') popwin.document.close() }
Jornal Olho nu - edição N°39 - dezembro de 2003
http://www.jornalolhonu.com
Editorial | NATNotícias | Nu em Notícia | NATLuta | NATOpinião | NATCuriosidade | NATPersonagem
NATEntrevista | NATNovidades | NATEspecial | NATReflexão | NATVariedades | NATFotos

Jornal Olho nu - edição N°45 - junho de 2004

Grupo de estudos avançados sobre naturismo é criado na Internet

InterNat - Núcleo Latino-Americano de Pesquisas Interdisciplinares em Naturismo e Comunicação.

por Chris Benjamin Natal*

O InterNat é um grupo de pesquisadores acadêmicos interessados na produção de estudos técnicos no tema naturismo e em suas ramificações ilimitadas com diversos tipos de pesquisa científica, com especial atenção às ciências humanas, e dentro destas, a comunicação social. 

O núcleo, coordenado por Chris Benjamim Natal, comunicador escritor e professor, é uma sociedade sem fins lucrativos constituída como organização não-governamental, se destina a produzir, junto a seus pesquisadores filiados, material destinado à confecção de teses, dissertações, monografias, artigos, livros e publicações em geral, além de divulgar a pesquisa científica voltada ao naturismo no Brasil e demais países da América Latina. 

Por ser sediado fisicamente em São Paulo, Brasil, seus textos de abertura e regulamentação, por exemplo, são em língua portuguesa, porém as mensagens, estudos e reflexões também serão aceitas em espanhol, notadamente, e em caso de interesse acadêmico-científico, em outras línguas. 

Sua existência se deve ao fato de que o tema naturismo ainda não foi objeto de estudos mais ostensivos ou academicamente guiados na América Latina, não havendo de fato, em todo o mundo, núcleo similar de pesquisas, carecendo as mesmas, portanto, de um ponto de referência científica. Além disso, grande parte dos participantes e curiosos com o naturismo se mostram interessados e potencialmente capazes de desenvolver o tema com análise que vá além da simples observação empírica.

A constituição do grupo é feita de forma interdisciplinar pelo simples motivo de que o Naturismo pode ser estudado por óticas diferentes da investigação científica. Pesquisadores das mais diversas áreas se mostram interessados na discussão, em ramos como a comunicologia, as ciências da saúde, sociologia, antropologia, turismologia, pedagogia, e muitos outros. O Internat pretende ser o local de encontro de quem quer informações sobre o naturismo provenientes das mais diferentes óticas. 

foto: Jorge Barreto

Praia da reserva - RJ

A associação ao Internat é aberta a todos que desejem produzir trabalhos como os relacionados acima, ou consultar os bancos de textos para leitura, resenha, citação, bibliografias. A consulta é livre, porém a troca de mensagens é restrita aos associados. A associação é aberta aos interessados, mas é vedado o anonimato: todos devem se identificar com nome, endereço e telefone junto à coordenação. Todos os novos sócios deverão se apresentar aos já inscritos.

O envio de mensagens é moderado, pois o grupo, por seu caráter acadêmico e destinação específica, não permite a entrada de mensagens de qualquer caráter que não a reflexão e o estudo do naturismo e temas correlatos/assemelhados/afins. Assim, serão excluídas, por exemplo, mensagens de parabenização, correntes, assuntos fora do tópico, ataques, pedidos, etc. Devido a este fator, as mensagens podem levar alguns dias para serem distribuídas, mas geralmente o serão todos os dias úteis. 

O grupo aceita contribuições que podem ser acrescentadas pelos sócios diretamente na área correspondente, podendo ser textos, links, ilustrações, etc, contanto que respeitando a mesma regulamentação das mensagens. O grupo não aceita anexos. Estes devem ser inclusos diretamente nos bancos de dados do site inicial, que é o http://groups.yahoo.com/group/internat

-A coordenação excluirá todos aqueles cuja presença tenha se mostrado inconveniente, ou que sejam reconhecidamente pessoas cujos objetivos principais de filiação não sejam o estudo e a reflexão acerca dos temas. 

Todas as pessoas que sentirem-se aptas a desenvolver uma pesquisa científica em qualquer uma das áreas do conhecimento humano, devem abraçar ao tema, como uma monografia tradicional. Isso também pode ser feito em grupos. Duas pessoas, por exemplo, poderiam formar um. Daí, todos os integrantes que estiverem tratando de seus assuntos darão ao grupo conhecimento de seus trabalhos, para que não haja redundância, e a totalidade do grupo os ajudará a realizá-los. 

Se os trabalhos tiverem seus tamanhos reduzidos, serão compilados em coletâneas, talvez a médio prazo a serem divididas por áreas, o que não os impede de serem publicados anteriormente, em periódicos naturistas ou não, em sites, etc. Os de maior monta serão formatados como livros. 

Todos passarão, é claro, por orientação, que pode ser feita por mim ou os outros colegas que também são professores universitários com especialização em metodologia da pesquisa científica. Não se preocupem, é mais preocupante para quem orienta, escrever não é difícil como se pensa. As orientações, via de regra, ocorrerão no ambiente do grupo virtual, para que todos os participantes tenham a oportunidade de enriquecer seu campo de referências acerca do tema e sua experiência em pesquisa. Ao término, todas as obras deverão ser publicadas ou reservadas para compilação e posterior publicação, que pode ser de três formas: 

1 - através de impressão por editora, como tradicionalmente; 

2 - através de impressão patrocinada, quer seja ela por terceiros, pelos próprios autores ou por ambos, em qualquer proporção; e 

3 - on-line, no formato e-book. 

Não se trata, portanto, de um grupo tradicional de discussão, e sim um grupo de discussão que engloba afiliados de um Núcleo de Pesquisas, destinado à ajuda mútua para realizá-las. Assim, cada pessoa que desejar participar mais ativamente, deve fazê-lo através do desenvolver de um tema. O mais indicado, por motivos de praticidade pessoal, é que se abrace motivos que têm a ver com as áreas de atuação profissional e/ou estudo. Por exemplo: 

- turismólogos, hoteleiros, administradores, economistas e gestores de políticas públicas poderiam desenvolver o tema do potencial turístico/econômico;

- médicos, psicólogos e terapeutas poderiam desenvolver o tema da prática do naturismo para o desenvolvimento da saúde física e psíquica;

- pedagogos, psicólogos, sociólogos, antropólogos, poderiam desenvolver o tema da criação infanto/juvenil em ambientes naturistas; E muito mais. Só de desenvolver estes tópicos, muitos outros ocorrem. 

Não seria, no entanto, obrigatório que um dos pesquisadores pertencesse à área específica, mas a este pesquisador mais corajoso, que adotar como seu um tema de área diversa, deve saber que terá pela frente um importante serviço de consultar especialistas e devorar bibliografia. 

Não é, no entanto, obrigatório aos participantes desenvolver um tema; também é facultada a presença como colaborador, podendo auxiliar as investigações em progresso, até mesmo se tornarem co-autores.

É um desafio deveras instigante. 

*cbenjamim@prof.ung.br  


Olho nu - Copyright© 2000 / 2004
Todos os direitos reservados.