') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°109 - dezembro de 2009 - Ano X

Anuncie aqui

A partir deste ponto, republicação e /ou atualização das notícias e informações publicadas na seção Últimas Notícias entre 6 de novembro e 5 de dezembro de 2009

EXPOSIÇÃO: “A IMAGEM NUA”

 

 

A arte fomenta ao ser humano a expressão e o diálogo de temas muitas vezes considerados tabus: “A nudez social no Naturismo”. A reflexão e desconstrução de estereótipos sobre a nudez são investigadas, vivenciadas e apresentadas numa exposição coletiva fotográfica, realizada por Arte educadores. A Mostra é fruto da pesquisa e poética dos alunos do curso de Fotografia Naturista: Beto Câmara, Emanuel Guedes, José Carlos, Roberto Martins e Welânio Henrique. O ensaio foi realizado na praia de Tambaba, onde a nudez é apenas um dos elementos que compõe a filosofia naturista.

 

Naturismo é um modo de vida em harmonia com a natureza, caracterizado pela prática da nudez social, que tem por intenção encorajar o auto-respeito, o respeito pelo próximo e o cuidado com o meio ambiente.

 

Segundo a Federação Brasileira de Naturismo, a filosofia existe desde o século XX na Alemanha em Hamburgo, onde surgiu o primeiro clube naturista do mundo. Popularizou-se após os anos 50, com a criação da Federação Internacional de Naturismo que disseminou o movimento nos países escandinavos, França, Holanda, Bélgica, EUA e Canadá.

 

No Brasil, o Naturismo foi introduzido pela atriz e dançarina Luz Del Fuego (Dora Viváqua), que o praticava na Ilha do Sol, na Baía de Guanabara – RJ onde permaneceu até a sua morte em 1967. Ela em seu livro, A verdade nua, declarou certa vez: “Não existe indecência no corpo humano. Cobrindo-o com vestes, nós é que o tornamos cobiçado e nos excitamos pelo pensamento desviado”. .

 

A abertura da Exposição: “A imagem nua”, ocorrerá no dia 07 de dezembro às 19h e irá até dia 14 do corrente, no Thermas Parahyba (Sauna), no Centro Histórico. Rua Duque de Caxias, 8 – Centro João Pessoa. É importante ressaltar que, a abertura da Mostra é para o público em geral e gratuita. Os demais dias estarão sujeitos às normas e características do estabelecimento, que é direcionado ao público masculino. Em outro momento (2010), a exposição estará disponível a todo o publico em ambiente aberto.

 

(enviado em 4/12/09 por Roberto Martins


Olho nu - Copyright© 2000 / 2009
Todos os direitos reservados.