') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°125 - abril de 2011 - Ano XI

Anuncie aqui

Nu na Arte

 

O blog "Projeto o nu na arte" de Sergio Pereira apresentou em março a galeria do fotógrafo Manel Garcia, diversos vídeos curiosos e documentários do National Geographic sobre nudez com diferentes motivações, além de novas galerias de grafites urbanos.

 

 

 

(enviado em 31/03/11 por Sergio Pereira)


Exposição “A arte da nudez” em Fuenlabrada, Madrid
 

O Centro de Arte Tomás y Valiente CEART acolhe desde 10 de fevereiro uma importante exposição sob o título “A arte da nudez (El Arte del Desnudo)” que dá lugar a meia centena de obras dedicadas de maneira exclusiva á arte da nudez de artistas como Soraya, Zuloaga, Ouka Leele, Antonio López ou Fernando Botero, entre otros.

“A mostra oferece um percurso pelas distintas manifestações do corpo humano como tema central nas composições artísticas do século XX e pretende evidenciar a importância da expressão do corpo como veículo de emoções, sentimentos e paixões”, explica a conselheira de Cultura, Maribel Barrientos.

A exposição permanecerá aberta ao público na Sala A até o próximo 17 de abril. O espectador poderá admirar, não só a ampla gama de artistas representados, senão os diferentes estilos pictóricos que vão desde o realismo à abstração, assim como os distintos meios de expressão, como são a fotografia, pintura, desenho ou escultura. Visitando a mostra se produz uma relação triangular entre o artista, a obra e o espectador em que as olhadas ficam interconectadas ao centrar-se no sujeito representado.

“Trata-se de uma seleção de obras muito variadas, de artistas de distintas nacionalidades e gerações que nos permite adentrar-nos nas diferentes perspectivas à hora de mostrar o corpo humano”, indica a Conselheira responsável da área de Cultura.

Além dos artistas mencionados também poderemos contemplar obras de Eduardo Urculo, Jaume Plensa, Menchu Gal, Paloma Navares, Xavier Mascaró ou Man Ray.

Coincidem os autores em que toda obra de arte é um nu já que o olhar do artista desnuda o objeto em busca do mais íntimo. Mas esta mostra tem como argumento em sua acepção mais literal: a forma de arte que exibe o corpo humano sem véu que o cubram porque nada perturba e atrai tanto como um corpo nu.

Noticia Original: noticiasdemadrid.es

(enviado em 9/02/11 por Peladistas Unidos)


Nudez... Nem Toda Será Castigada

por Lila Dourado*

A Criação do Adão(1510),de Miguel Ângelo Buonarroti(Michelângelo),Fresco,

Roma,Vaticano,Capela Sistina

 

Nascimento de Vênus(1482),Sandro Botticelli,Florença,Galleria degli Uffizi

Um ano após o Golpe Militar de 64,que cerceava a liberdade de expressão e criação artística, Nelson Rodrigues escrevia "Toda Nudez Será Castigada" , peça teatral que foi dirigida pelo grandioso polonês Ziembinski. Sabemos que a nudez sempre foi instrumento preciso, para ocultar tabus,medos e preconceitos. Mas é confortante saber, que os artistas ao longo da História, produziram ferramentas que não só desnudaram mitos e medos,mas ajudaram a compreender que o corpo é o abrigo da mente..Através das suas obras os artistas expõem o prolongamento da idéia criativa,despertam prazeres e ajudam a compreender o real sentido da beleza.

 

A Liberdade Guiando o Povo(1830), de Delacroix.Museu de Louvre,Paris

Vivemos rodeados de valores ligado à beleza,de forma fugaz e volúvel.Anualmente, milhares de jovens em todo o mundo, são hospitalizadas por sofrerem de anorexia, por acreditarem na cultura midiática do mundo da moda, que impõe que os corpos devem servir como cabides de roupas, finos e rígidos.Nesse mundo, as mulheres tornaram-se as maiores vítimas, passando a envergonharem-se do próprio corpo e a incorporar o que o teatrólogo dizia, literalmente,passando a castigar o corpo e a mente.

Pietà(1498-1499)de Michelangelo.

Basílica de São Pedro, Vaticano

 

Artistas consagrados, como Michelângelo, Botticelli, Delacroix, Manet, Giorgione, Matisse, Vélazquez, Rodin, Segall, Picasso e tantos outros ,desnudaram a beleza com todo o seu encantamento, através das suas telas. Algumas delas, exponho aqui por expressarem a verdade sobre a beleza e reafirmar que a nudez não deve ser castigada.

"O Belo é sempre bizarro. Não digo que seja voluntariamente, friamente bizarro,pois, em tal caso seria um monstro fora dos trilhos da vida. Digo que contém sempre aquele pouco de estranheza que o faz ser particularmente Belo."

Charles Baudelaire

Antonio Parreiras - Iracema, 1909

óleo sobre tela

São Paulo, Museu de Arte

Les Demoiselles,d' Avignon(1907),de Pablo Picasso.Óleo sobre tela.

Nova Iorque,Museum of Modern Art.

Olympia,Édouard Manet. Paris, Musée d'Orsay
 

A Tempestade(1510), Giorgione.

Óleo sobre tela. Veneza,Galleria dell' Accademia

A Dança(1910). Henri Matisse.

Óleo sobre tela.

Sampetersburgo, Hermitage.

Vênus no Espelho(1650)

Diogo Vélazquez

Londres,National Gallery

O Mel É mais Doce do Que o Sangue(1941)

Salvador Dalí, Óleo sobre tela.

Santa Bárbara,The Santa Bárbara Museum

A Toilete(1896)

Henri de Toulousse-Lautrec.

Óleo sobre cartão. Musée d'Orsay

Afrodite Capitolina, 300 a.C

Roma, Museu Capitolini

O Beijo, Auguste-René Rodin

 - Museu Rodin

Jovens Taitianas com Flores de Manga(1899),

de Gauguin.

Metropolitan Museum of Arte, Nova York.

Dois Nus (1930), Lasar Segall,

óleo sobre tela.

Museu Lasar Segall Ibran Minc-São Paulo-SP

 

*Historiadora, filósofa e Musicista. Interessada em

política cultural, representou o Brasil em várias

conferências internacionais, como na China, Cuba,

Argentina e Estados Unidos.

Autora do blog Que roupa vestirei?

 

(enviado em 17/01/11 Peladistas Unidos)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2011
Todos os direitos reservados.