz del Fuego, dia 21 de fevereiro é sua data

 

Se fosse viva, a bailarina e vedete Luz del Fuego, estaria completando, no próximo dia 21, 88 anos de idade. Luz foi a primeira pessoa a lutar de forma objetiva pela implementação do naturismo no Brasil (isso na década de 50, no século passado !) e conseguiu realizar a famosa Ilha do Sol. Foi muito mal compreendida e sofreu toda espécie de preconceito e discriminação. OLHO NU homenageia mais uma vez a precursora e convida todos a visitar um artigo publicado em edição passada do jornal (no final da página), sob autoria de Mara Rejane Freire. É só clicar. Na foto ao lado, Luz foi capa da Revista de Copacabana (clique sobre a foto para ampliar).

 

(enviado em 18/02/05 por Jorge Barreto)


Naturismo em São Paulo

 

Estamos convidando todos para participarem de nossa comunidade e visitarem nosso site. Há dois anos no ar, batalhando para conseguir um espaço público para prática do naturismo em São Paulo. www.naturismbr.com.br . Contatos por e-mail: naturismbr@yahoo.com.br 

 

(enviado em 18/02/05 por NaturismBR)

 

Nota da redação: O Sr. Ivan, proprietário do site NaturismBr anda pisando na bola. Em resposta a uma carta enviada a ele por um conselheiro da Federação Brasileira de Naturismo, a qual questionava alguns detalhes de seu trabalho, Ivan comparou  a FBrN ao Clube do Búfalo do desenho animado "Os Flinststones", um clube exclusivista e com regras malucas para aceitar um associado. Mostrou que não conhece coisa alguma sobre a história do naturismo brasileiro. Disse que a FBrN não faz nada pelo naturismo e desconhece que a antiga sigla FBN não pode ser usada por que ela era a sigla da Federação Belga de Naturismo, por isso foi colocada a letra r na sigla brasileira.

 

Mas o pior foi ele ter chamado o "código de ética" do naturismo, que é internacional e não uma invenção brasileira, de filhote do movimento político TFP (Tradição, Família , Propriedade) chamando-o de preconceituoso. No entanto é ele que se mostrou preconceituoso em relação a homossexuais dizendo que eles promovem baixarias.

 

Recomendo ao sr. Ivan mais estudo e mais leitura, até mesmo mais leitura deste jornal cujo nome apresenta várias vezes em seu site.

 

O jornal OLHO NU tem como um dos objetivos promover o naturismo e estimular o surgimento e consolidação de novos grupos através da divulgação em nossas páginas, mas espera que eles no mínimo respeitem a ética e filosofia internacional. Ficar e estar nu socialmente é fator diferenciador de nosso grupo em relação a milhões de outros que existem, mas não é a única regra. Nossa filosofia é totalmente baseada no respeito às pessoas e ao ambiente. Nossa nudez não deve ir além do erotismo natural do corpo, portanto poses provocantes e exibicionistas não são bem-vindas em nosso ambiente.

 

Talvez falte maior vivência naturista (ou nudista, que possui o mesmo significado) ao sr. Ivan, por isso ele não entende que regras são necessárias.

 

Pedro Ribeiro


 

15 de fevereiro, o Mirante do paraíso completa 3 anos de existência

 

Há 3 anos que o Mirante do Paraíso vem se firmando como ponto de encontro dos naturistas de São Paulo (e de todo Brasil). Para comemorar a passagem das primaveras promoverá no próximo final de semana uma grande festa com churrasco e música ao vivo. Maiores informações no site www.mirantedoparaiso.com.br.

 

(enviado em 15/02/05 por Arnaldo Soares


 

FOI UM SUCESSO O CARNAVAL 2005 DA PRAIA DO PINHO!

 

Um grande o número de famílias naturistas se hospedou ou visitou a praia do Pinho durante o período do carnaval. As acomodações das pousadas foram totalmente ocupadas e, no camping faltou muito pouco para ocorrer o mesmo, totalizando mais de 400 hóspedes. 

Quanto ao público visitante, mais de 7.000(sete mil) pessoas compareceram à praia para curtir as belezas naturais em um clima de total respeito, harmonia e segurança. Além disso, os naturistas e visitantes também puderam desfrutar de uma programação especial para as cinco noites de carnaval. Os bailes ocorreram em total harmonia e foram organizados especialmente para garantir a alegria e descontração dos naturistas foliões que estavam hospedados nas pousadas ou camping.  

 

Carlos Gaus, Anilton e Elias na praia do pinho

Neste carnaval, assim como em toda temporada 2005/2006, a administração da Praia também contou com o apoio da Associação de Amigos da Praia do Pinho – AAPP, através do seu Presidente Carlos Galz e demais associados. Este apoio está sendo fundamental para garantir o cumprimento das regras estabelecidas pela Federação Brasileira de Naturismo na faixa de areia da praia. 

 

Ainda neste período de carnaval, recebemos a visita do Presidente da Federação Brasileira de Naturismo - FBrN, Elias Alves Pereira, que demonstrou interesse em firmar uma parceria com a administração da Praia do Pinho. A intenção desta parceria é fortalecer ainda mais a prática do naturismo, estimulado de forma natural, espontânea e respeitosa todas as famílias de naturistas que se hospedam ou visitam a praia, através de ações que garantam o cumprimento das regras da praia e proporcionem um ambiente saudável e seguro aos freqüentadores.

 

(enviado em 14/02/05 por Anilton Bittencourt)


Nota de falecimento

 

É com grande pesar que comunicamos o falecimento do Naturista Barney Louderback, 87 anos, natural de San Diego, Estados Unidos. Residia na Colina do Sol/RS há muitos anos e era membro do conselho deliberativo do clube. Externamos os nossos sentimentos aos familiares e amigos. A Colina amanheceu mais triste.

 

(enviado em 9/02/05 pelo Portal Pelados)


Prevista para a próxima semana a votação da Lei Gabeira

 

O projeto de Lei do deputado federal Fernando Gabeira, que permite áreas determinadas para prática do naturismo em todo território federal, deverá ser votado no Plenário do Senado Federal na primeira semana após o recesso parlamentar, ou seja a partir do dia 14 de fevereiro. Então mãos à obra: escreva para o senador de seu estado ou o de sua preferência, ou para todos!, e peça-lhes para dar o voto favorável ao naturismo. Os endereços de todos os senadores foram publicados na edição nº 45 do OLHO NU. Onde você também encontrará um Link com o texto do projeto original. Não esqueça de acompanhar o processo de votação ao vivo pela TV Senado.

 

(enviado em 9/02/05 por Pedro Ribeiro)

 

Complementação da notícia: Infelizmente as previsões não se confirmaram, e até hoje o projeto de Lei não entrou em pauta. Mas continuem escrevendo para seus senadores.


 

Encontro dos jovens naturistas da Ynai-Brasil se encerra no Abricó

 

foto: Pedro Ribeiro

Diretor do Ynai André Herdy e o associado André, mineiro, prestigiaram o Encontro.

Foram três dias de folia e brincadeira, parodiando o famoso refrão de antiga marcha carnavalesca, terminou o I Encontro nacional dos jovens naturistas associados ao Ynai, realizado em três dias do carnaval. Diversos outros jovens do Rio de Janeiro, além dos que vieram de outros estados, estiveram na praia do Abricó, procurando informações para se filiar ao grupo. Maiores informações de como fazer isso no site do Ynai-Brasil. (www.ynai.com.br)  

 

(enviado em 9/02/05 por Pedro Ribeiro)

 

veja mais fotos do evento clicando no site da Associação naturista de Abricó


 

Jovens naturistas se encontram na praia do Abricó

 

Apesar do tempo instável, que provocou momentos de chuva, naturistas jovens associados ao YNAI (Young naturist association Intenational) compareceram neste primeiro dia do primeiro encontro realizado pelo grupo. Com programação prevista com jogos, debates e muita conversa, o encontro prossegue até segunda-feira de carnaval. É a chance dos integrantes se conhecerem pessoalmente.

 

(enviado em 05/02/05 por Pedro Ribeiro)


 

OLHO NU atinge a marca de 200.000 visitas

 

No dia 3 de fevereiro o seu jornal naturista atingiu a marca de 200 mil visitantes nestes 5 anos que está no ar. Aproveite e leia as notícias deste mês de fevereiro.

 

(enviado em 04/02/05 por Jorge Barreto)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2005
Todos os direitos reservados.