') popwin.document.close() }
Jornal Olho nu - edição N°54 - março de 2005
Editorial | Cartas dos Leitores | NATClassificados | NATNotícias | Nu em Notícia | De olho na mídia | NATCuriosidades | NATLuta | NATNovidades
NATEntrevista 1 | NATEntrevista 2 | NATEntrevista 3 | NATEntrevista 4 | NATExperiência | NATVariedades | NATHumor | NATFotos

Jornal Olho nu - edição N°54 - março de 2005 - Ano V

Republicação das mensagens apresentadas na seção Cartas Enviadas de 4 de fevereiro a 3 de março de 2005

Cartas para esta seção: cartas@jornalolhonu.com  

Agradecimentos e considerações

Gostaria de agradecer ao meu xará, Cláudio Neves do Natuserra, por ter citado os "Homens Solteiros Naturistas", grupo do Yahoo, onde sou o moderador, em sua carta desabafo intitulada "Desabafo naturista".

Gostaria também de tecer os parabéns a organização do MIRANTE PARAÍSO, pelo maravilhoso exemplo de abrir as portas para os gays, que pelo visto ainda são objeto de muita discriminação, descrença e desconfiança. O fato só vem provar que um grupo que por si só já é uma minoria, não pode, ou melhor, não poderia discriminar outros na mesma situação perante a sociedade.

Se a união faz a força, que o exemplo do MIRANTE PARAÍSO seja devidamente seguido por todos os locais semelhantes e destinados a prática do naturismo em ambiente particular onde na maioria das vezes as normas são bem menos flexíveis.

 

Cláudio Lacerda Guerra

Rio de Janeiro - RJ

museolog2001@ig.com.br 

(enviada em 28/02/05)


Novo sítio em Guaratiba ?

Olá, tudo bom?, gostaria de saber se vocês conhecem ou já ouviram falar do lugar naturista aqui no Rio (novo), chamado Ilha de Guaratiba, em caso positivo, me enviem o endereço, ou a localização, site, ou qualquer outra informação que me leve a este lugar, só sei que fica em Guaratiba, e não é o Solar de Guaratiba. 

Obrigado 

Luiz Ignacio.

Rio de Janeiro - RJ

ruadorussel434@hotmail.com

(enviada em 23/02/05)


Resposta ao desabafo Naturista do Cláudio (enviado em 25/01/05)

Prezado Cláudio.

O seu desabafo é compreensível e faz coro com milhares de outros homens que se sentem segregados do Naturismo. Essa segregação é realmente muito desagradável mas, infelizmente, necessária, para manter a tranqüilidade dos freqüentadores, ou melhor, das mulheres, sejam elas solteiras, esposas, namoradas ou simplesmente acompanhantes.

Quem freqüenta com assiduidade uma área naturista sabe que o quantitativo do universo masculino é infinitamente superior ao feminino, o que acabaria gerando constrangimentos para as mulheres. Imagine sua esposa, ou filha, num clube ou praia onde estejam presentes 90 homens e 10 mulheres? Será mais ou menos essa relação, ou até menor, se houver a liberação geral e irrestrita.  E não são apenas nas praias e clubes naturistas que encontramos os swingers, voyeurs, hedonistas, etc., eles estão em todos os lugares de nossa sociedade.

Algumas praias naturistas, inclusive a Barra Seca, que ajudei a fundar, já experimentaram liberar a entrada de homens desacompanhados. E posso lhe garantir que a resposta não foi a das mais agradáveis. Muitos homens chegam a constranger explicitamente as mulheres presentes. E eles geralmente chegam "em bandos", porque assim é muito mais fácil "aprontar todas". 

Você nos compara com as áreas européias onde a liberdade não é tolhida. Realmente, ainda existe distinção na maioria das áreas brasileiras sustentado na explicação acima, mas que poderá ir mudando, aos poucos, com a evolução do Naturismo no Brasil. Precisamos lembrar que na Europa o Naturismo já é centenário.

Bem pertinho de você a ANA mantém em funcionando a Praia de Abricó, bem nos moldes do que você deseja. Visite-a, participe, ajude e associe-se.  Provavelmente lá você descobrirá freqüentadores que moram na região serrana e que poderão se juntar a você num novo projeto naturista. Acredito que se faz necessário você participar integralmente do Naturismo para, posteriormente, adquirir credibilidade para reunir grupos naturistas, principalmente, porque sua esposa e filhos não participam.

Boa sorte.

Abraços.

Maria Luzia de Almeida

Vitória - ES

marialuziaegilson@terra.com.br 

(enviada em 24/02/05)


Matéria sem graça

- Amigo Pedro

     Que matéria mais sem graça esta apresentada no programa da Márcia (JOGO DA VIDA da Rede Bandeirantes) neste domingo 20 Fev 2005, gravada na Praia do Pinho, onde a apresentadora de nome Sol, naquele momento auto batizada por  Eva, notando-se claramente que a todo instante a mesma estava a fim de se promover através da mídia.  De início o seu cabelo que aparentava ser normal, de repente já cresceu, como se fosse uma vestimenta, querendo esconder sua nudez, dando seus pulinhos prá lá e pra cá e soltando seus gritinhos, ficando as pessoas por ela entrevistada sem saber o que responder, quando enfocava a todo momento a necessidade de encontrar o “seu Adão”,  passando aos menos esclarecidos que aqueles que vão a praia de naturismo,  encontrarão  por lá seu parceiro ideal.

     No momento em que o projeto de Lei do deputado federal Fernando Gabeira sobre prática do naturismo no Brasil está para ser votado no Plenário do Senado Federal, matérias  como essas não engrandecem e nem ajudam em nada o naturismo brasileiro, sem dar a entender ao público a que destino queria a apresentadora chegar.

     Cabe aos responsáveis por espaços naturistas mais atenção na hora de permitir tais matérias em  áreas de sua atuação.

     Abraços naturistas a todos. 

Luiz - 

Recife - PE

luizrosarecife@uol.com.br

(enviada em 21/02/05)


Luz del Fuego

Amigo Pedro,

Que pena que a Luz del Fuego não está pessoalmente entre nós para nos enriquecer com sua alma puramente naturista! Teríamos muito a aprender.

Que pena que ela não está presente para acompanhar a evolução do seu pioneirismo em nosso país!

Felizmente, todos os anos o jornal Olho Nu lhe rende as merecidas e justas homenagens, nunca esquecendo da data de seu nascimento, 21.02, data esta que se transformou no Dia Nacional do Naturismo.

Particularmente, também fiz uma pequena homenagem a minha conterrânea, pois somos filhas de Cachoeiro de Itapemirim, e coloquei o nome "Le Luz" à minha pequena confecção de bolsas artesanais, que começou a funcionar há poucos meses. Coincidentemente meu nome também começa com Luz, o que muito me orgulha. Costumo brincar dizendo que "estava escrito". Talvez nem seja uma brincadeira do destino...

Beijos

Maria Luzia

Vitória -ES

marialuziaegilson@terra.com.br 

(enviada em 20/02/05)


Sugestão de locais para praias de nudismo em São Paulo

Já enviei um e-mail sugerindo o local aqui para São Paulo: Jardim São Lourenço ou Guaratuba, ambos município de Bertioga.

Carlos Renato Mertens

São Paulo - SP

(enviada em 18/02/05)


Que bom que encontrei de novo o OLHO NU

Eu recebia informações , mas de um tempo para cá não recebi mais achei que o site tinha fechado que bom , encontrei sem querer .

Eu , minha esposa, filho, praticamos naturismo há muito tempo mas só que em casa ou na chácara, que já deu alguns sustos (amor corre para por o shorts ou pega a toalha rapidinho, pois o Rodrigo deixou o portão aberto (nosso filho), pois no nosso círculo de amizade, aparentemente não temos outros naturistas.

Ficamos (Eu e a Márcia minha esposa ) vendo as fotos e criando coragem para irmos a um clube ou a uma praia , mas já notamos que esta data já esta muito próxima .

Parabéns pelo site , continuem assim pois ganhamos muito com isso.

José Waldomiro

São Paulo - SP

(enviada em 17/02/05)


Amigos e amigas naturistas, tremei!

O novo presidente da Câmara dos Deputados, deputado Severino Cavalcanti é um conservador  que já demonstrou contrário ao aborto, à união de pessoas do mesmo sexo e, com certeza, criará dificuldades à aprovação da Lei Gabeira que trata da legalização de áreas específicas á prática do naturismo em nosso País. Agora, mais do que nunca, é necessário pressionar nossos deputados federais para aprovarem a lei, livrando a todos os naturistas das garras dos conservadores que tanto atraso fazem ao nosso País.

 

José Figueiredo.

Gov. Valadares - MG

figueira46@uol.com.br 

(enviada em 16/02/05)


Locais em Pernambuco

Sou freqüentador assíduo da praia de tambaba, na cidade do Conde/PB, onde, com minha família, costumamos passar final de semana, o lugar é maravilhoso!
Gostaria de saber dos companheiros naturistas, quando teremos praias destinadas a naturistas ou mesmo, locais destinados a naturistas no Estado de Pernambuco e se já existir algum, gostaria de saber. atenciosamente.

Alfredo Cardoso Lacerda

Olinda - PE

ac.lacerda@bol.com.br

(enviada em 15/02/05)


Comentários sobre a matéria da Folha de São Paulo

LIVRES, LEVES E SOLTOS

Muito boa a reportagem! Dei boas risadas também! Maria Aparecida Nunes, 57, aposentada, Nova Friburgo (RJ)

Continuem sempre fazendo matérias interessantíssimas, mesmo que polêmicas. André Bonifacio Dicena, 27, estudante

Essas pessoas que querem tanto estar com a natureza abrem mão de computador, celular, telefone, avião e demais avanços tecnológicos ou apenas esperam ter uma felicidade passageira em que precisam mostrar que fazem algo diferente? Por que Deus daria sabedoria ao homem para inventar o tecido de algodão e a lycra se realmente não fizesse diferença para o nosso corpo? Não se tampa partes íntimas por preconceito e, sim, por higiene. Deus, o criador de todas as coisas, é perfeito e nos deu sabedoria para avançar e não para retroceder ao tempo, quando todos andavam nus, sem pecado. Ocleres Harkot, 39, bacharel em direito

Naturismo deixou de ser novidade, todos os veículos de comunicação já fizeram algum tipo de reportagem ou incursão a esse universo e sempre trazendo as mesmas informações. João Marcos Fernandes, cirurgião-dentista

Doni Sacramento

donisacramento@interair.com.br 

(enviada em 14/02/05)


Bruno Carlos ou Brun Carl ?

Prezados Senhores:

Lendo a seção CLASSIFICADOS da última edição do Olho Nú, notei algo estranho: há duas correspondências, uma de Bruno Carlos, outra de Brun Carl, casualmente
os dois dizem terem sido transferidos para Brasília, e por não poderem praticar
o naturismo, pedem fotos.

Achei BEM ESTRANHO, e sugiro a vocês publicarem também matérias sobre o
código de ética do naturismo, bem como a sinceridade, lealdade e honestidade
que deve prevalecer (pelo menos na Colina do Sol é assim), para que sejam
evitadas publicações deste tipo, onde nitidamente pessoas tentam se aproveitar
desta ideologia de vida para obterem fotos, etc.

Atenciosamente,

Gato

gato39@zipmail.com.br

(enviada em 10/02/05) 


Parabenização

Gostaria de parabenizar toda a equipe deste jornal pela seriedade do trabalho realizado, e em particular o meu amigo Pedro Ribeiro, pelo amigo que sempre se faz presente em todos os eventos, Que DEUS os proteja.

Fabio Francisco dos Santos

Uberlândia - MG

naturista@pop.com.br

(enviada em 7 de fevereiro de 2005)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2005
Todos os direitos reservados.