') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°125 - abril de 2011 - Ano XI

Anuncie aqui

Praia de Tambaba - o paraíso continua

por César Moreira*

img: Pedro Ribeiro

Apesar de morar em São Paulo, sou naturista membro da Associação naturista de Abricó, no Rio de Janeiro. Entre os dias 9 e 13 de março, logo após o carnaval, portanto, estive visitando a famosa praia de Tambaba, no litoral da Paraíba. Estava cercado de medo pelo que poderia encontrar baseado nos boatos e informações que circularam nos diversos meios de comunicação nos últimos meses a respeito do fim do naturismo na paradisíaca praia. Havia o estabelecimento da data limite, de que o Naturismo somente seria permitido até o último dia do carnaval. Após, Tambaba passaria a ser mais uma praia comum têxtil. Havia também  a informação de que a presença de menores de idade estaria já proibida. Quero relatar abaixo minhas impressões de que vi e ouvi.

Para meu alívio, Tambaba continua linda, agradável, bem estruturada e organizada. O ambiente é tranquilo e amigável. Fiquei hospedado na pousada Don Quinzote, que fica dentro da praia, que está muito arrumada e com excelente tratamento. Agora ela está sendo gerenciada, juntamente com o restaurante e o bar, pelo casal Hildebrando e Rayr, que está aplicando preços acessíveis e servindo café da manhã. O serviço de hotelaria melhorou muito, com fornecimento de roupa de cama, toalha, sabonete e shampoo.

Img: N. Valerio

O limite do Naturismo na praia de Tambaba diminuiu até estas pedras, localizadas à esquerda.

Os funcionários do restaurante e pousada são muito bem treinados, mas trabalham vestidos, segundo informações, por exigência da vigilância sanitária.

O hotel dentro da praia é uma ótima ideia, pois permite que os hóspedes possam ficar 24 horas na praia e de forma naturista. Ele é bem rústico. A falta de receptores de TV proporciona que as noites sejam passadas mais junto ainda à natureza e permite um convívio maior entre os hóspedes.

O restaurante também melhorou muito e sua infraestrutura serve como chamativo para a praia. Os pratos são deliciosos, variados e sofisticados, servindo atualmente almoço e janta de verdade. Os preços também são variáveis com opção de pratos executivos.

A frequencia da praia é muito grande, com muitas mulheres desacompanhadas de homens (o que é permitido), muitas crianças e pessoas das mais diversas idades.

A prefeitura organiza a recepção e a fiscalização. Não há conflitos internos. Ao entrar na praia as pessoas já tiram as roupas. Há pessoal de segurança (três homens e uma mulher) que usam camisetas e sunga (ou calcinha do biquíni).

Rolou um abaixo assinado pleiteando a conservação do Naturismo na praia de Tambaba. Porém o que ouvi que esta estratégia já não fazia mais sentido pois a Prefeitura já havia desistido da proibição.

A área ao fundo da praia, no alto das falésias, foi comprada por um grupo estrangeiro, mas a legislação ambiental não permitiu a construção do modo como havia sido planejado, reduzindo drasticamente a quantidade de residências e área construída. Desta forma não se sabe ainda se o grupo comprador ainda terá interesse no empreendimento descaracterizado.

Comenta-se que a praia não está ameaçada e os naturistas a continuarão visitando em grande número diariamente.

No entanto a área naturista foi realmente reduzida de tamanho. Agora a placa que indica o fim da área está colocada logo após as pedras do lado esquerdo. Então o naturismo é somente na grande extensão de areia que dá para ver do restaurante. É uma pena, principalmente se lembrarmos que o naturismo, há alguns anos, já foi permitido também na praia que se tem acesso a partir do estacionamento.

Recomendo a visita e a presença dos naturistas. É importante para fortalecer o Naturismo no local, para manter a boa fama inclusive internacional. Prestigiem.

*depoimento fornecido na praia do Abricó em 26 de março de 2011


Olho nu - Copyright© 2000 / 2011
Todos os direitos reservados.