Jornal Olho nu - edição N°101 - abril de 2009 - Ano IX

Anuncie aqui

 XI CongreNAT

por Pedro Ribeiro*

Mais uma vez o Mirante do Paraíso, a grande propriedade naturista situada em Igaratá, pequena cidade a 80 km de São Paulo, foi o cenário, palco e platéia de mais um Congresso Brasileiro de Naturismo, o CongreNAT, em sua décima primeira edição.

 

A linda e bem cuidada propriedade de Arnaldo, Ivani e família foi o local perfeito para a realização deste evento por causa da hospitalidade dos proprietários, das atrações oferecidas, da infra-estrutura apresentada, suficiente para receber grande número de hóspedes e também, neste caso, pelo clima não ter ajudado. Se o congresso tivesse sido realizado em uma praia a frustração seria bem maior.

 

Apesar da chuvinha intermitente da noite de sábado e de todo o domingo, o clima era de total confraternização entre os frequentadores, que não puderam aproveitar muito a linda piscina, mas se esbaldaram na banheira de ofurô (que mais parece uma piscina, por causa de seu tamanho) e na sauna.

 

Os congressos naturistas têm como objetivo principal reunir as lideranças nacionais para discussões a respeito do próprio movimento naturista e seus desdobramentos. São o fórum de debate para novas decisões e comprometimentos. A presença necessária, eu diria até, obrigatória é dos dirigentes das áreas filiadas à Federação Brasileira, mas se tornou praxe no Brasil, fazermos os Congressos e Encontros com atrações para os não congressistas, aqueles que aproveitam a ocasião para conhecer as áreas anfitriãs ou então para rever antigos e conhecer novos amigos. E é por isso que normalmente são escolhidas áreas com boa infra-estrutura de hospedagem e permanência para sediá-los e os gerentes se desdobram para garantir atrações à parte.

 

No Mirante, o local, por si só, já é um grande convite ao lazer, mas mesmo assim os anfitriões ofereceram um jantar dançante, no sábado à noite, muito animado e concorrido. A música na piscina no sábado à tarde foi prejudica pelo tempo instável e por problemas técnicos. As outras atividades ao ar livre como jogos de vôlei e futebol também não foram realizadas. O povo preferiu mesmo o ofurô. Mas nada disso prejudicou o brilho da festa.

 

Enquanto as centenas de visitantes procuravam se divertir diante da beleza natural da região, um grupo de abnegados, oriundos de Norte ao Sul do país, se reunia para deliberar os rumos do Naturismo brasileiro para os próximos dois anos. Eram os dirigentes das áreas naturistas brasileiras, que não mediram esforços para estarem aqui presentes.

 

Já na sexta-feira à noite, antes mesmo dos trabalhos oficiais serem abertos, Jorge Bandeira, até então, apenas o representante do GRAÚNA, inaugurou a exposição "Gibran - Nudez Metafísica, Nudez Natural - um ensaio fotográfico de Macarena Mairata", com uma sensacional performance teatral. A exposição consiste na apresentação de quarenta gravuras de Kahlil Gibran, escritor e artista plástico libanês, entremeadas com fotos em preto e branco, com ativistas do grupo naturista GRAÚNA, numa espécie de fusão entre o trabalho de Gibran e a vertente trabalhada nas cores e ângulos da fotógrafa e naturista MACARENA MAIRATA. Leia mais sobre este trabalho clicando aqui.

 

A performance de Bandeira e a exposição foram motivos de altos elogios e admiração.

 

No dia seguinte à tarde a primeira reunião oficial da FBrN tomou palco. Era a eleição da nova diretoria da federação, para todos os cargos criados, por voto direto dos dirigentes das áreas naturistas afiliadas ou de seus representantes legais. Somente a AGAL, associação dos Amigos da Galheta, não enviou representante para o pleito.

 

A votação foi realizada a portas fechadas, isto é, somente puderam estar presentes, no salão onde ocorreu, aqueles que iriam votar e a imprensa naturista autorizada. Desta forma o processo eleitoral correu muito tranquilo.

 

Explicando com funciona o processo eleitoral da FBrN. Cada associação filiada e em dia com suas obrigações com a federação tem direito a um voto ou mais, dependendo da quantidade de selos que tiverem adquirido da federação nos anos anteriores (no caso 2008 e 2007). Estes selos são os que compõem o Cartão INF, o conhecido Passaporte Naturista.

 

A fórmula que determina o número de votos é derivada da fórmula adotada pela INF-FNI em relação às federações, com um fator menor. Não é uma razão direta e sim uma razão quadrática (raiz quadrada do número de selos dividido por 30). Assim, de 1 a 30 selos, é um voto; de 31 a 120 selos, 2 votos; de 121 a 270, 3 votos; de 271 a 480 selos, 4 votos, e assim por diante. Também votaram os membros da atual diretoria eleita em 2006 (presidência e conselheiros), com direito a um voto cada um.

 

A grande maioria somente teve direito a um voto, mas algumas instituições como o site e revista Brasil Naturista, por exemplo, receberam quatro cédulas para votar.  E o próprio Marcelo Pacheco, proprietário da revista, teve que voltar a cabine eleitoral diversas vezes, pois era o representante legal (por procuração) do Complexo da Praia do Pinho, da ONG Praia do Pinho e Conselheiro de Ética.

 

Assim que terminou a maratona do voto, passou-se à apuração dos resultados. Foi eleito para a presidência da Federação Brasileira de Naturismo para o biênio 2009/2010  a chapa composta por José Antônio Ribeiro Tannús e Jorge Bandeira do Amaral, com 33 votos. Leia as demais informações sobre o pleito lendo a Ata da Assembléia.

 

Em seguida a nova diretoria foi empossada, com direito a discursos de despedida de Elias Pereira, o presidente em exercício no lugar do afastado André Herdy. Elias acabou completando cinco anos à frente da FBrN, nos dois mandatos que exerceu e neste de um ano, em 2008.

 

À noite, o jantar já foi comemorativo pela nova diretoria. Animado pelo nosso "cantor oficial", o Rei (Reinaldo Ochiotto) que tem acompanhado os diversos encontros e congressos oficiais da FBrN e também por Zé Wagner, eleito para o Conselho Maior pela região Nordeste e recém-eleito presidente da SONATA.

 

No domingo chuvoso, por volta das dez e meia da manhã, ocorreu a segunda assembleia, cujo desenrolar poderá ser acompanhada pela Ata oficial. Destaco a criação do Museu Virtual do Naturismo brasileiro, idéia lançada pelo agora vice-presidente Jorge Bandeira.

 

Também ficaram decididas os próximos eventos oficias de FBrN:

 

VII Encontro Brasileiro de Naturismo, a ser realizado entre 1 e 04 de outubro deste ano em Tambaba, evento que também marcará a comemoração dos 18 anos da fundação do naturismo na praia. O projeto foi apresentado pelo Prefeito de Conde, Aloísio Regis e da Secretária de Turismo.

 

III ELAN (Encontro Latino Americano de Naturismo), em data ainda a ser confirmada entre janeiro e março de 2010, na Colina do Sol, RS. O projeto foi apresentado pelos representantes da Colina do Sol.

 

Encontro da Melhor Idade, a ser realizado em Caldas Novas, GO, em dia a ser definido, em maio de 2010. O projeto foi iniciativa do Sr. Carlos Leite, do Recife e contou com a aceitação do GoiasNAT para organizar o evento em Caldas Novas.

 

Encontro de Dirigentes Naturistas, a ser realizado em Barra Seca, ES, em dia a ser determinado, em julho de 2010, organização a cargo da NATES.

 

E o  XII CONGRENAT, previsto para ocorrer no Complexo da Praia do Pinho, SC em março de 2011, em dia a ser definido. Foi ressaltado também a participação do Brasil no próximo Congresso Internacional de Naturismo, o XXXII CIN, na Itália em setembro de 2010.

 

É anotar tudo na agenda, preparar o espírito naturista e não perder um só evento.

 

Após a reunião foi o último almoço, já em clima de despedida        

*pedroribeiro@jornalolhonu.com

(enviada em 03/04/09)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2009
Todos os direitos reservados.