') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°125 - abril de 2011 - Ano XI

Anuncie aqui

Neste mês de abril comemora-se o Dia do Índio. Muitos consideram os índios os primeiros naturistas do Brasil, justamente, por, em tempos nem tão longínquos, viverem integrados à natureza e totalmente nus, sem o mínimo problema com suas genitálias descobertas. Por alguns séculos os colonizadores invasores tentaram, sem muito sucesso, transformá-los em homens brancos e destruírem a cultura das diversas nações indígenas deste imenso país.

Mas a resistência delas acabou a partir do início do século XX, transformando-os em arremedos de civilização ocidental branca, trazendo o pior dessa cultura vigente, com os vícios na bebida e nas drogas no pacote. Modificou a vida autosustentável destes povos para o pior dos extratos sociais, a dos miseráveis, destruindo sua cultura.

OLHO NU nesta edição presta homenagem aos pioneiros habitantes do Brasil, que viveram pioneiramente o Naturismo. Utiliza-se do famoso símbolo do Grupo Amazônico União Naturista, o Graúna, para decorar o fundo de todos os cadernos. Apresenta uma crônica de autoria do falecido dramaturgo Plínio Marcos sobre esta destruição paulatina e incessante da rica cultura indígena, num texto denso e triste, enviado pelo não menos lutador pelas causas indígenas Jorge Bandeira. De quebra Zé Wagner, membro do Conselho Maior da FBrN e outro incansável defensor das causas indígenas convida todos a conhecer o Museu Indígena que está sendo criado na Paraíba. Tudo isso em NATEspecial.

Também Jorge Bandeira é o autor de um artigo sobre a nudez, de como ela é usada pela mídia de forma humilhante, como ferramenta de controle social, subvertendo seus valores a partir do que encara como conceito estabelecido e regras de comportamento que são perpetuados por nossa sociedade dita civilizada. A nudez nas imagens do Holocausto, das torturas e nas guerras dá o tom de como o senso comum a encara. Em NATArtigo.

Já Evandro Telles, de forma mais amena, revela que o Naturismo pode ser exercitado da mesma maneira de que nos países orientais, iniciando-se os encontros por meio do relaxamento e da consciência, concluindo que o exercício do Naturismo pode fazer o indivíduo se voltar para o presente, onde realmente existe o poder, sem julgar coisa alguma. Em NATArtigo 2.

Parece que a tempestade que se abateu sobre a praia de Tambaba está se desvanecendo. As últimas informações mostram que muitas das ameaças sobre seu fechamento e proibições não se concretizaram. A SONATA, com nova diretoria, decidiu retornar à FBrN e esta, cumprindo seu dever moral, esteve reunida com a cúpula da prefeitura do Conde e obteve resultados positivos. Leia o Depoimento de um visitante da praia no dia "D", reservado como o último de permissão do naturismo naquela área e veja como ficou satisfeito com as mudanças que encontrou. Leia também as NATNotícias.

Os novos presidente e vice-presidente da Federação Brasileira de Naturismo começaram com fôlego e disposição sua gestão. Estão percorrendo todo o Brasil com uma caravana para encontrar as diversas áreas naturistas do país. Também remodelaram o site e criaram um blog, além de novos meios de comunicação com os naturistas brasileiros. Veja as novidades de março clicando em NATEvento, Notícias da FBrN e NATNotícias.

Leia também:

NATAssociações - Paraíso da Tartaruga está aberto a novos associados; Anabricó recebe certificado de área naturista da FBrN; Graúna supera expectativas em encontro.

NATAgenda - Prepare-se para participar da Páscoa na praia do Pinho ou do NATURISMO NO SÍTIO EM BUENOS AIRES, GUARAPARI, ES; ou da Páscoa na Colina - HOSPEDAGEM E MERCADO NATURISTA - HMN.

NATNotícias - Clube nudista inglês é despejado; Reunião entre PBTur, Sonata, FBrN, Grupo Movimento Nu e ambientalistas; Mulher nua tenta alcançar praia de nudismo e fica presa em penhasco; Federação amplia comunicação com os naturistas.

De Olho na Mídia - O caso Tambaba atraiu a atenção da mídia comum: Resort em praia de nudismo provoca polêmica entre naturistas da Paraíba; Polêmica: Tambaba pode se transformar em praia privada.

NATMídia - Leia o exemplar de março da revista argentina Nudelot - Edición nº 17 e também o  Informativo da Federação Portuguesa de Naturismo.

NATCinema - Leia o resumo do primeiro filme sobre naturismo produzido em 1925: "Caminhos para a força e beleza". NUDISMO NAS TELAS por Deutsche Welle

NATCuriosidades - Clube de leitura une mulheres nuas a clássicos da literatura; Trinta bons motivos para praticar o Naturismo.

Nu & Arte - O blog Projeto o nu na arte de Sergio Pereira; Exposição “A arte da nudez” em Fuenlabrada, Madrid.

Nu em Notícia - Fim de semana com pedaladas peladas na América do Sul; VI CICLONUDISTA LIMA - PERU 2011; Ciclistas pedalam nus em Melbourne para defender a paz mundial.

Nudez & Sociedade - Escultura de Cristo nu cria polêmica na Semana Santa espanhola.

NATTurismo - TAM Mega promoção - passagens com até 90% de desconto.

NATNavegando - Vídeos garimpados: American naturists 1960; Elan 2010 no programa Balanço Geral.

Cartas dos Leitores - Carta enviada à redação elogia a nova diretoria da FBrN.

Boa leitura, boa reflexão e boa diversão.

Esta edição ficará no ar pelo acesso principal até 2 de maio de 2011.
 

Pedro Ribeiro

pedroribeiro@jornalolhonu.com

Editor

OLHO NU lembra que as idéias e afirmativas contidas nas matérias e cartas expressam inteiramente a opinião dos respectivos autores e entrevistados, não sendo necessariamente compartilhada pelo editores do jornal.

ATENÇÃO: OLHO NU está aceitando anúncio pago de qualquer produto ou serviço (menos erótico e pornográfico). Escreva para publicidade@jornalolhonu.com e peça maiores informações.


Olho nu - Copyright© 2000 / 2011
Todos os direitos reservados.