') popwin.document.close() }

Graúna e a questão ecológica

foto: pedro Ribeiro

Jorge Bandeira, diretor de divulgação e  Greice, secretária, durante o X Encontro Brasileiro de Naturismo na praia do Pinho

Prezados naturistas!

Em nossa primeira atividade naturista de 2008 realizamos, de forma eficaz, a limpeza da área do sítio onde o Graúna realiza seus encontros ao natural. Foi uma boa ação, e espero que não seja apenas esporádica. Aproveitamos a natureza exuberante e caminhamos juntando os resíduos deixado pelo bicho homem/mulher nos caminhos da trilha da mata amazônica, tão castigada por pessoas que não pensam de maneira mais ampla na preservação daquele ambiente natural.

As fotos de nossa ação ficaram a cargo de Carlos Sena e Mauro, solicito inclusive aos dois que reenviem a todos desta caixa as fotos tiradas para consulta visual.

No mais, depois de um trabalho ecológico de 1 hora, foi com assombro que percebemos que existiam lixos por toda parte, e alguns já em estado de degradação total, quase que inseridos ao Meio Ambiente (latas de cerveja, restos de cigarros, tampas de metal e plásticas, plásticos variados, pneus velhos, fios de cobre, arames, tecidos velhos, são alguns dos quais recordo!). Ao longo dos 800 metros desta caminhada ecológica foi o que encontramos. O resultado assusta: 4 sacos de lixo cheios! É muito lixo! Saliento que o Graúna fiscaliza a conduta de seus integrantes e visitantes, e garantimos que apenas 1% é lixo do Graúna, de algum naturista descuidado, o que, às vezes, é perdoável. O restante, o grosso do material recolhido, é fruto das atividades de grupos têxteis, religiosos (a área é alugada também para grupos evangélicos como os Adventistas, por exemplo).

Amigos, como verificamos que a área continua sofrendo com o descaso de muitos que sujam e emporcalham o Meio Ambiente resolvemos transformar esta ação em AÇÃO PERMANENTE, ou seja, todo mês vamos limpar o máximo possível a área que utilizamos ao menos uma vez ao mês.

É por essas e outras que exatamente hoje, 24 de janeiro, o governo brasileiro convocou uma reunião de emergência sobre o desmatamento e o descaso com a Amazônia, que continua a sofrer com a ação cruel dos gananciosos e inescrupulosos.

ESTE ANO É O ANO DO PLANETA TERRA! OU FAZEMOS ALGO OU CORREMOS RISCOS, JUNTO COM AS FUTURAS GERAÇÕES.

Próximo encontro do Graúna: DIA 24 DE FEVEREIRO DE 2008, NO SÍTIO DO PAULO.

Jorge Bandeira


NATUTECA do Graúna aumenta seu acervo

Nossa natuteca acaba de receber a doaçao da IANA, graunense, dos seguintes filmes que tem relação com o naturismo: kIRIKOU E OS SERES DA FLORESTA E KIRIKOU (o primeiro) e a Feiticeira. Aproveitem (quem está em Manaus) para fazer empréstimos do acervo (vídeos, dvds, revistas, livros, etc)

PRÓXIMO ENCONTRO: 24 DE FEVEREIRO.(domingo)

(enviado em 4/02/08 por Jorge Bandeira)

Corpos Nus - Verdade Natural. Somente R$ 35,00

(mais despesas de envio)

Clique aqui e saiba como adquirir a nova edição do livro de Paulo Pereira: "Corpos Nus - Verdade Natural"

Jornal Olho nu - edição N°87 - fevereiro de 2008 - Ano VIII


Olho nu - Copyright© 2000 / 2008
Todos os direitos reservados.