') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°109 - dezembro de 2009 - Ano X

Anuncie aqui

Mais 365 dias se passaram. Mais um ano vencido. O balanço do ano 2009 para o naturismo foi bastante controverso. No dia 27 de janeiro, foi libertado da prisão preventiva, que se arrastou por 13 meses, André Herdy (Olho Nu 99), presidente da FBrN, eleito em novembro de 2006 (Olho Nu 73), para gestão de 2 anos, curso que foi interrompido em dezembro de 2007 (Olho Nu 86), acusado de prática de pedofilia. Acusação que até hoje não foi esclarecida.

Em março, no primeiro evento importante, realizou-se, durante o XI CongreNAT,  a eleição da nova diretoria da Federação Brasileira de Naturismo (Olho Nu 101). No pleito foram eleitos José Tannús e Jorge Bandeira, presidente e vice-presidente, respectivamente, para gestão também de 2 anos. 

Alguns meses se passaram enquanto o mundo naturista virtual pegava fogo. A libertação de André acirrou ânimos e despertou muita polêmica. No meio dessa inquietação foi realizado o VII Encontro Brasileiro de Naturismo (Olho Nu 107), em Tambaba, no distante mês de outubro.

Durante o evento em Tambaba a FBrN recebia uma mensagem assinada por André Herdy se considerando ainda presidente da FBrN  e desqualificando o pleito realizado em Igaratá, em março. Além disso convocou Eleição Geral para novembro (Olho Nu 108), lançando a chapa composta basicamente com os mesmos nomes da diretoria atual, até mesmo presidente e vice-presidente.

Em 15 de novembro, na Praia do Pinho, realizou a eleição que contou com pouco apoio das associações naturistas brasileiras, mas ratificou os nomes da diretoria eleita em março, em Igaratá, com exceção de alguns.

Este foi o resumo de um ano conturbado no naturismo brasileiro, que, como em um folhetim, teve intrigas, investigações, traições, desafetos e controvérsias. Mas o último capítulo desta novela longa, que começou em 11 de dezembro de 2007 ainda está muito longe de acontecer. Acredito que o clímax somente ocorrerá quando o processo que colocou dois casais naturistas atrás das grades terminar. E depois disso ainda virão muitos capítulos.

Nesta edição você encontrará as seguintes seções:

NATuralmente - O naturismo autêntico precisa manter-se engajado, distante das politicagens rasteiras e dos casuísmos descabidos, sempre fiel às raízes histórico-filosóficas, diz Paulo Pereira, na sua seção mensal.

NATArtigo - "Nudismo: nem tão novo nem tão superficial", crônica que mostra que a nudez na sociedade foi, é e será mais comum do que se imagina.

NATReflexão - "Você sofre de “normose”? Pergunta Laércio Júlio da Silva que revela que essa patologia pode ser definida como o conjunto de costumes aprovados por consenso ou pela maioria em uma determinada sociedade que provocam a massificação de determinados modos de raciocínio, causando muitas vezes sofrimento, doença e morte.

NATInternacional - Na Polônia aumenta debate sobre se autorizam ou não o nudismo em praias de Varsóvia. Veja também a inauguração de praia nudista no Chile e Piquenique e Caminhada em Portugal.

NATAssociações - Conheça as novas diretorias da Associação Naturista do Abricó e da SONATA. A ONG Naturista Praia do Pinho realiza eleições em 29 de dezembro; A Anabricó também faz convocação para Assembleia Geral no dia 13. O Clube Encanto de Minas comemora 4 anos.

NATAgenda - Anote para não perder: a virada do ano no Recanto Paraíso; Encontro de Naturismo com comida Vegan em janeiro; Fim de ano no Pinho vai ser bárbaro.

NATNotícias - Reviravolta no caso André Herdy, nada encontrado em câmeras fotográficas e computadores e, veja também, Grupo Gay da Bahia comemora direito ao naturismo na Bahia.

NATLuta - Naturismo em Vitória precisa de sua ajuda para se tornar realidade,uma campanha de Maria Luzia de Almeida. Praia do Abricó comemora 15 anos de luta.

Notícias da FBrN - Federação Brasileira de Naturismo enviou nota de esclarecimento a todos os naturistas do Brasil sobre a convocação da assembleia geral para novas eleições feita pelo ex-presidente, o dr. André Herdy.

Nu & Comunicação - Propaganda usa o naturismo para vender seu produto.

NATNavegando - Conheça o acampamento Naturista Koversada na Croácia.

NATHumor - A famigerada tarja preta que geralmente censura os corpos nus podem também se transformar em uma interessante peça artística de humor.

NATCultura - Registro do lançamento do livro 'Verdades que as roupas escondem' e da confraternização do Grupo de 'Coco de Roda de Guruji.

Nu & Arte - Exposição na Paraíba: "A imagem Nua". Trabalho realizado por alunos da Universidade Federal da Paraíba na praia de Tambaba.

NATTeatro - Comédia nudista AO NATURAL em sua segunda semana em Teatrex.

E mais: NATRegistro, Nu em Notícia, NATEsportes e Cartas dos Leitores.

Desejo que neste mês no qual os cristãos de todo o mundo celebram o nascimento de sua entidade máxima a paz, o entendimento e a harmonia possam permanecer no seio naturista brasileiro.

Feliz Naturismo, Brasil. Um bom réveillon para todos com as esperanças renovadas sempre.

Votos do Jornal OLHO NU e equipe.

Esta edição ficará disponível pelo acesso principal até o dia 5 de janeiro de 2010

Boa leitura. Boa diversão. Boa reflexão.

 

Pedro Ribeiro

Editor

pedroribeiro@jornalolhonu.com

OLHO NU lembra que as idéias e afirmativas contidas nas matérias e cartas expressam inteiramente a opinião dos respectivos autores e entrevistados, não sendo necessariamente compartilhada pelo editores do jornal.

ATENÇÃO: OLHO NU está aceitando anúncio pago de qualquer produto ou serviço (menos erótico e pornográfico). Escreva para publicidade@jornalolhonu.com e peça maiores informações.


Olho nu - Copyright© 2000 / 2009
Todos os direitos reservados.