') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°100 - março de 2009 - Ano IX

Olho Nu lança sua edição de março exatamente no dia em que se é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Dia de todas as mulheres: a mãe, a esposa, a irmã, a tia, a avó, a professora, a médica, a dona de casa, a naturista. Mesmo a despeito do pioneirismo da Naturismo no Brasil ter sido realizado por uma mulher, as mulheres ainda são uma minoria em nosso Movimento. Este fato talvez não seja muito notado na maioria das áreas naturistas particulares, porque em quase todas usa-se o artifício de não se admitir homem desacompanhado de mulher, então, estatiscamente, a proporção é falsamente meio a meio (parece até aquelas estatísticas, as quais tanto criticamos, usadas pelos governos para mascarar situações de descaso, como na educação e saúde, por exemplo). Mas nas áreas em que não há este tipo de restrição, a quantidade de homens é 3, 4 ou 5 vezes maior do que a de mulheres.

Como reverter este quadro de maneira real? A impressão é que mulheres, de maneira geral, não se interessam pelo Naturismo. Até mesmo entre as que frequentam, muitas parecem (algumas admitem) estar lá apenas para acompanhar o marido, por elas estariam longe em outro programa. Muitas reagem à nudez obrigatória, querem ficar com a calcinha, ou enrolada numa canga e, pasmem, está virando moda, usar a parte de cima do biquíni e tirar a de baixo. Estranhas atitudes.

Até mesmo no mundo virtual, onde elas não precisariam se expor e poderiam mostrar interesse no Naturismo, não é o que acontece. O jornal OLHO NU, por exemplo, cadastra pessoas que queiram receber diretamente em sua caixa postal as informações sobre a nova edição a cada mês. Dos 5.500 cadastrados, até hoje, apenas 125 (!), isto mesmo!, são mulheres. Acredito que o mesmo deva acontecer com os assinantes do Brasil Naturista.

Será o mundo naturista um lugar essencialmente machista? Por que a mulher não confia no Naturismo, com honrosas exceções?  Será que a falsa associação do Naturismo com sacanagem prevalece nas cabeças delas e, desta forma, não querem nem se dar uma chance de conhecer melhor?

Enfim, são especulações. O que todos nós gostaríamos mesmo é que as mulheres estivessem também ativamente participando do Naturismo. Feliz Dia Internacional das Mulheres. Uma NATHomenagem.

Esta edição do OLHO NU é muito especial. São 100 edições ao lado do Naturismo brasileiro. Noticiando, informando, questionando, refletindo, opinando. Sempre com o objetivo final de divulgar e fazer crescer nosso Movimento filosófico, de maneira clara e transparente, ainda que, para isso, sejamos obrigados a dar notícias e informações desconfortáveis. Mas faz parte de um jornalismo sério e criterioso. Foram 100 edições com muita alegria e otimismo.

Veja o que você encontrará nos próximos links:

Este mês é o de eleição na Federação Brasileira de Naturismo. Embora ainda seja de forma indireta, pois somente os dirigentes ou representantes de cada área podem votar, este pleito deu uma guinada histórica em sua forma, mais democrática, simplesmente pelo fato de sabermos, antes do momento da votação, quem são todos os candidatos a todos os cargos disponíveis. Antes era quase uma ação entre amigos, pois os candidatos somente apareciam na hora do pleito, quase como um favor, escolhidos entre os presentes. OLHO NU colaborando ainda mais para o sucesso desta nova edição eleitoral convidou TODOS os candidatos a TODOS os cargos a responderem algumas perguntas pessoais e de aspirações ao cargo. As respostas dos que se interessaram em tornar mais transparente para todo o mundo naturista este pleito está em NATEspecial.

Alguns assuntos são recorrentes nestes anos todos de convivência Naturista. Um deles é a discussão sobre a presença de homens desacompanhados de mulher nas áreas. Desta vez Joaquim Salles traz sua opinião sobre o assunto, lembrando fatos de que esta espécie de discriminação acabou provocando um problema grave para Massarandupió, a área naturista da Bahia, que não pode mais ter uma associação naturista responsável enquanto o grupo Gay da Bahia não for indenizado por uma vultuosa soma. Leia em NATArtigo.

Mais um assunto que de vez em quando tomou espaço do OLHO NU é de fotografias de crianças e adolescentes nas áreas naturistas. Novamente Joaquim Salles traz documentos que mostram que um acordo entre a Colina do Sol e o Ministério Público do Rio Grande do Sul proíbe fotografar e mostrar fotos de menores de 18 anos nas publicações naturistas. Em NATPolêmica.

Um antigo naturista de carteirinha, o fluminense Luiz Roberto Bodstein, publicou um artigo em um veículo não naturista: Recanto das Letras, onde faz uma reflexão sobre o que é ser naturista e a nem sempre fácil convivência com os não adeptos. O texto não é autorizado para a cópia, portanto o leitor terá que acessar a página do outro site. Veja em NATReflexão.

Paulo Pereira retorna à sua coluna NATuralmente, discorrendo sobre a psicopatia que assolou alguns notáveis da sociedade humana, os tornando malvados para o resto da humanidade.

Raras imagens de Luz del Fuego em reportagem para o Fantástico, exibido há 28 anos. Inédito em NATPersonagem.

E leia mais:  

NATOpinião - "O que desnuda o Brasil, Brasil? Big Brother, Casais que transam na janela de hotel; Top-less que incomoda santo em comercial; E a prisão/soltura de André Herdy. Fellipe Barroso questiona e compara estas últimas sandices sociais.

NATCuriosidades - Brinquedos anatomicamente corretos - Naturista corrige "esquecimento" de fabricante e faz órgão sexual em bonecos de seu filho.

NATNavegando - Diversos vídeos sobre naturismo descobertos na Internet.

NATAgenda - Agora vai, o Encontro do Sítio em Santa Leopoldina, do Naturismo Capixaba.

Nu em Notícia - O Baile das Blogueiras; A Guerra das tarjas; Body Paint no futebol alemão.

De Olho na Mídia - Naturismo na TV UOL, sobre o Mirante do Paraíso; Praia de tambaba na TV em matéria do início de 2008, antes do Congresso Internacional.

NATHumor - Meditação ao Natural; Para adultos: Stripers de várias partes do mundo em performance.

XI CongreNAT - O décimo primeiro Congresso Brasileiro de Naturismo já está na sua porta.

NATRegistro - As chamadas para os carnavais do Mirante, Praia do pinho, Recanto Paraíso, Barra seca, Amigos da praia do Abricó e SONATA; Aniversário do GoiasNAT; Encontro do Graúna; Luz Del Fuego - O Encontro.

Notícias da FBrN - Convocação para assembleia geral; Lista de candidatos para a próxima eleição de março; Prorrogadas inscrições das candidaturas.

NATNotícias - Bloco empolga foliões na praia do Abricó; Jogos Olímpicos naturistas na Austrália; Sexto aniversário do Yatan Rumi; Serviço de massagem na praia do Abricó; Graúna divulga seu boletim de fevereiro; FBrN responde à entrevista de André Herdy.

NATLuta - Leitor faz um relato sobre a situação intranquila de Pedras Altas; Enquete: Você acha que o Naturismo deveria ser liberado em mais praias? Senador responde à solicitação do Graúna.

Nu & Arte - Fellipe Barroso apresenta um panorama de como a publicidade tem encarado o nu em várias pequenas matérias.

NATVariedades - Amazônia, uma viagem interior; Homem é preso em praia de Nudismo em Camboriú.

Cartas dos Leitores - Correspondências enviadas entre entre 6 de fevereiro e 6 de março de 2009.

NATClassificados - Agência de viagens na Alemanha procura pousadas que permitam o Naturismo no Brasil.

Esta edição ficará no ar pelo acesso principal até 6 de abril de 2009.

 

Boa leitura. Boa diversão. Boa reflexão.

 

Pedro Ribeiro

Editor

pedroribeiro@jornalolhonu.com

OLHO NU lembra que as idéias e afirmativas contidas nas matérias e cartas expressam inteiramente a opinião dos respectivos autores e entrevistados, não sendo necessariamente compartilhada pelo editores do jornal.
ATENÇÃO: OLHO NU está aceitando anúncio pago de qualquer produto ou serviço (menos erótico e pornográfico). Escreva para publicidade@jornalolhonu.com e peça maiores informações.

Olho nu - Copyright© 2000 / 2009
Todos os direitos reservados.