') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°109 - dezembro de 2009 - Ano X

Anuncie aqui

A partir deste ponto, republicação e /ou atualização das notícias e informações publicadas na seção Últimas Notícias entre 6 de novembro e 5 de dezembro de 2009

Organizando o naturismo em Vitória - Preciso de sua ajuda!

 

Olá! Eu, Maria Luzia de Almeida, acabei de criar uma vaquinha chamada UNIDOS PELO NATURISMO - VITÓRIA - ES- BRASIL. AJUDE-NOS! no Vakinha.com.br e estou convidando você a participar!

 

Amigos Naturistas! Temos um sonho que queremos realizar! Ajude-nos dando sua pequena contribuição financeira e também repassando o convite para seus amigos, mesmo que estes não sejam naturistas temos a certeza de que ajudarão por uma causa.

 

Desde 1990 quando conhecemos o Naturismo na Praia do Pinho, SC, que tivemos um sonho de ter uma área naturista pertinho de nós. Em fevereiro de 1994 este sonho se concretizou ao inaugurarmos a Praia Naturista de Barra Seca, Linhares, ES, Brasil. Todo o trabalho que desenvolvemos para a Barra Seca e para o Naturismo brasileiro nos referendou a dirigir a FBrN - Federação Brasileira de Naturismo, no período de 2001 a 2003, quando assumi a gestão da federação brasileira.

 

Agora, passados 16 anos da fundação da Barra Seca, que já se consolidou no cenário naturista brasileiro e mundial, sonhamos novamente. Sonhamos com uma área pertinho de nossas casas onde possamos nos reunir com mais frequência, podendo tirar a roupa sempre que a temperatura permitir. Mesmo não havendo o sol para abrilhantar nossos encontros, queremos uma área para congregar com os amigos naturistas em comunhão com a natureza.

 

Mas o capital não tem sido o suficiente nem para organizarmos estes encontros que acontecem em áreas locadas para fins de semana. Por isto a idéia de reunirmos doações que possibilitem, quem sabe, até a compra deste sonho. Vamos em frente! Sonhar é preciso! Um dia sonhamos com uma área naturista, e ela existe. Agora sonhamos com outra! Vamos concretizar com a ajuda de todos os naturistas brasileiros e estrangeiros. Doe o que você puder, e antecipadamente agradecemos por todos.

 

Muitos beijos, e que venham as contribuições.

 

Maria Luzia (Vitória - Espírito Santo - Brasil)Vakinha.com.br! Participem!

 

Você pode acessar minha vaquinha através deste link: http://www.vakinha.com.br/Vaquinha.aspx?e=15703 .

 

Ainda não conhece o Vakinha.com.br? Então acesse já: www.vakinha.com.br  e experimente!

 

(enviado em 4/12/09 por Maria Luzia A. de Almeida)


Praia do Abricó: 15 anos de luta

 

Há exatamente 15 anos, em 30 de novembro de 1994, a praia do Abricó, na cidade do Rio de Janeiro, foi transformada em área de nudismo por uma Resolução Municipal oriunda da Secretaria do Meio-Ambiente, assinada pelo então secretário Alfredo Sirkis. Não pense que essa transformação foi um presente que caiu nos colos dos naturistas. Foi resultado de uma luta anterior, de pelo menos quatro anos, composta de abaixo-assinados, abertura e acompanhamento de processos, muito tempo despendido e muita exposição.

 

No entanto, toda essa luta inicial foi apenas a gota d'água no turbilhão de batalhas que os pioneiros naturistas do Abricó tiveram que travar. Uma ação judicial impetrada contra a prática do nudismo no mesmo dia de sua liberação, gerou uma liminar, uma semana depois, que proibia a nudez na área.

 

Todas as tentativas de reverter a liminar foram em vão e a praia permaneceu proibida para o Naturismo por seis anos, quando finalmente foi julgado o mérito, em março de 2001, a liminar foi cassada e o nudismo retornou de maneira legal.

 

Mas como se diz que alegria de pobre dura pouco, parece que a de naturista também. Dois meses depois, a prática volta a ser proibida por outra liminar. Mais lutas judiciais se sucederam e finalmente em 30 de setembro de 2003, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro deu ganho de causa ao Naturismo. Finalmente em 2005, o Superior Tribunal de Justiça ratificou a posição dos magistrados anteriores, transformando de lei o que já era de fato. A praia do Abricó é a única praia de naturismo do município do Rio de Janeiro.

 

Por isso, parabéns aos naturistas do passado que lutaram para tornar esta realidade presente. Parabéns aos naturistas do presente, que lutam por manter a praia organizada e respeitadora dos princípios éticos naturistas.

 

Parabéns ao Naturismo do Brasil.

 

Maiores informações sobre a praia do Abricó e sua associação acesse os sites: www.abrico.com.br e www.anabrico.com

 

(enviado em 30/11/09 por Anabrico)


Plano Diretor do Conde

 

A Sonata, Sociedade Naturista de Tambaba, e a prefeitura municipal de Conde convidam para reunião de discussão do plano diretor do Conde, no dia 10/12/09 às 14 h. Lugar Arca do Bilu. Participantes todos os sócios naturistas, comerciantes locais e moradores residentes na área que compreende Tambaba. Sua presença e de todos será muito importante. Compareça!

 

Saudações humanaturistas,

 

Gione Pereira

Presidente da Sonata

 

(enviado em 26/11/09 por Chácara Colina dos Ventos)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2009
Todos os direitos reservados.