') popwin.document.close() }

Foto excluída por solicitação do portal Brasil Naturista

OLHO NU abre esta edição com uma carta enviada por um leitor amigo, que também é amigo dos dois casais presos em dezembro passado no Clube Naturista Colina do Sol, um deles formado por André Herdy, presidente eleito da FBrN e sua namorada Cleci Ieggli. Silvio Levy, residente nos Estados Unidos e proprietário de bens na Colina do Sol, sentiu-se indignado com as acusações que considera infundadas e veio especialmente ao Brasil para tentar apurar diretamente com os acusados maiores esclarecimentos. Conseguiu audiência com André e com Fritz (o outro acusado). Baseado em seus relatos e pela sua vivência pessoal na Colina do Sol apresentou a seguinte defesa:

 

Defenda o André - defenda o naturismo!

 

Colegas naturistas,

O presidente da Federação Brasileira de Naturismo, André Herdy, está preso há quase dois meses sob graves acusações de crimes que não só não cometeu, mas que jamais existiram. Seu único "crime" foi ter se desentendido com certos sócios do Clube Naturista da Colina do Sol (CNCS). Essa briga ocorreu porque o André tentou defender os princípios naturistas, a lei brasileira e o regulamento interno do CNCS, levantando a voz contra a discriminação e a truculência.

 

Junto com o André estão presos, pelas mesmas razões, três outros naturistas: sua namorada Cleci Ieggli e o casal de americanos Fritz Louderback e Barbara Anner. Depois que os encarcerou, dia 11/12/2007, a polícia fez através da imprensa as mais grotescas acusações contra os quatro: pedofilia, tráfico internacional de crianças, participação em quadrilhas mundiais, pornografia infantil.

 

Atualmente nem mais a polícia acredita na maioria dessas acusacões, que resultaram de falsas denúncias, partidas de inimigos políticos dentro da Colina do Sol. Mas nossa justiça, que foi rápida em decretar prisão preventiva, está sendo lenta em escutar os réus e as testemunhas. Estranhamente, apesar dos réus morarem no município de Taquara, onde fica a Colina do Sol, as acusações foram feitas à polícia de Porto Alegre e "investigadas" pelo delegado Juliano Ferreira, da Delegacia de Homicídios e Desaparecidos de lá, que se mostrou sequioso por enfeitar seu currículo com a apreensão de uma "quadrilha" ligada a uma "rede internacional de pedofilia". E é em Porto Alegre que os réus estão presos até hoje. Nesses quase dois meses, o André e a Cleci ainda não puderam comparecer uma só vez perante um juiz para se defender das acusações.

 

O Conselho Deliberativo do CNCS, ou pelo menos parte dele, é cúmplice na trama, pois no dia 15/12, em resposta à minha afirmação por email de que os acusados tinham sido vítimas de um ardil, o Conselho sarcasticamente convidou-me a depor na polícia, para "evita[r] que a
mesma se deixe levar por "falsas evidências" [aspas no original], como por exemplo os exames ... [que] contêm indicadores contundentes que comprovam os fatos." Ora, no dia 15/12 não tinha sido divulgado ainda o resultado de qualquer exame ou nenhuma outra evidência; no entanto o Conselho não só já havia decidido quais eram os "fatos", como tinha informações sobre esses tais exames que ainda não eram do conhecimento nem dos advogados de defesa, quanto mais de observadores isentos.

 

No decorrer das semanas seguintes, a polícia coletou muitos depoimentos, inclusive das supostas vítimas, e quase por unanimidade esses depoentes declararam não só não ter havido nada do que foi denunciado, mas que os quatro acusados não seriam capazes de tais atos. Mas o delegado distorceu tudo. Até obras de claro benefício social, como o fato do Fritz ter arranjado bicicletas para as crianças pobres da vila vizinha à Colina do Sol, foram transformadas em tentativa de aliciamento!

 

Dois menores que deram depoimentos prejudiciais declararam mais tarde que o tinham feito sob ameaças da polícia, e quiseram retirar seus depoimentos. Esta retração tampouco levou o delegado a reavaliar as provas; ao contrário, iniciou-se uma perseguição ao pai dessas crianças e ao jovem Cristiano Fedrigo, que tinha levado os menores à Corregedoria da Polícia para delatar a coação.

 

Aliás, o caso deste Cristiano mostra como aquilo que a polícia declarou à imprensa está longe da verdade. Ele é um jovem de origem humilde que mais ou menos se criou na Colina do Sol -- a mãe dele foi empregada do casal Celso/Paula, fundadores da Colina, e atualmente do
casal Fritz/Barbara -- e é um rapaz de caráter extraordinário. Tendo logo reconhecido seu potencial, o Fritz se dispôs a ajudá-lo: deu-lhe uma mesada para que ele pudesse cursar o segundo grau numa escola técnica de dois turnos, em vez de ter que ganhar a vida aos quinze anos; proporcionou-lhe uma visita de um mês aos EUA, quando aliás ficou hospedado na minha casa (ele tinha então 16 anos, meu filho 15); ajudou o irmão, já adulto, a conseguir um emprego melhor; e assim por diante. Ora, quando a polícia prendeu o Fritz e a Barbara -- tendo trazido consigo a mídia para documentar a grande "Operação PREDADOR" (como consta da bajuladora ata do CNCS de 12/01/08) -- estava presente o Cristiano, de férias. Pois insuflados pela polícia, os repórteres o fotografaram de surpresa, trajando apenas uma cueca, e publicaram a foto dele dizendo que se tratava de um menor de 16 anos (quando na verdade tem 20) que o Fritz tinha enviado para os EUA para se prostituir!

 

O que há por trás da armação

 

Mas por que esse ódio acirrado, que levou seis sócios do CNCS -- o Tuca (João Ubiratan), o Raul e sua esposa Bete, o Etacir, o Zumbi e até mesmo o vice-presidente do Conselho Deliberativo, João Olavo Rosés, a irem a Porto Alegre denunciar o que não viram? À exceção do Zumbi, cuja vingança foi de caráter pessoal, o objetivo deles foi eliminar o Fritz e a Barbara do quadro de sócios, e de preferência deportá-los do Brasil, porque não tinham conseguido, através de manobras burocráticas, calúnias e até ameaças, impedir que esses americanos propagassem o naturismo pela comunidade local e fizessem sua obra social. Puseram o André é a Cleci no meio porque estes defenderam, e continuariam defendendo, o Fritz e a Barbara; o André inclusive concedeu o passaporte naturista a vários menores das redondezas que vinham visitar a Colina no verão, sempre com a permissão dos pais, e que eram supervisionados ora por um casal, ora por outro, ou ainda por outros sócios que até o fim de 2006 frequentavam a Colina, tendo depois desistido por não aguentarem mais o ambiente hostil.

 

Que espécie de gente são o Fritz e a Barbara? Atualmente, ele tem 64 anos e ela 72. Aposentados, tornaram-se sócios patrimoniais da Colina do Sol em 2002, construíram sua casa lá, e para ela se mudaram, deixando seus filhos, todos já adultos, nos EUA. Nesses cinco anos, fizeram do Brasil seu país adotivo e da Colina do Sol o lugar onde gostariam de passar o resto de suas vidas. Prestaram muitos benefícios a ela: pagaram pela ampliação da rede elétrica e por outras benfeitorias, serviram no Conselho, emprestaram dinheiro sem juros a sócios que precisavam reformar suas casas... E todos na Colina conhecem a conselheira Anerose Braga e sua filha Laurinha, atualmente uma bela adolescente, que no entanto anos atrás precisou de uma operação delicada, que seus pais não tinham como pagar. Através de seus contatos nos EUA, o Fritz conseguiu uma passagem aérea para a Laurinha e a mãe e um hospital americano que fizesse a cirurgia, sem que a família pagasse um centavo! Sei que a Anerose tem estado ausente da Colina, mas não seria o caso de ela procurar saber o que o Conselho do CNCS está fazendo com seu benfeitor, em nome também dela?

 

Igualmente imporante, o casal tem se dedicado incansavelmente à ação social na comunidade local. Apesar da idade avançada, em 2007 eles adotaram, de papel passado, o jovem sem-teto Douglas, cuja guarda tinham recebido no ano anterior. Com o apoio de residentes da vila de Morro da Pedra e da cidade de Taquara, o Fritz fundou um curso de reforço escolar gratuito, em que as crianças pobres tinham aulas de português, matemática, inglês e informática. Conseguiu o uso de uma quadra de esporte para os jovens, atendimento médico para as crianças com um doutor de Novo Hamburgo, atendimento hospitalar para vários pacientes... Ainda em fins de 2006 possibilitou ao garoto Angelo Kohler uma cirurgia no Shriners Hospital em Chicago, que curou completamente sua escoliose de 70 graus, permitindo-lhe andar normalmente, assim como tinha feito com a Laurinha anos atrás. Contribuiu com uniformes para o time de futebol, bicicletas para as crianças que tinham que andar vários quilômetros para chegar à escola... Em suma, quem sai perdendo com a prisão do casal são justamente as crianças que nosso delegado zelosamente diz estar defendendo.

 

Quando o André se mudou para a Colina do Sol em fins de 2006, para morar com a Cleci (que já era sócia havia tempos), testemunhou tanto a ação social que o Fritz fazia -- e começou a contribuir seu trabalho de dentista -- como a oposição que a presença de uma meia dúzia de crianças pobres tinha despertado no CNCS. Tomou o partido da não-discriminação e da ética naturista: se os sócios ricos podiam convidar para o CNCS os amigos dos filhos (desacompanhados dos pais), por que o Fritz e outros sócios bem-intencionados não podiam convidar as crianças das redondezas, que respeitam o código naturista até mais que certos outros frequentadores adolescentes e mesmo adultos? Afinal, pregamos que o naturismo é bom e sadio. E assim é. Em todos os clubes naturistas que já frequentei ou visitei, as famílias podem trazer convidados menores com a permissão dos pais. (E permissão havia: uma das famílias chegou a se tornar sócia, e agora o pai está também nas malhas da justiça, acusado de deixar os filhos nas mãos do monstro Fritz! E não tem como se defender: obviamente não pode pagar adgovado, e se for defendido pelo advogado do Fritz e da Barbara será alvo de mais acusações de cumplicidade, segundo me foi esclarecido.)

 

No fim de 2006 a oposição se acirrou mais; certos sócios passaram a puxar briga, interpelando as crianças com grosseria e encerrando festas pelo meio. Foi nessa época que foram embora alguns aliados do Fritz, por não aguentarem mais a hostilidade. O Tuca, o Raul e o Etacir, detentores de monopólios (concessões) na Colina, e todos com motivos de serem gratos ao Fritz, começaram ao invés disso a fazeracusações públicas de "sem-vergonhice" dele com as crianças, mas sem a menor prova. A verdade é que a presença de crianças nas festas inibia a "sem-vergonhice", o que desagradava a muitos frequentadores do camping e portanto prejudicava o Tuca, concessionário do camping.

 

Vendo que não ia prevalecer por meios legítimos, o mesmo Tuca começou a fazer ameaças de violência contra o Fritz e o André - ameaças críveis em vista dos antecedentes criminais dele, sabidos na Colina desde que ele se mudou para lá, e responsáveis pelo "respeito" que ele granjeou. (Por examplo, em fins de 2003 e início de 2004, logo que me tornei sócio, muitos colineiros - inclusive alguns atualmente aliados com ele - suspeitavam que o Tuca permitia o uso de drogas no camping e queixavam-se disso à surdina, mas nunca o denunciaram formalmente por medo de represálias.) Seguiu-se, no início de 2007, uma queixa contra o Tuca por parte do Fritz e do André, que foi "investigada" pelo Conselho sem que o caso desse em nada. Nada - até janeiro de 2008, quando então o Conselho, em reunião secreta, encerrou o assunto em pauta "suspendendo" o Fritz e o André (já então presos), como castigo por terem acusado o Tuca!!! Quer dizer, as ameaças de violência reinam na Colina com impunidade, e punidas são as vítimas.

 

Em fevereiro de 2007 a situação pareceu melhorar, e o Carnaval foi pacífico. Mas dias depois o André foi procurado por um sócio que mora no Rio de Janeiro e que tinha passado o Carnaval no camping da Colina. Este declarou ter ouvido gente se gabando de um plano para destruir o Fritz: tirariam fotos de crianças nuas e as poriam na internet como se fossem dele. Algumas crianças de fato confirmaram mais tarde que houve gente tirando fotos delas brincando na praia no Carnaval - o que fere expressamente as normas do CNCS - mas não souberam reconhecer o fotógrafo (que portanto não era o Fritz, que aliás não participou das
festividades). Quem me falou tudo isso foi o próprio André, ainda em março de 2007, pedindo-me que alertasse o Fritz. O plano era tão simplório que este tomou pouca ou nenhuma precaução; mas sua existência mostra que o desejo de incriminar o Fritz falsamente vem bem de um ano atrás. Mal sabia ele que este desejo daria ensejo a uma trama muito mais bem urdida, que levaria de arrastão até o presidente da FBrN.

 

O que fazer

 

Foto excluída por solicitação do portal Brasil Naturista

Aqueles que amam o naturismo devem pressionar a FBrN a manifestar seu apoio ao André e garantir sua restauração assim que ele saia da cadeia. Agora que o processo entrou em fase judicial e os réus e testemunhas poderão relatar os fatos a um juiz, tenho esperança que os quatro sejam libertos em breve; mas como as acusações envenenaram a mente de muitos, dentro e fora da Colina, não é garantido que isso ocorra, e pode muito bem perpetuar-se uma enorme injustiça.

 

Acima de tudo, se você tem algum conhecimento direto da situação, por favor se manifeste. Escreva-me para que eu possa pôr você em contato com a defesa. O carioca que contou ao André a trama contra o Fritz em março de 2007 recusa-se a falar disso, e por consideração não vou divulgar seu nome; mas peço a Deus que ele mude de idéia, ou que venham à frente outros naturistas que ousem arrostar a diretoria do CNCS em prol da justiça.

 

Silvio Levy

Sócio patrimonial do CNCS

levy@msri.org

(enviado em 4/02/08)

 

O jornal OLHO NU se solidariza com a defesa de André Herdy e Cleci Ieggli e os demais envolvidos e apela para que todos os naturistas também o façam e ajudem no que for possível.

 

Pedro Ribeiro

Editor

pedroribeiro@jornalolhonu.com

Leia nesta edição:

Cartas dos leitores enviadas à redação entre 6 de janeiro e 6 de fevereiro de 2008.

NATClassificados. Leitores procuram contatos.

NATNotícias. As últimas informações sobre o caso André Herdy. Alemanha fará o primeiro vôo nudista da Europa. Praia do Pinho começou o verão bombando.

NATAssociações. O evento ecológico do Graúna. Aumento do acervo da Natuteca do Graúna.

NATAgenda. Calendário dos próximos encontros do Graúna. Programação de janeiro e fevereiro do Mirante do Paraíso. Happy Hour na Praia do Pinho.

NATRegistro. Os clubes e associações anunciaram em janeiro diversos eventos. Aqui fica o registro deles.

NATArtigo. A trilogia do nudismo de William Welby, por Jorge Bandeira.

NATInternacional. Reserva nudista em Tanti recebe 30 visitantes por dia. Vem aí a 4ª Corrida Nudista de Tanti. Novo Informativo da FPN já pode ser baixado por download. Revista Nudelot de dezembro está no ar.

NATNovidades. Naturismo na Região serrana do Rio. Blog naturista português no ar. Novo chat naturista. Campanha para símbolo do Naturismo. Novos verbetes no Glossário Naturista.

NATEvento. Grunapa se prepara para evento em 2009.

Nu em Notícia. Site indica em mapa onde existe nudez. Protesto em Barcelona. Naomi Campbell nua em Chiuahua.

Mês do naturismo. Campanha para elaboração de frases para festejar o Dia Nacional do Naturismo o mês inteiro.

NATCinema. Filmes que tem algo a ver com o Naturismo: "Um casamento original" e "Tarzan e sua companheira".

De Olho na Mídia. Naturismo no DF. Imprensa que morde e assopra o Naturismo. Matérias da TV sobre a visita da presidência da FBrN a Tambaba e sobre o vôo naturista para Tambaba.

De Olho na Mídia Internacional. Argentinos não saem da praia do Pinho.

NATPoesia. Três poesias para o Naturismo.

Notícias da FBrN. 31º Congresso da INF. Confirmadíssimo no Brasil.

NATCuriosidades. Orquestra chinesa de sopro e piano. Nu em Woodstock.

NATHumor. Fantasias para o carnaval. Hino Nacional Naturista.

NATSaúde. Gelatina e Sol fazem bem.

 

Esta edição ficará no ar pelo acesso principal até 6 de março de 2008.

 

Boa leitura. Boa diversão. Boa reflexão.

OLHO NU lembra que as idéias e afirmativas contidas nas matérias e cartas expressam inteiramente a opinião dos respectivos autores e entrevistados, não sendo necessariamente compartilhada pelo editores do jornal.
ATENÇÃO: OLHO NU está aceitando anúncio pago de qualquer produto ou serviço (menos erótico e pornográfico). Escreva para publicidade@jornalolhonu.com e peça maiores informações.

Corpos Nus - Verdade Natural. Somente R$ 35,00

(mais despesas de envio)

Clique aqui e saiba como adquirir a nova edição do livro de Paulo Pereira: "Corpos Nus - Verdade Natural"

Jornal Olho nu - edição N°87 - fevereiro de 2008 - Ano VIII


Olho nu - Copyright© 2000 / 2008
Todos os direitos reservados.