') popwin.document.close() }
Jornal Olho nu - edição N°39 - dezembro de 2003
http://www.jornalolhonu.com
Editorial | NATNotícias | Nu em Notícia | NATLuta | NATOpinião | NATCuriosidade | NATPersonagem
NATEntrevista | NATNovidades | NATEspecial | NATReflexão | NATVariedades | NATFotos

Jornal Olho nu - edição N°45 - junho de 2004

SP e Rio têm primeiros encontros dos Naturistas Cristãos

por Chris Benjamim Natal*

Louvação ao Templo Sagrado

No penúltimo final de semana de 2003 o Rincão Naturista (Guaratinguetá, SP) foi sede do primeiro encontro dos Naturistas Cristãos do Brasil. Eclético, o grupo não barra integrantes: solteiros e casados, evangélicos e católicos. Os únicos critérios são o cristianismo e a nudez social. O próximo encontro já está agendado para ocorrer no feriado de corpus christi (data de simbolismo óbvio), na capital carioca (ver serviço, ao término da matéria).

Com membros de pelo menos três diferentes regiões do Brasil, o grupo, que provavelmente é a agremiação mais interessante e inovadora no naturismo brasileiro nos últimos anos, também se encontrou pela primeira vez. Na ocasião, tomaram banho de sol au naturel com eventuais fugas de uma fraca porém intermitente chuva, fizeram trilha para as cachoeiras do clube, jogaram sinuca e pingue-pongue, concederam entrevistas para um documentário e debateram muito. Os temas? O livro sagrado e os valores do movimento, que congrega dois grupos que, prioritariamente, parecem ser antagônicos. 

Naturistas de uma forma geral não costumam discutir a doutrina de Luz Del Fuego com seus colegas “crentes”, e o mesmo pode ser dito ao reverso, de forma que, extra-oficialmente, os pelados brasileiros podem dar a impressão de ser todos agnósticos, ou pertencentes a religiões minoritárias. Como, então, este simpático grupo de pessoas consegue congregar ambas as tendências com perfeição?

Parte do grupo discutindo a Bíblia durante o primeiro Encontro, no Rincão.

Não é com facilidade, isso é certo. Associar nudismo com cristandade não é novidade na Europa Mediterrânea, Austrália ou Estados Unidos (veja links no final da reportagem). Mas no Brasil, a discussão ainda engatinha.

Os fundadores do grupo são Estevão Prestes e Andréia Baia que, me repetindo descaradamente, quebram sem dó o estereótipo preconceituoso do que seria um casal de crentes, por seu aspecto físico e espiritual, o que aparenta ser ainda mais positivo, unificador. Ambos possuem tatuagens aqui e ali (não vou rasgar a etiqueta dizendo exatamente onde), e ele já foi cabeludo, segundo denunciam suas fotos no site. Conversando, são simpáticos, amigáveis, generosos, compreensivos e demonstram uma cultura incomum, além de notável conhecimento bíblico. E que casal bonito formam! Lanço desde já: possuem grande potencial para garotos-propaganda do naturismo cristão brasileiro, pois são pessoas de grande conteúdo. Verdadeiros Adão e Eva! Sozinhos, (não mais) idealizaram, fundaram e são responsáveis pelo começo do movimento no Brasil, ao inaugurarem o saite e o grupo de discussão na internet (ver endereços no “serviço”, ao final da matéria). Ambos também são conhecidos em outros grupos. Entre eles, fazem parte dos grupos de discussão NatParaná, OxenteNat (nordestino) e do PapoNaturista, no Yahoo!Grupos, pelo menos. E não se escondem no armário, como grande parte dos naturistas brasileiros.

Estevão estudando as Escrituras

Nos endereços virtuais, que têm pouco mais de um ano (quando esta matéria foi escrita). O navegador eletrônico encontrará inspiradas ilustrações e fotos (algumas ilustram esta matéria) e, o que é mais interessante, muitos textos explicando a relação entre crença na Bíblia e na não-necessidade de roupas, além da que Deus criou para a alma. Por exemplo: muitas citações (muitas mais do que eu mesmo imaginava) citam a nudez na bíblia, e nenhuma delas pejorativamente, aliás pelo contrário. Outros artigos falam sobre nudez histórica, em outras religiões, e quebram muitos tabus ditos sagrados pelas inúmeras designações cristãs no Brasil atual. Argumentos pró-naturismo para religiosos, outros pró-religião para naturistas. Destaco os textos “Espiritualidade, nudismo e a roupa”, de J. C. Conningham, já publicado na Revista Naturis em 1998, e “As dificuldades dos evangélicos frente ao naturismo”, do próprio Estevão Prestes.

Segundo Estevão, Adão e Eva eram naturistas sem saber

Desse último, transcrevo um trecho interessante, no qual fala de Adão e Eva e sua nudez, antes e depois do fruto proibido: “...quando a humanidade vivia em estado de inocência, não sentia vergonha de seu corpo (‘E ambos estavam nus, o homem e sua mulher, e não se envergonhavam’ – Gênesis 2:25); foi depois de sua Queda Moral, quando homem e mulher quebraram a única regra imposta e descobrem a maldade, que surge na realidade humana a malícia, e com ela a vergonha. É o homem quem procura debilmente cobrir seu corpo (‘e conheceram que estavam nus, e costuraram folhas de figueira para si aventais’ Gn. 3:7)” .

Andréia, na trilha para a cachoeira do Rincão

Andréia e Estevão fazem um importante trabalho de união e encorajamento, de forma altruísta e despreendida como poucos neste país. Digo isso porque, para eles, o grupo é um “perde-pão”: não tem qualquer fim lucrativo ou mesmo comercial, nem mesmo vende lembrancinhas (o que, segundo alguns membros, até deveria fazer). É sustentado simplesmente por atração à causa.

Muitos no grupo ainda declaram sua dificuldade em se decidir a assumir o naturismo, por sua condição religiosa social (o pastor/a família/os irmãos não compreenderiam) ou profissão (militares, professores, funcionários públicos, etc). Andréia, por exemplo, conta que foi uma das que teve grande dificuldade para se assumir, devido a sua condição de fé familiar. Isso não a impediu, no entanto, e ela acredita que o mesmo acontecerá naturalmente com o tempo. “Trazendo conforto para as almas das pessoas, nós estamos levando muitos simpatizanes a encarar suas primeiras conversas e, com o tempo, a terem suas primeiras experiências naturistas. É normal que eles levem um bom tempo de adaptação, pois esta vida em comunhão com a criação vai contra o que muitos aprenderam. No entanto, tenho certeza de que eles se assumirão mais no futuro, e até ajudarão a trazer mais gente para o meio”, completa ela.

A tendência dos encontros do grupo parece ser intinerante, de forma a levar a montanha a Maomé (ops! Acho que, além de um chavão, cometi um sacrilégio) e permitir que os naturistas cristãos locais tenham a possibilidade de ter um evento próximo de si. Mas a maioria dos participantes que compareceu ao primeiro promete ir aos próximos, onde quer que sejam.

Para o próximo evento, uma mudança radical: o grupo, que antes se encontrou no muito bem estruturado clube paulista, está agendado para ocorrer na liberal Praia de Abricó, no Rio de Janeiro, onde a nudez é opcional e a freqüência gay é alta, em torno de 20%. Os Naturistas Cristãos, que para o encontro estão contando com o apoio da ANA - Associação Naturista de Abricó, de novo vão quebrar tabus de ambos os lados. No mínimo, muito interessante. O nada humilde digitador destas mal traçadas quer estar lá para ver. Está marcado?

Serviço

O próximo encontro dos Naturistas Cristãos será no primeiro dia do final de semana prolongado: 10 de junho. Depois, os integrantes poderão curtir a praia pelos outros três dias de folga. Quem quiser ir pode escrever para Marcelo Nóbrega no e-mail marnob@ig.com.br, para programar descontos na hospedagem e transporte.

A programação é a seguinte:

A leitura do Livro da Vida

9h - Oração inicial

9h30 - Apresentação individual

10h - Leitura e Estudo Bíblico

11h - Intervalo, cafezinho / mergulho

11h15 - Debate sobre diferenças entre naturismo, hedonismo, nudismo e exibicionismo.

12h30 - Almoço fraterno onde juntaremos todos os alimentos trazidos por todos em uma toalha ou mesa (ou churrasco, a definir pela maioria);

13h30 - Debate e sugestões sobre como divulgar mais e melhor os Naturistas Cristãos;
14h30 - Compromissos assumidos e divisão de tarefas (ata);

15h30 - propostas p/ próximo encontro

16h30 – intervalo

16h45 - Assinatura de ata e cadastro de dados

17h00 - Oração final

Para participar, escreva para os coordenadores do grupo, Estevão Prestes (naturistacristao@yahoo.com.br) e Andréia Baia (an_baia@hotmail.com)

Para navegar e papear:

Saite dos Naturistas Cristãos http://geocities.yahoo.com.br/naturistacristao/ 

Ver detalhes na reportagem acima.

Grupo de discussões http://br.groups.yahoo.com/group/naturistascristaos/ 

Para se inscrever, mandar um emeio para naturistascristaos-subscribe@yahoogrupos.com.br 

Ver detalhes na reportagem acima.

Associação Naturista de Abricó – ANA http://www.abrico.cjb.net/ 

Para ver a exuberante paisagem da praia carioca que receberá as orações naturistas.

Jornal Olho Nu http://www.jornalolhonu.com 

Tradicional jornal gratuito sobre naturismo na internet, onde se fala sobre o encontro (veja edição de maio).

Christian Naturism by Boyd Allen http://www.geocities.com/boydallen/ 

Apontado por conhecedores como o melhor saite sobre naturismo cristão em inglês. Para quem lê legal na língua de Shakespeare, muitos textos encorajadores, além de mais detalhados, para os que não fugiram dos encontros de estudos bíblicos. Destaque para os textos “God said / Satan said”, que tenta responder a pergunta “O que terá Satã dito que nos fez acreditar nele ao invés de em Deus?” e também para o “Naked definitions”, segundo o qual “Arom”, de onde teriam se derivado “Adão” e “Aarão” significa nu, e “Ervah”, que seria a origem do nome “Eva” significa nudez.

Christian Nudist Naturist Fellowships, International http://www.cheef.com/cnnf  

Saite da Associação Cristã Nudista/Naturista Internacional. Guia de associações, clubes, grupos de discussão, saites, etc, sobre o tema. Emite certificação para os garantidos.

http://www.figleafforum.com 

O saite do “Fórum da Folha de Figueira” é um respeitado boletim noticioso que fala somente sobre naturismo cristão, já em seu décimo ano de existência. Define sua missão como “oferecer associação, edificação e encorajamento para nudistas cristãos crentes na Bíblia. É uma publicação conservadora para cristãos de mente séria que desejam ser parte de uma discussão séria sobre participação cristã na nudez social”.

Créditos:

Todas as fotos foram retiradas do site dos Naturistas Cristãos (URL acima).

Chris Benjamim Natal é jornalista, mestre em comunicação social, coordenador do InterNat, Núcleo Latino-Americano de Pesquisas sobre Naturismo e Comunicação (internat_-subscribe@yahoogrupos.com.br ), além de escritor, crítico, professor universitário e tradutor.


Olho nu - Copyright© 2000 / 2004
Todos os direitos reservados.