') popwin.document.close() }

Republicação e atualização das mensagens enviadas à seção Cartas Enviadas de 6 de janeiro a 6 de fevereiro de 2008

Cartas para esta seção: cartas@jornalolhonu.com


Região Serrana

 

AOS NATURISTAS (OU NÃO) DA REGIÃO SERRANA DO RIO DE JANEIRO

 

Mais uma vez estou enviando uma mensagem aos naturistas e aos que querem ser naturistas da Região Serrana do Rio de Janeiro. Moro em Nova Friburgo e sinto falta de um contato entre os naturistas da nossa região. Solicito aos adeptos e adeptas das cidades de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Cantagalo, Cordeiro, Bom Jardim, Santa Maria Madalena, o pessoal que freqüenta Sana, Lumiar, São Pedro da Serra, Boa Esperança e de outras localidades que compõem a região da serra fluminense, que escrevam para o e-mail naturismonaserra@oi.com.br, para que possamos começar uma integração, uma troca de informações e conhecimentos.

 

Penso que podemos formar um grupo e criar uma associação. Nossa região é belíssima, com muitos pontos paradisíacos, muito verde, muita água, cachoeiras, rios cristalinos. Uma natureza que precisa ser aproveita pelos amantes do naturismo. Já está no ar o site na rede com o nome www.naturismoemfriburgo.hpg.com.br, para facilitar este encontro naturista da serra fluminense.

 

Douglas Amaral

Nova Friburgo - RJ

naturismonaserra@oi.com.br

(enviado em 2/02/08)


Vitória mais uma vez, para o Brasil(4)

 

O GRUPO AMAZÔNICO UNIÃO NATURISTA PARABENIZA A TODOS PELOS ESFORÇOS EM TORNAR TAMBABA 2008 UMA GRATA REALIDADE PARA O NATURISMO MUNDIAL E BRASILEIRO.

 

Iran Lamego- Presidente do Graúna-Am

Jorge Bandeira- Diretor de Divulgaçáo.

Manaus - AM

(enviado em 1/02/08)


Vitória mais uma vez, para o Brasil(3)

 

Amigos Naturistas

 

Mesmo nas horas mais difíceis, quando muitos achavam impossível a realização do congresso em Tambaba, nunca perdemos a esperança,pois sabíamos do trabalho sério que vínhamos desenvolvendo juntos com a FBrN e a Prefeitura Municipal de Conde.

 

Nesse momento tão importante para o naturismo brasileiro e que, mais uma vez, vencemos aqueles que não gostariam que o congresso viesse para o Brasil.

 

Queremos agradecer a todos os naturistas que diretamente ou inderetamente contribuíram para essa nova VITORIA, em especial ao Srs LAURINDO E ISMAEL que fizeram o possível e até o impossível para mostrar o trabalho sério que estávamos desenvolvendo.

 

Quero destacar o Trabalho incansável que o Saulo Barreto realizou na Europa e junto a INF. Não poderíamos deixar de enfatizar o trabalho desenvolvido pelo nosso presidente Elias Pereira e pelo José Antonio, representando o Conselho Maior, que procuram tão bem administrar junto aos naturistas e a Federação Internacional de Naturismo.

 

NATURISTAS, TAMBABA VoS ESPERA DE 08 A 12/09/2008 PARA JUNTOS REALIZARMOS O MAIOR CONGRESSO INTERNACIONAL DE NATURISTA, QUE FICARÁ MARCADO NA HISTORIA MUNDIAL DO NATURISMO.

 

Paulo Campos

Presidente da SONATA

João Pessoa - PB

(enviado em 1/02/08)


Vitória mais uma vez, para o Brasil(2)

 

Maria Luzia, Laurindo, Elias e amigos,

 

É uma vitória maiúscula, pois mostra que mesmo na adversidade a FBrN, com o apoio espetacular do Laurindo e do Ismael, mostrou maturidade e conseguiu com serenidade enfrentar esta batalha.

 

Neste momento escrevo da casa de nosso presidente Elias, em Brasília. Daqui alguns minutos eu, Eliane, Elias e Lili embarcaremos para João Pessoa, onde alem do carnaval iremos encontrar com a equipe organizadora do congresso.

 

Laurindo, estarei em Paris, Madrid, Lisboa entre 26 de abril e 04 de maio.

 

Gostaria imensamente de encontrar-me com você e o Ismael. Assim que souber as datas exatas em cada cidade entrarei em contato.

 

Abraços,

 

José Antonio Ribeiro Tannus

Goiania - GO

(enviado em 1/02/08)


Vitória mais uma vez, para o Brasil

 

Bom dia, Laurindo!

 

Que notícia MARAVILHOSA!

 

Ficamos muito agradecidos a você e ao Ismael pelas diversas batalhas que enfrentaram para conquistarmos esta Grandiosa Vitória. Temos a certeza que este Congresso será o mais significativo de todos os já realizados porque marcará um novo tempo no Naturismo Mundial e da América Latina.

 

O Elias, o José Tannus e outros estarão em Tambaba a partir de hoje para as festas de carnaval onde também irão trabalhar em prol do congresso.

 

Vamos pedir a Deus que abençoe a todos nós para que em setembro possamos nos abraçar, num GRANDE ABRAÇO de Amizade, Solidariedade, Companheirismo e Paz.

 

Confesso-lhe que neste momento de intensa alegria gostaria que o André Herdy pudesse compartilhar concosco festejando também porque sabemos o quanto ele batalhou por isto. Mas estamos crendo muito que ele vai conseguir provar sua inocência e da sua esposa Clecy.

 

Uma vez mais, muito obrigada por tudo.

 

Beijos da irmã/amiga

 

Maria Luzia

Vitória - ES

(enviado em 1/02/08)


Espaço de praia, totalmente deserta, tranquila

 

Gostaria da colaboração dos amigos para a divulgação de local. Trata-se de
espaço de praia, totalmente deserta, tranqüila e ideal para o Naturismo Voluntário. A praia tem mais ou menos 5 Km na reserva da Massambaba, vizinha do Condomínio Vilatur Saquarema-RJ.

 

Veja o local clicando nas fotos a seguir:

 

 

Vamos divulgar mais essa nova opção. Passe adiante.

 

Também, Veja fotos nos links abaixo:

 

http://www.panoramio.com/user/901690

http://www.panoramio.com/user/862844

http://www.panoramio.com/user/732720

 

Vamos repassar este e-mail com os links das fotos aos nossos amigos.

 

Veja Fotos, de outros amigos, também no "Google Earth".

 

Ivan Mattos

Saquarema - RJ

ivan51@click21.com.br

(enviado em 28/01/08)


Jornal OLHO NU está decaindo

 

Hola Pedro

 

Ante todo mis saludos desde Perú, soy integrante de un grupo naturista (naturismo_Peru/ proyecto naturista Asociación Nudista Naturista del Perú) que poco a poco estamos fomentando y desarrollando actividades naturistas.

 

Siempre he estado atento al desarrollo del naturismo en Brasil muy especial llevada por tu revista virtual Olho NU, el mismo que tiene mucho arraigo en tu país por haber sido la pionera en la información naturista brasilero. Con mucha pena he visto que la revista ha decaído cerca del 60% de información diversa (noticias solamente), la misma que ha sido acaparada por la página web Brasil Naturista de Marcelo Pacheco, ahora es la que informa sobre el naturismo a nivel nacional e internacional.

 

Pero tu debes proseguir como siempre lo has estado haciendo informando de todas las formas (noticias nacionales e internacionales, fotografías) ahora la exlusividad de las fotografías creo que la tiene Brasil Naturista, lo cual no puede ser posible porque estan restringiendo la información y/o las noticias como debe ser. espero que la revista del mes de febrero sea algo exclusivo para todos los naturistas brasileros y a nivel latinoamericano, solamente es una apreciación de amigo, un abrazo fraterno se despide

 

Daniel Pereda.

Lima - Peru

(enviado em 18/01/08)


Naturistas em Pernambuco

 

Ola, sou um pouco leigo sobre o naturismo e só acompanho as materias pelos jornais, como o jornal olho nu, e queria saber se existe alguma comunidade naturista em PE, pois gostaria de me familirizar com outras pessoas naturistas do local.

 

Emerson de Sousa

mdsddutra@bol.com.br

Recife - PE

(enviado em 15/01/08)


Editorial (4)

 

Ando meio afastado das notícias do naturismo por questões de trabalho. Hoje fui ler o Jornal Olhonu e levei um susto ao ler o seu editorial (http://www.jornalolhonu.com/jornais/olhonu_n_086/abre.htm).

 

Apesar de não conhecer o André pessoalmente, mas acompanhei o trajeto dele até a presidência da FBrN. Não consigo acreditar que ele tenha se envolvido num caso deste.

 

Aceite os meus votos de um feliz 2008.

 

Mauro Cherobim

São Paulo - SP

(enviado em 10/01/08)


Editorial (3)

 

Felicito a Pedro Ribeiro por expresar lo que muchos de nosotros hemos pensado desde un principio.

 

No se puede condenar a una persona si todavía no lo ha hecho la Justicia.

 

Hasta que Andrè Herdy sea declarado culpable debemos concederle el beneficio de la duda.

 

Yo tambièn conocì a André Herdy en el Congreso Internacional de la INF/FNI y me pareciò una persona de fuertes convicciones naturistas no compatibles con la imagen de un pedòfilo. Y si resulta que es inocente? Por que condenarlo de antemano?

 

No podemos descartar que toda esta situación pueda haber sido provocada por enemigos del naturismo y de la Federación Brasilera de Naturismo.

 

Espero que se haga justicia y que se aclaren estos confusos episodios que dañan la imagen del naturismo mundial-

 

Cordialmente

 

Florencia Brenner

Secretaria de Apanna Asoc.Civil.

Buenos Aires - Argentina

(enviado em 9/01/08)


Perplexo

 

Boa noite Pedro,

 

Sou o Márcio aqui de SP, e estive aí muitas vezes com vocês no Abricó,  inclusive em companhia do André, e fiquei sabendo agora, no final de semana o que havia ocorrido com ele.

 

Realmente, não acredito que ele possa ser culpado de tais acusações, até porque ele se mudou há pouco tempo para lá( coisa de um, ou um ano e meio), deve ser isso, e pelo que sempre vi, ele foi uma pessoa correta nesse ponto.

 

Mas agora me pergunto, se realmente é uma manipulação de fatos, ou alguma armação, ou talvez até, ele apenas estava no local e hora errados, o que podemos fazer? Não seria o caso da Federação, também colocar um bom advogado no caso? E se necessário talvez nós, que na verdade usufruímos de muitas das coisas realizadas por ele, não deveríamos nos mobilizar e tentar ajudar nesse sentido?

 

Como você acha que podemos nos mobilizar, no sentido de ajudar a esclarecer tais fatos?

 

Você está a par dos últimos acontecimentos?

 

Marcio Fernandes

São Paulo - SP

(enviado em 8/01/08)


Editorial (2)

 

Parabéns pela atitude... já era tempo de alguém ter tomado essa iniciativa.
Como sou iniciante no convívio com as agremiações que se unem na formação de uma FEDERAÇAO, fiquei sem entender o motivo pelo qual ninguém se pronunciou em favor do Presidente, até então acredito ser pessoa "idônea". Caso o tivesse conhecido pessoalmente ou convivido com o mesmo, estaria buscando meios de mostrar sua inocência.

 

Aguardo ansioso um final feliz.

 

Saudações Naturistas

 

Aury Assis

Presidente

Fortaleza - CE

(enviado em 8/01/08)


Editorial (1)

 

Concordo plenamente com todas as suas palavras e estou ansioso por ter notícias, pois onde moro, em Varginha, não tenho acesso a nenhum tipo de informação e desde já estou muito triste em saber que eles ainda estão presos (André e Cleci) e sou completamente solidário ao casal. Torço e rezo para que provem a inocência deles e concluo com a afirmação que sou fã do brilhante trabalho do André pelo Naturismo.

 

José Lino

Varginha - MG

(enviado em 7/01/08)


Rumos

 

A maneira mais segura de destronar um rei é fazer com que o seu povo ria dele. Nossos políticos podem fazer misérias, até mesmo sustentar amantes com dinheiro público, e nada lhes acontece. Mas, lembro de um tal Barreto Pinto, acho que era este o nome. Foi fotografado de cuecas! Cassaram-lhe o mandato sem muita discussão.

 

O ridículo, a má interpretação, entre outros, são perigos que ameaçam empresas, associações, movimentos, enfim tudo que de alguma forma depende do beneplácito da sociedade. Para que nós naturistas possamos seguir ao nosso lema “vivendo em harmonia com a natureza e praticando o nudismo em grupo, com a intenção de desenvolver o auto-respeito, o respeito pelo outro e o cuidado com o meio ambiente” também devemos ficar atentos, no sentido de evitar atitudes que possam vir a prejudicar nossos objetivos. Além de viver de acordo com os nossos preceitos, nós também queremos, como todo movimento de cunho filosófico, aumentar o número dos que pensam como nós. É fundamental que as nossas atitudes não sejam mal entendidas.

 

Senti-me impelido a levantar este assunto quando li a notícia de que 500 nudistas europeus já reservaram passagem em aeronaves especialmente fretadas para virem ao congresso do ano que vem em Tambaba. Até aí tudo bem. Mas a notícia dizia também que farão a viagem sem roupa. Aí me pergunto: o naturismo vai ganhar pontos junto á sociedade com esta nota? Avião é lugar para prática do naturismo? Naturismo vem de natureza. Quer algo mais afastado desta do que o tecnicismo de um Boeing ou Airbus?

 

Tudo a seu tempo e em seu ambiente adequado. Naturismo é lindo quando vivido no entorno que o inspirou. Mesmo que não o pratique, qualquer um pode imaginar o nu junto ao mar, na praia, junto ao rio, ao lago, na floresta. O corpo nu no esporte, como foi representado no filme “Olympia”, é algo maravilhoso. A academia de ginástica, a piscina, a sauna também são lugares naturais para ser naturista. Mas, não um avião!

 

O clima é outro fator que faz parte do contexto. Não tem o menor sentido ficar nu, com a pele arrepiada e batendo os dentes (com resfriado no dia seguinte). Não me parece aconselhável, tampouco, se apresentar de pulôver e cachecol, mas despido da cintura para baixo. Ou vice-versa. Nada tem de natural. Por outro lado sabemos que a sensibilidade à temperatura varia de indivíduo para indivíduo. Daí porque acho que temos que pensar em nos libertar da obrigatoriedade do “todo mundo nu”! É verdade que isto em nossas praias, como áreas públicas, ainda é necessário.

 

Mas o que realmente preocupa são os excessos, como esta estória do avião repleto de nudistas. Estes de fato são apenas “nudistas”. Que venham fazer turismo nu e gastar seus Euros no Brasil. Entretanto seria bom que não fossem notícia, pois trazem conotação hilária a uma idéia que pretendemos ver respeitada.

 

Norberto Toedter

Sem indicação de cidade

(enviado em 7/01/08)

Corpos Nus - Verdade Natural. Somente R$ 35,00

(mais despesas de envio)

Clique aqui e saiba como adquirir a nova edição do livro de Paulo Pereira: "Corpos Nus - Verdade Natural"

Jornal Olho nu - edição N°87 - fevereiro de 2008 - Ano VIII


Olho nu - Copyright© 2000 / 2008
Todos os direitos reservados.