') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°100 - março de 2009 - Ano IX

 Eleições 2009: o futuro da FBrN em jogo

por Pedro Ribeiro

Foto: Edson Lavos

Reunião das federadas no Mirante, em julho de 2008

Nos próximos dias 20, 21 e 22 de março naturistas de todo o Brasil estarão reunidos na estância naturista Mirante do Paraíso, para participar de mais um Congresso Brasileiro de Naturismo. Este evento bi-anual serve para serem escolhidos os novos dirigentes da Federação Brasileira de Naturismo, que estarão à frente da instituição pelos dois anos seguintes. Porém este encontro terá algo de muito especial, pois, diferente de todos os outros antecessores, será a primeira vez que as eleições ganham um grande cunho democrático, com campanhas eleitorais e plataformas de governo sendo divulgadas antecipadamente.

Não é que anteriormente não se tenha tentado também ser mais democrático. O problema é que geralmente não havia candidatos antecipadamente e a eleição para os cargos acabavam sendo feitas por aclamação no momento da reunião dos congressistas. Os eleitos eram os presentes. Desta vez o processo foi mais claro e universal, muito embora somente possam votar os representantes das áreas naturistas e não toda a massa. Talvez algo que possa ser rediscutido e, quem sabe, modificado para o futuro.

OLHO NU contribuindo para que este processo democrático seja ainda mais transparente abriu espaço para que todos os candidatos aos diversos cargos pudessem se pronunciar, para que os eleitores e o restante da população naturista brasileira possam ter noção do que pensam e do que pretendem fazer, caso eleitos.

Em meados de fevereiro o jornal enviou, por e-mail, perguntas iguais a todos o candidatos e pediu-lhes que respondessem (clique aqui para saber quais foram as perguntas). Os endereços de contato foram aqueles divulgados na inscrição de suas candidaturas na comissão eleitoral. Todas as respostas recebidas estão divulgadas na íntegra, sem qualquer corte, acréscimo ou interpretação. Aqueles que não responderam a tempo, perderam uma grande oportunidade de ajudar a transformar a Federação Brasileira num grande palco de exercício da democracia.

Os que estão em vermelho responderam. Clique sobre seu nome para conhecer melhor o candidato.

Presidência

Ricardo Duarte

José Antonio Ribeiro Tannus

Vice-presidência

Jorge Bandeira do Amaral

Mariano Lotz

Conselho Maior

Região Norte

João Carlos Lima de Souza

Região Nordeste

José Wagner Oliveira

José C. Damasceno Filho

Região Sudeste

César Fleury Moraes

Arnaldo Soares

Francis Breuillac

Região Centro-Oeste

Elias Alves Pereira

Sonia Maria das Dores Silva

Região Sul

Miriam Lucia Zorzella Di Dio

Conselho de Ética

Renata Barreto Freire

Pedro Ricardo de Assis Ribeiro

Marcelo Pacheco

Eduardo Oide

João Batista de Souza


Olho nu - Copyright© 2000 / 2009
Todos os direitos reservados.