') popwin.document.close() }
Jornal Olho nu - edição N°54 - março de 2005
Editorial | Cartas dos Leitores | NATClassificados | NATNotícias | Nu em Notícia | De olho na mídia | NATCuriosidades | NATLuta | NATNovidades
NATEntrevista 1 | NATEntrevista 2 | NATEntrevista 3 | NATEntrevista 4 | NATExperiência | NATVariedades | NATHumor | NATFotos

Jornal Olho nu - edição N°54 - março de 2005 - Ano V

Tambaba, auto-suficiência como alvo

entrevista a Pedro Ribeiro*

Eleito, em 27 de abril de 2003, para um mandato de três anos, João Damasceno dirige a associação da mais famosa praia naturista do nordeste com muito vigor e disposição. Freqüentador desde 1991, deu a seguinte entrevista ao OLHO NU.

foto: Pedro Ribeiro

João damasceno (à esquerda) em entrevista com Marcelo Pacheco do Portal Pelados

João Damasceno - "Tambaba está no melhor momento em sua história como praia naturista. Tanto pelas reformas que fizemos modificando e melhorando a entrada ou melhorando o relacionamento com as pessoas, já que antigamente tudo era baseado em normas, o que gerava muitos questionamentos. Hoje existe uma lei (municipal) que determina a conduta dos freqüentadores."

Olho Nu - Tambaba conta com apoio muito grande da prefeitura de Conde, que é o município onde se situa a praia. Como é esta relação entre a Prefeitura e a praia de Tambaba ?

João: "Em um primeiro momento, este cidadão que é hoje o prefeito, foi fundador da praia, em 1991, quando também era prefeito, cujo mandato acabou em 1992. Depois a gente teve um período muito difícil porque, como é comum na política brasileira, o sucessor não gosta de continuar a obra do antecessor. Esta regra aqui não foi exceção. Deixaram a praia de lado e ela quase acaba.

foto: Pedro Ribeiro

O Prefeito Aluísio Régis apóia integralmente o naturismo de Tambaba

Os freqüentadores se reuniram e decidiram que não podiam mais esperar pela boa vontade do prefeito de plantão. A gente reuniu um grupo de pessoas e começou a trabalhar. O pessoal alocou pra si a responsabilidade de gerir a praia. E a partir daí as coisas forma mudando. 

Primeiro foi fundada a NATA, Naturistas Amigos de Tambaba. Isto possibilitou que se juntasse mais gente ainda, porque se formou uma associação. Ela passou um bom tempo trabalhando sem estar registrada legalmente. Somente em 18 de junho de 2000, regularizamos a associação, foi criada a primeira diretoria e a SONATA passou a existir de fato e de direito.

Procuramos, enquanto órgão oficial, o prefeito, mas não obtivemos êxito. Mesmo assim continuamos fazendo. Em todo esse período tivemos algumas brigas enormes com os prefeitos. No entanto, com o prefeito anterior ao atual, nós tínhamos uma certa amizade, embora ele não desse o apoio necessário à praia. Porém, conseguimos dele uma lei que tornou o estacionamento de Tambaba como fonte de renda para a associação. O que possibilitou um grande desenvolvimento e a independência de arrecadação através dos sócios, pois muitos não pagavam em dia. E também não precisávamos mais pedir dinheiro à Prefeitura, que também nunca dava. Todo dinheiro arrecadado é investido integralmente para a melhoria e conservação da praia.

Nestes dois anos de mandato, que completam agora em abril, foram realizadas muitas coisas que eram desejo antigo dos freqüentadores e administradores antigos. A praia e a SONATA se tornaram auto-suficientes.

O prefeito atual, Aluízio Vinagre Régis, eleito no final de 2004, dá total apoio à praia, ainda mais que ele é um dos fundadores.Todo mundo que esteve aqui neste Congresso saiu consciente que ele é uma pessoa totalmente interessada e comprometida com o naturismo de Tambaba."

Olho Nu: Você é empresário do ramo de hotelaria. Possui uma pousada. Sua pousada é naturista ?

João: "Nós não temos uma pousada naturista, por estar localizda num local muito aberto. A naturista é a Pousada da Praia, que é muito simples mas que oferece conforto que o naturista gosta. É muito pequena, possui apenas 8 apartamentos.

Porém nós temos o entorno de Tambaba com 36 pousadas, cerca de 1500 leitos. É com esse pessoal que a gente pretende trabalhar para a realização do Congresso naturista em Tambaba, previsto para 12, 13 e 14 de outubro deste ano. Quem quiser participar terá locomoção das pousadas até a praia. Um delas é a minha, Velas pousada e restaurante. Um carro passará pelas pousadas e levará os participantes ida e volta da praia todos os dias."

O cantor Chico César fez uma apresentação na praia de Tambaba em janeiro de 2004

Olho Nu: Em janeiro do ano passado, um show com Chico César ocorreu dentro da praia. Com é que isto aconteceu ?

João: "Na minha opinião, um dos momentos mais brilhantes do naturismo brasileiro no ano passado, foi no dia 24 de janeiro. Quando Chico César, cantor de renome nacional e internacional, freqüentador da praia, pediu um espaço para fazer um show. É claro que imediatamente nós concordamos. Não fez exigência nenhuma. Nós é que tentamos fazer com que o evento se tornasse uma coisa grande. Contratamos produtor de som, que colocou aparelhagem no mesmo nível que ele usa nas apresentações dele. Ele ficou muito satisfeito e feliz. Havia mais de 600 pessoas cantando e dançando juntamente com ele."

Olho Nu: Todas as pessoas que entraram para assistir ao show ficaram nuas ?

João: "Essa foi a única exigência dele. E já é norma da praia, agora transformada em lei, que somente se pode entrar sem roupas. Ele e todas as pessoas em volta dele que dançavam no palco ou na areia, estavam inteiramente nuas. Nós fomos ainda mais rigorosos na ocasião.

foto: Jacques LeMaire

Tamababa conta com uma lei municipal que determina que na praia somente sem roupas.

Não houve muita divulgação antecipada porque não sabíamos como seria a reação do público em geral, dos fãs dele, se isso poderia afetar ou não sua imagem. Colocamos apenas uma faixa divulgando o dia e horário na entrada da praia. O que funcionou foi a propaganda boca a boca. Suficiente para atrair centenas de pessoas."

Olho Nu: Hoje, neste Congresso, ficou ratificado que todas as áreas naturista afiliadas à federação brasileira terão que aceitar, sem nenhum tipo de questionamento, o ingresso de pessoas portadoras do Passaporte Naturista, estejam elas sozinhas ou não. Tambaba sempre teve a fama de ser uma das mais rigorosas e intolerantes para aceitação de homens desacompanhados de mulheres. Como será isso daqui por diante?

João: "A SONATA se afiliou à Federação no ano passado. Durante as várias discussões e debates havidos aqui, percebi que muitos problemas enfrentados por áreas naturistas brasileiras, Tambaba já enfrentou e superou. Sem querer parecer arrogante, os problemas surgidos forma enfrentados sozinhos sem pedir ajuda a ninguém, mesmo porque não havia ninguém para se pedir ajuda.

Mas enquanto a SONATA afiliada à federação, ela vai acatar e cumprir rigorosamente as decisões acertadas aqui. Portanto aquela pessoa, desacompanhada de companhia do sexo oposto, mas portadora do Passaporte Naturista terá livre acesso. Mas mesmo hoje aquela pessoa que já é reconhecidamente naturista ou que já possua uma carteirinha de outra área naturista, a gente já permite a livre entrada.

O que a gente não pode é liberar a praia para qualquer pessoa,não reconhecidamente naturista, porque os problemas das outras áreas, como disse anteriormente, por quase todos já passamos, não podem voltar a ser novamente problema na praia de Tambaba. Nós já superamos isso. Seria um  retrocesso. Mas com o passaporte naturista isso seria resolvido."

Olho Nu: Sua gestão termina quando ?

foto: Jacques LeMaire

Vista da praia de Tambaba

João: "Minha gestão termina em 2006, no dia 26 de abril, quando então haverão novas eleições. Terei passado três anos à frente da associação, tempo que acho suficiente para colocar em prática soluções para muitos problemas antigos e novos. Minhas limitações são grandes, mas o que tinha como projetos para a praia os terei concluído até 2006, eu acredito. Deve haver pessoas novas com projetos novos, pois na minha visão eu já terei completado o meu ciclo.

Convido a todos para estarem presentes no Congresso a ser realizado em outubro. Dia 12 é feriado nacional, uma quarta-feira, e a gente quer crer que se possa fazer um feriado prolongado aproveitando a quinta e a sexta-feira, conseguindo dois dias de licença. A nossa expectativa é que compareçam muitas pessoas para ver de perto a realização de nosso trabalho e conheçam aquela maravilha que é Tambaba."

*pedroribeiro@jornalolhonu.com  

 Maiores informações sobre a praia de Tambaba no seu site: www.tambaba.com.br 


Olho nu - Copyright© 2000 / 2005
Todos os direitos reservados.