') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°100 - março de 2009 - Ano IX

Artigo publicado na seção "Homenagens" do Recanto das Letras, em 23/02/2009, pelo naturista Luiz Roberto Bodstein.

http://www.recantodasletras.com.br/homenagens/1453706

Naturismo - A verdadeira diferença

por Luiz Roberto Bodstein

 Quando me apresentei na RIONAT com minha mulher para nossa entrevista de admissão, lembro-me que o Sérgio de Oliveira - seu presidente na época - falou-me sobre como os novos integrantes se sentem ao começar a frequentar os encontros naturistas: "Ficam constrangidíssimos ao tirar a roupa pela primeira vez" - disse ele - "depois ficam mais à vontade, mas ao verem câmeras fotográficas por perto tratam logo de se afastar. Algum tempo depois concordam em serem fotografados de costas. Até que assuma sua nudez como algo natural leva um bom tempo".

Na ocasião eu não me dei conta de que comigo jamais aconteceu assim. Acho que já nasci naturista, se isso é possível numa família tão formal como foi a minha, pois sempre tirei a roupa muito à vontade em qualquer lugar onde houvesse pessoas que não se importavam com meu corpo nu, fosse dentro de casa ou em praias menos frequentadas. Por isso, talvez, vejo até com certa estranheza as pessoas se sentirem envergonhadas em tal situação. Minha mulher diz que, numa sociedade como a nosso, que faz disso um enorme tabu, o "ET" sou eu, que acha tudo natural, e não eles.

E ela está certa. Ainda está longe o dia em que usaremos as roupas como opção para agasalho somente quando nos aprouver, como em Cap D'Agde (cidade francesa de naturistas). Tenho várias experiências em que o preconceito ficou bastante evidenciado nos meus contatos com as pessoas. Vamos a elas:

Clique aqui e lei o restante do artigo.

(enviado em 7/03/09 por Flaviano Augusto)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2009
Todos os direitos reservados.