') popwin.document.close() }
Jornal Olho nu - edição N°54 - março de 2005
Editorial | Cartas dos Leitores | NATClassificados | NATNotícias | Nu em Notícia | De olho na mídia | NATCuriosidades | NATLuta | NATNovidades
NATEntrevista 1 | NATEntrevista 2 | NATEntrevista 3 | NATEntrevista 4 | NATExperiência | NATVariedades | NATHumor | NATFotos

Jornal Olho nu - edição N°54 - março de 2005 - Ano V

Republicação e atualização das notícias apresentadas na seção Últimas Notícias de 4 de fevereiro a 3 de março de 2005

Passeio bicho-grilo termina com todos nus

 

Comunidade hippie mostra seu modo de vida a turistas que mergulham na argila e são rebatizados. Na Paraíba. O clima é meio "bicho-grilo" e não tem nada a ver com praia, embora o tradicional banho não fique de fora. Só que, em vez da água, entra o banho de argila branca e, no lugar do mar, entram piscinas de água límpida.

A visita à fazenda Aldeia Flor D'Água, onde vivem 16 famílias, na vila Gurugy (um antigo quilombo), a 4 km da praia de Jacumã, é uma atração inusitada.

O ponto de partida é a oca erguida pelo paraense Julio Lisboa de Magalhães, o Julíndio, morador do local e guia da "aldeia". A matéria foi publicada hoje na Folha de São Paulo, no caderno de Turismo. Para ter acesso ao site é necessário ser assinante UOL ou assinante da FOLHA.

 

A continuidade da matéria também fala sobre a praia de Tambaba.
Leia nos links

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/turismo/fx2402200510.htm e

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/turismo/fx2402200509.htm 

 

(enviada em 24/02/05 por J. Henrique)


Domingo com naturismo na TV

 

No domingo, 20 de fevereiro, o Fantástico, programa da Rede Globo de Televisão, apresentou matéria sobre naturismo na Colina do Sol, enfocando principalmente o ex-padre Octávio Stefens. OLHO NU, também de OLHO NA MÍDIA já enfocou a matéria apresentada no programa Domingão do Faustão em junho de 2003 (clique aqui para ler). 

 


apresentadora em tom jocoso no programa "Jogo da vida".

Além dessa matéria, foi ao ar, também neste domingo, outra matéria, agora sobre a o carnaval da Praia do Pinho, no programa JOGO DA VIDA da Rede Bandeirantes, que vai ao ar a partir das 15:30.

 

O Fantástico vai ao ar a partir das 20:30 e reprisa na GLOBO NEWS a partir da meia-noite e cinco minutos, de domingo para segunda.

 

(enviada em 19/02/05 por Maria Luzia Almeida)

 

Complementação da notícia: De modo geral a reportagem do Fantástico foi muito bem recebida pelos naturistas, por causa de seu enfoque sério e simpático. O mesmo não se pode dizer do matéria veiculada pela BAND, muito rejeitada pelos adeptos de nossa filosofia. Em vez de focar o carnaval da praia do Pinho, a reportagem procurou um tema esdrúxulo: uma suposta Eva procura por seu Adão. (Todas as fotos foram capturadas digitalmente das imagens das emissoras)


 

Argentinos mudam face sócio cultural conservadora aderindo ao nudismo

 

Foto: Janaína Figueiredo (O GLOBO)

O Clube de nudismo em Belgrano: argentinos vêm cada vez mais abraçando comportamentos liberais

Buenos Aires: Uma vez por mês cerca de 200 pessoas se reúnem na pousada Aprea, no charmoso bairro de Belgrano, em Buenos Aires, para  participar de uma jornada nudista. Nudismo e ainda por cima na  Argentina? Sim, muitas coisas mudaram nos últimos tempos no país de  Gardel, Borges e Evita. Apesar da resistência de setores que tentam impedir a chegada de novas tendências sociais e culturais, os  argentinos estão mais soltos e encaram as mudanças com surpreendente  naturalidade.

 

Quando um turista holandês me propôs incluir o nudismo em nosso  projeto turístico pensei: por que não? Imaginei que a idéia seria  aceita por muitos. Mas a resposta dos argentinos superou minhas  expectativas — contou o dono da pousada nudista, Sergio Aprea.

 

Segundo ele, a maioria dos argentinos que participa das jornadas  nudistas tem em torno de 35 anos. São homens e mulheres profissionais, que estavam buscando um  espaço como este e não o encontravam. Acho que ajudamos a despertar  um lado dos argentinos que estava adormecido — disse Sergio. De fato, outros espaços como a pousada Aprea ainda não se  incorporaram à paisagem da capital argentina, mas a tendência chegou  para ficar e promete crescer rapidamente, embora existam fortes  opositores.

 

 fonte: www.oglobo.com.br/mundo 

 

(enviado em 13/02/05 por Márcio Hudson)


TV Terra apresenta matérias sobre naturismo

 

O portal Terra, em sua seção TV Terra, apresenta dois vídeos curtos com entrevistas com naturistas brasileiros. Gravados em São Paulo, capital, logo após o Congrenat realizado no Mirante do Paraíso, na residência do vice-presidente da Federação Brasileira de Naturismo, Waldemar Motta. Veja as matérias clicando no link abaixo

http://tv.terra.com.br/jornaldoterra/interna/0,,OI50792-EI1038,00.html 

 

(enviado em 13/02/05 por Cláudio Guerra)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2005
Todos os direitos reservados.