Editorial Cartas dos leitores NATPolêmica NATURISTeen NATTurismo
NATpersonagem NATCuriosidades NATLuta NATVariedades FBrN

     O padre Octávio, residente da Colina da Sol, é uma personalidade muito interessante. Naturista convicto, abandonou o sacerdócio para casar e fez uma grande revolução em sua vida. Sua história foi contada no programa "Domingão do Faustão" da Rede Globo de Televisão, no último dia 22 de junho, ao vivo, onde o naturismo apareceu como pano de fundo, de maneira natural e sem qualquer tipo de comentário maldoso. OLHO NU acompanhou o programa e conta tudinho do que aconteceu.

 A PROVAÇÃO DO PADRE

Entrevista concedida no programa "Domingão do Faustão"

resumido por Pedro Ribeiro*

fotos digitalizadas a partir das imagens do programa.

     Tendo como ponto de partida uma situação desenvolvida na novela "Mulheres Apaixonadas" da autoria do dramaturgo Manoel Carlos, onde uma mulher chamada Estela apaixona-se pelo padre Pedro, que já começa a questionar sua fé por causa do desejo carnal que está brotando dentro de si, a produção do programa convidou alguns ex-padres, que largaram o sacerdócio por motivos, semelhantes para darem algum depoimento no ar.

     O terceiro caso a ser apresentado foi o do padre Octávio Stefens, que compareceu ao programa juntamente com sua esposa Zenir. "Casados há 30 anos, é gaúcho de 73 anos, tem dois filhos e dois netos. Estudou filosofia e teologia. É professor aposentado e pratica o Naturismo". Foi assim que Faustão os introduziu no palco.

     Dona Zenir conta que conheceu Octávio quando eles trabalhavam num evento de Pastoral, na cidade de Torres, no Rio Grande do Sul. 

     O padre contou que ao se apaixonar, sentiu vontade de trair o maior dogma da Igreja Católica em relação aos padres: o celibato. Sofreu de depressão ficando totalmente esmagado. Sentiu que nada mais lhe sobrou: não acreditava em si mesmo e achava que era o ente mais rebaixado que qualquer outro. Perdeu a fé em Deus e em todos os valores. Ele não queria - confessa - mas tudo se esborrachou.

     Passou a viver em Pelotas, durante cinco anos, numa espécie de exílio voluntário. Achava que sua vida não fazia sentido algum, chegando até em pensar em pedir uma castração, para que deixasse de ter tais pensamentos.   

     Antes desse episódio que abalou suas estruturas de vida, o padre Octávio trabalhou com Dom Aloísio Lorscheider. Foi candidato a vereador e fez militação forte na política de esquerda, durante a época da ditadura militar.

     Com o passar do tempo, padre Otávio conseguiu superar a depressão e decidiu, então, largar a batina e o sacerdócio, para desposar dona Zenir.

     Hoje em dia os dois moram na Colina do Sol, juntamente com seus filhos. Conta que lá o bom e ficar como a existência nos fez. "Nessas áreas se a pessoa é honesta, acontecem coisas semelhantes ao banho, como quando a gente está bem precisando de um. O Naturismo lava a gente por dentro. A gente purifica e quem não alcança isso, não fica muito tempo neste meio."

     Padre Octávio conheceu a Colina do Sol através de um amigo, Ricardo, que freqüentava o local juntamente com a namorada. Ficou entusiasmado e ansioso para ir até lá, pois se sentia totalmente vazio das velhas coisas e aberto para as novidades da vida, aos 68 anos de idade. "E o Naturismo realmente caiu muito bem em minha vida!" - exalta. Acabou indo pela primeira vez sem o casalIara e Marcelito dirigem uma das lojas da Colina. de amigos e sozinho de ônibus, descendo na estrada e caminhando cerca de 8 quilômetros a pé, pois achava que estava demorando demais para acontecer. Na segunda vez, voltou com a mulher Zenir alugando uma barraca de camping para passar uns dias. Os dois se apaixonaram pelo lugar e resolveram ir morar lá em definitivo. Primeiro levaram o filho mais novo, Zumbi, depois a filha casada, Iara, também resolveu, juntamente com seu marido, residir em definitivo no que eles chamam de paraíso.

     Nota da Redação: Quem quiser saber muito mais da história do padre Octávio pode comprar a edição número 24 da revista NATURIS, onde há uma boa reportagem sobre ele. Os pedidos podem ser feitos pelo site da NATURIS.

*Editor do jornal OLHO NU

natpedro@globo.com

ir para o caderno

Editorial e índicecartas dos leitores e natclassificadosNATPolêmica - "Naturismo infantil: devemos nos envergonhar?"por Chris Benjamin NatalNATURISTeen - "Nos acampamentos de nudismo jovens brincam sem inibições" por Kate ZernikeNATTurismo - "Uma viagem naturista" por Jacques Lemairevocê já está no caderno 6NATCuriosidades - "loja de CDs na Austrália promove o 'dia do nu'"; "Foto de naturista vence concurso" e "Nudez como protesto" e NATNovidades - "Friozinho no Recanto"NATLuta - "AGAL presta contas de suas atividades e pede ajuda" pela diretoria da AGALNATVariedades - "Conjunto de Rock canta música sobre praia nudista" ; NATHumor e Frase do MêsFBrN - "Notícias daa FBrN" por José Mariano da Silva Jr.

Olho nu - Copyright© 2000/2003
Todos os direitos reservados.