') popwin.document.close() }
Jornal Olho nu - edição N°39 - dezembro de 2003
http://www.jornalolhonu.com
Editorial | NATNotícias | Nu em Notícia | NATLuta | NATOpinião | NATCuriosidade | NATPersonagem
NATEntrevista | NATNovidades | NATEspecial | NATReflexão | NATVariedades | NATFotos

Jornal Olho nu - edição N°45 - junho de 2004

Esboços do Nu Naturista no Modernismo Brasileiro

por B. Dean Willis*

A imagem do corpo nu aparece bastante freqüentemente na literatura universal, usualmente na literatura erótica. Porém o nu literário às vezes retrata-se num contexto natural, favorável aos objetivos da filosofia naturista. O seguinte são idéias referentes a alguns exemplos do nu naturista num contexto especificamente brasileiro: o modernismo. Eis o "erro de português" de Oswald de Andrade:

Quando o português chegou
Debaixo duma bruta chuva
Vestiu o índio
Que pena!
Fosse uma manhã de sol
O índio tinha despido
O português

Oswald de Andrade

Já no começo do modernismo, no esforço de revalorizar a autêntica cultura brasileira, Oswald apontou para o aspecto positivo do nu, porém um nu potencial, não realizado no desigual intercâmbio das tradições. Nestes versos o clima parece ser o único fator decisivo na luta da roupa, mas como sabemos, na realidade a religião e os costumes europeus foram as causas da abolição da prática indígena de andar despido. Em mais um poema, "as meninas da gare," Oswald volta a este momento inicial de contato entre culturas para desenvolver o efeito da nudez natural dos indígenas sobre os europeus. Os versos questionam jocosamente o preconceito importado da vergonha:

Eram três ou quatro moças bem moças e bem gentis
Com cabelos mui pretos pelas espáduas
E suas vergonhas tão altas e tão saradinhas
Que de nós as muito bem olharmos
Não tínhamos nenhuma vergonha

As "vergonhas" expostas aqui curiosamente negam, dentro dos mesmos versos, a possibilidade da "vergonha" católica na que foram criados os colonizadores. Desajeitavelmente não foi possível a inteira erradicação deste conceito do pecado original, mesmo que alguns poucos europeus adotaram o estilo naturista dos povos autóctones. Tanto na poesia quanto nos manifestos "Pau-Brasil" e "Antropofagia" de Oswald, a nudez forma parte da cosmovisão indígena revalorizada pelos autores e artistas do movimento modernista.

A Negra e Abaporu (abaixo), duas obras de Tarsila do Amaral, são exemplos da importância dada pelos modernistas à nudez natural

Mário de Andrade também utiliza o nu naturista para afirmar o caráter pluricultural do povo brasileiro. Na sua rapsódia Macunaíma, o protagonista (que quase não fala) e os dois irmãos dele saem do banho que tomaram na marca do pezão de São Tomé, transformados nos fenótipos característicos do país: branco, vermelho e negro: "E estava lindíssimo na Sol da lapa os três manos um louro um vermelho outro negro, de pé bem erguidos e nus. Todos os seres do mato espiavam assombrados." Altamente representativa da origem natural do país, a fauna indígena aparece numa lista que faz Mário de nomes e variedades das espécies e dos ruídos que faz cada uma. Os animais "assombrados" começam fazer barulho até que Macunaíma "botou as mãos nas ancas e gritou pra natureza: ─Nunca viu não! Então os seres naturais debandaram vivendo e os três manos seguiram caminho outra vez." Somente depois deste batismo (que é também metamorfose e renascimento) acompanhado pelos irmãos nus, fenotipicamente diversos, e pela "fala" natural dos animais do mato, Macunaíma vai começar falar com verdadeiro sotaque e vocabulário brasileiros. Nesta cena, e também na exagerada cerimônia macumbeira num capítulo posterior, a nudez é condição imprescindível para a aproximação à essência puramente brasileira.

De maneira semelhante, as famosas imagens da Tarsila do Amaral, como A Negra e Abaporu, realçam a importância que deram os modernistas ao nu como expressão autêntica. Nestas imagens o corpo é muitas vezes exagerada, favorecendo certa parte deformada, num intento de estender, de esse jeito emblemático, os limites da representação corpórea do país. O corpo nu foi para os modernistas um conceito atávico, ideal para encarnar a liberdade artística da criação duma nova e orgulhosa identidade nacional.

*B. Dean Willis
professor de letras

bdean_willis@hotmail.com


Olho nu - Copyright© 2000 / 2004
Todos os direitos reservados.