') popwin.document.close() }
Jornal Olho nu - edição N°54 - março de 2005
Editorial | Cartas dos Leitores | NATClassificados | NATNotícias | Nu em Notícia | De olho na mídia | NATCuriosidades | NATLuta | NATNovidades
NATEntrevista 1 | NATEntrevista 2 | NATEntrevista 3 | NATEntrevista 4 | NATExperiência | NATVariedades | NATHumor | NATFotos

Jornal Olho nu - edição N°54 - março de 2005 - Ano V

Barra Seca, reconstruída e pronta para os naturistas

entrevista a Pedro Ribeiro*

foto: Pedro Ribeiro

Márcio Braga, presidente da NATES

Márcio Braga, presidente da NATES (Congregação Naturista do Espírito Santo), 55 anos, recém casado novamente, é mais um personagem importante do naturismo brasileiro presente ao Congrenat realizado em Igaratá. Concedeu esta entrevista ao OLHO NU, falando de Barra Seca, praia que administra com muita garra e dedicação. 

OLHO NU: Como é que você vê Barra Seca no momento?

MÁRCIO: Barra Seca está entrando em uma nova fase. Nós tivemos no início de 2004, um verão atípico, marcado por algumas chuvas e a praia não teve uma freqüência tão grande assim. Mas... sobrevivemos. No segundo semestre nós tivemos problemas muito sérios, por causa das ventanias muito fortes que assolaram a região, que praticamente destruíram a praia. destruíram nossas instalações, que já eram velhas. Eram construções que foram bancadas pela Prefeitura há mais de oito anos atrás. 

O governo municipal que saiu no final de 2004 colaborou pouco, mas Barra Seca basicamente não depende do poder público para sobreviver. O prefeito que começou neste ano de 2005 é o mesmo de oito anos atrás, que ajudou a construir a praia.

Eu espero que pelo menos o píer de acesso à praia saia, na atual administração.

Foto: Gilson Ribeiro

Aspecto das novas instalações de Barra Seca

Mas em relação à praia efetivamente, nós arregaçamos as mangas agora em janeiro, destruímos tudo o que tinha sobrado de pé e construímos tudo de novo. Trocamos as madeiras, pintamos. Está tudo novo, pintadinho. Acertamos a questão de luz, acertamos a questão de água, dos sanitários.

Então hoje, a praia tem luz, água, sanitários. Cada quiosque tem um ponto de luz. Se quiser acampar na praia tem infra-estrutura até com chuveiros.

A praia é "móvel" porque não podemos deixar as coisas por lá, porque o acesso é livre e nós temos muitos problemas de roubos. Roubam todo esse material, tais como vasos sanitários, pias, chuveiros, fios elétricos. Mais por vandalismo. Hoje estão todos os fios cobertos, mas a situação nos obriga, toda vez que vamos embora da praia, a desmontar tudinho e guardar em lugar seguro e remontar tudo de novo na outra vez que voltamos. É rápido, no entanto. Levamos cerca de 15 minutos para a infra-estrutura reaparecer.

Agora ela está toda pronta. Linda. No carnaval ajeitamos nossa quadra de vôlei, que está à disposição. Mas acho que a proximidade da fronteira com a Bahia, dá uma preguiça (risos) de jogar...

Convidamos todos a comparecer para desfrutar desse trabalho, e nos ajudar também. O camping é totalmente gratuito.

OLHO NU: Como foi a freqüência em Barra Seca durante o mês de janeiro, que foi com muitos dias de bom tempo?

MÁRCIO: Nós tivemos uma freqüência abaixo do esperado, o que foi surpresa para gente. Diferentemente de outros janeiros de outros anos, apesar de terem surgido muitos casais novos na área, vários antigos freqüentadores não compareceram neste ano. Perderam as melhorias.

Mas não há de ser nada. Nós estamos por lá aguardando a visita dos naturistas. Apareçam e desfrutem.

*pedroribeiro@jornalolhonu.com  

 Maiores informações sobre a praia de Barra Seca no seu fotolog: www.flogao.com.br/barraseca 

QUER CONHECER UMA PRAIA NATURISTA?

Notícias amenas de Barra Seca

por Maria Luzia de Almeida*

foto: Gilson Ribeiro

Essa foto tiramos recentemente, no mês de janeiro. No barco estamos Márcio, Cida, eu e Sr. Nélson, o barqueiro oficial. Gilson foi o fotógrafo.

Nesses dias chegávamos à praia às 7:30 da manhã e só saímos às 19:00 h. E os dias passam à base de churrascos de carne e peixe, sol, mar...

A Praia Naturista de Barra Seca é uma das sete praias oficiais para a prática do Naturismo no Brasil e a única do Estado do Espírito Santo. Ela está localizada no município de Linhares, ao norte do Estado do Espírito Santo, Brasil. Da capital, Vitória, à Barra Seca são 180 Km. 

Na Praia Naturista de Barra Seca todos serão bem-vindos e toda nudez não será castigada, desde que se cumpram as normas estabelecidas pela NatES - Associação Naturista do Estado do Espírito Santo, associada à FBrN - Federação Brasileira de Naturismo e à INF - Federação Internacional de Naturismo. No local existem muitas placas orientando os visitantes e os naturistas sobre as normas e o código de ética naturista que devem ser acatados e respeitados.

A Praia Naturista de Barra Seca foi inaugurada em 05 de fevereiro de 1994 e contou com o apoio da administração municipal, autoridades, órgãos ambientais e, principalmente, da comunidade local, sendo esta a maior beneficiária da implantação do projeto naturista pois contribuiu para divulgar a região e a desenvolvê-la.

Conheça mais sobre a Barra Seca acessando o fotolog:www.flogao.com.br/barraseca. O fotolog contém outras fotos e todas as informações sobre a Barra Seca e o Naturismo no Brasil e no mundo.

Os naturistas da Praia Naturista de Barra Seca terão o maior prazer em receber a sua visita, a de seus familiares e amigos.

NATURISMO: ABRACE ESSA IDÉIA!

*marialuziaegilson@terra.com.br 


Olho nu - Copyright© 2000 / 2005
Todos os direitos reservados.