') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°125 - abril de 2011 - Ano XI

Anuncie aqui

A partir deste ponto, republicação e/ou atualização das notícias e informações publicadas na seção Últimas Notícias entre 3 de março e 2 de abril de 2011

Resort em praia de nudismo provoca polêmica entre naturistas da Paraíba

Bom Dia Brasil - Rede Globo - 28/03/11

 

Projeto está na fase de licenciamento ambiental e captação de investidores. Segundo a prefeitura, construções garantiriam a privacidade dos naturistas.

 

No Brasil, na Paraíba, uma polêmica opõe frequentadores de uma praia de nudismo e um resort. A polêmica ganhou força depois que um vídeo foi divulgado na internet. A animação revela detalhes do projeto para a construção de quatro resorts em Tambaba, bem na área reservada ao naturismo.

 

O cenário paradisíaco e a tranquilidade atraem turistas de todo o mundo até a praia, que fica na cidade do Conde, a 40 quilômetros de João Pessoa.

 

“A gente vem aqui só por causa disso, compramos apartamentos aqui. Se acabar a praia, a gente não vem mais”, conta o turista Mário de Paula.

 

“Tem que ser visto com muito cuidado e pensar bastante antes de dar qualquer resposta antes de tomar qualquer atitude”, conta outra turista.

 

“Vem um resort, mas tem que ser naturista. Porque aqui é a nossa casa. O mundo inteiro conhece Tambaba como o maior pólo naturista do Brasil”, conta o naturista Paulo Campos.

 

O projeto agora está na fase de licenciamento ambiental e captação de investidores. Segundo a prefeitura, as construções ficariam a pelo menos 300 metros de distância da praia, no alto de uma falésia, onde as próprias barreiras naturais garantiriam a privacidade aos naturistas.

 

“Será uma praia reservada, particular, que aqueles que freqüentam o local vão ter uma privacidade. Mesmo que construam o resort, a privacidade não vai ser tirada”, explica o prefeito de Conde Aluísio Régis.

 

Entre os moradores, as opiniões estão divididas: “Eu acho que não é muito legal. Lá deve ser um local mais restrito, fechado”, conta uma moradora.

 

“Não pode, de forma nenhuma, colocar um hotel na área de nudismo”, defende outro morador.

 

Veja a matéria clicando no endereço: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil

 

(enviado em 28/03/11 por Peladistas Unidos)


Polêmica: Tambaba pode se transformar em praia privada

 

A praia de Tambaba, localizada no litoral sul da Paraíba, vive mais uma entre as tantas polêmicas que já viveu nos últimos 20 anos, desde que foi criada, em 1991. A Sociedade Naturista Amigos de Tambaba (Sonata) está denunciando a pretensão da prefeitura do Conde de querer ceder parte da área naturista a empresários estrangeiros que, segundo a Sonata, ergueriam ali um resort de padrão internacional.

 

O temor de ameaça à prática naturista levou os adeptos a rapidamente se mobilizarem para elaborar um abaixo-assinado pedindo à prefeitura a criação de uma Área Especial de Interesse Turístico (AEIT).

 

O objetivo do pedido é um só: garantir que, mesmo que o resort seja construído no local, a prática do naturismo não sofra nenhuma forma de intervenção e que seus adeptos possam continuar a frequentando "numa boa".

 

O presidente da Sonata, Daniel Santos, disse ao UOL Notícias que mais de 3.000 pessoas já assinaram o documento, a ser entregue até o final de março à Secretaria de Turismo do Conde, município onde está localizada a praia.

 

“Nossa intenção é preservar a filosofia naturista e os hábitos de quem é adepto da sua prática", disse Santos. "Essa não é a primeira vez que nós, naturistas de Tambaba, nos sentimos ameaçados, não podemos ser prejudicados por interesses particulares."

 

A atividade turística em Tambaba é forte. Nos fins de semana cerca de 3.000 visitantes tiram as roupas e circulam pela faixa de areia reservada aos nudistas. Nos feriados, o número dobra. Em cada grupo de dez visitantes, nove chegam de outros Estados e países.

 

A praia é dividida em duas partes: uma aberta ao público em geral e outra aberta somente a naturistas. As duas são divididas por uma escada de acesso. Os governos do município do Conde e do Estado da Paraíba garantem a segurança dos turistas.

 

Outro lado

 

O secretário de Turismo do Conde, Saulo Barreto, admitiu à reportagem do UOL Notícias a possibilidade de construção de resorts em Tambaba, mas garantiu que a prática do naturismo não será prejudicada.

 

“A área é intocável, trata-se de um importante destino turístico no Estado”, afirmou Barreto. Segundo ele, a construção do resort se daria em cima da falésia e em nada afetaria a \'liberdade\' dos adeptos do naturismo. “Há muitos grupos estrangeiros interessados em construir resorts na área, mas ainda estamos na fase apenas de planejamento.”

 

Onde fica

 

Tambaba está localizada no município do Conde, 40 quilômetros ao sul de João Pessoa (PB). Para chegar à praia de Tambaba de carro é preciso fazer o acesso pela BR-101 ou pela PB-008, em direção ao município do Conde. Ambos os caminhos são bem sinalizados com placas indicativas. Após passar em Jacumã, outro destino turístico da Paraíba, chega-se ao Conde.

 

Valéria Sinésio

Especial para o UOL Notícias

Em João Pessoa (PB)

 

Fonte: http://www.fatospb.com.br/conteudo.php?id=9466 

 

(enviado em 24/03/11 por Peladistas Unidos)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2011
Todos os direitos reservados.