') popwin.document.close() }
Jornal Olho nu - edição N°58 - julho de 2005
Editorial | Cartas dos Leitores | NATClassificados | NATNotícias | NATNovidades | Nu em Notícia | NATCuriosidades | NATOpinião
De olho na Mídia | NATEvento | NATEspecial | NATInternacional | NATConto | NATVariedades | NATHumor | NATFotos

Jornal Olho nu - edição N°58 - julho de 2005 - Ano V

Pensando o Naturismo

 

Olá naturistas,

 

Vamos pensar, vamos escrever, vamos refletir e nos posicionar, já começamos, mas a maioria que escreveu praticamente concorda com as minhas idéias e bem sabemos a grande maioria silenciosa discorda, só existe real crescimento quanto há confronto, oposição, argumentos. Ninguém é dono da verdade.

 

Todos grupos naturistas, que já entrei em contato natural ou virtual, enchem a boca ao dizer que seguem as regras da federação e pronto. Não sou contra as regras, mas é óbvio, pelo temas que levantei, que podemos e devemos questioná-las e aprimorá-las. É bom que seja dito que as atuais regras, explícitas ou não, carregadas de muito conservadorismo e preconceito, não surgiram por acaso. Foram frutos de muitos problemas enfrentados pelos pioneiros, o Celso e o pessoal do SUL que o digam. Na revista Naturis, que infelizmente parou de circular, no jornal virtual www.jornalolhonu.com , no site www.pelados.com.br, tem muita informação importante e imprescindível para que não fiquemos inventando a roda de novo e para que não sejamos anarquistas do oba a oba.

 

Para evitar problemas é muito importante que as pessoas se conheçam, que hajam encontros preliminares de roupa, que as pessoas se correspondam via e-mail telefone, correio... Para a maioria dos grupos basta um casal se apresentar como tal para ter acesso livre, tanto aos clubes como às praias. Muitos nem conhecem as regras e nem comportamento básico de higiene tomam.

 

Gosto muito da idéia da formação cotizada de grupos para alugar sítio para se encontrar. Empreendimentos comerciais como Rincão, Paraiso, Ramanat e Mirante, para mim são uma opção melhor do que praia pois pode haver um controle bem maior, mas ficamos a mercê das regras do dono do
empreendimento. Controle? Controlar o quê? Controlar porquê? Já que minhas idéias tem um ar liberal em contraponto com as regras atuais. O ponto básico é o caráter, a conduta e o respeito de e para com os freqüentadores, e isso só se adquire com o tempo e com o contato.

 

Descobri e me associei a quatro grupos de e-mail da yahoo relacionados com o tema naturismo e proponho que assuntos de interesse geral sejam postados para os quatro, para isso quem se interessar tem que mandar um e-mail para o grupo pedindo para se inscrever.

 

Temos o BHNAT e o n_i_p, bem semelhantes quanto ao propósito, o BHNAT de pessoas dos arredores de Belo Horizonte e o N_I_P dos arredores de Campinas, em ambos as pessoas estão ainda se conhecendo não tendo ainda havido encontro ao natural.

 

O internat_ está um pouco parado, mas tem textos muito bons, inclusive com uma monografia sobre o tema. E o propósito básico do grupo são estudos sócio-psico-filosóficos sobre o tema naturismo.

 

Já NudismoeBeleza tem associação aberta, embora as mensagens e fotos sejam moderadas. Pelas palavras da Sônia, umas das moderadoras, deve ter uns 10% de naturistas e o resto de curiosos. A explicação é simples, nos arquivos do grupo deve ter mais de uma centena de fotos de naturistas lindas e jovens, nada pornográfico, fotos realmente boas de moças lindas. Mas cadê a beleza da meia idade, dos gordos, dos negros, e mesmo da beleza dos que não têm vergonha de si mesmo e se mostram como são, e cadê Os homens? As fotos não refletem em termos proporcionais e estatísticos a realidade do naturismo mundial, onde a juventude e a participação feminina é minoria. Como participo de todos, e mais que isso, dá filosofia por trás da prática do naturismo, proponho para os moderadores que criem um critério para que o grupo não vire, ainda mais, uma playboy naturista: Que o número de fotos de homens e mulheres seja o mesmo. Que o número de homens e mulheres jovens tipo padrão comercial de beleza seja no máximo 3 vezes o número de idosos e jovens fora do padrão.

 

O BHNAT e o internat_ ,cada um, tem um comentário muito sobre " os temas polêmicos" o NIP tem vários muito bons. Já temos uma boa base para desenvolvermos os temas. Principalmente se as pessoas interessadas se associarem aos outros grupos, como propus no início.


BHNAT@yahoogrupos.com.br, N_I_P@yahoogrupos.com.br,
internat_@yahoogrupos.com.br, NudismoeBeleza@yahoogrupos.com.br


Para entrar é só mandar uma mensagem para os endereços abaixo de preferência
se apresentando minimamente:
BHNAT-subscribe@yahoogrupos.com.br,                           
N_I_P-subscribe@yahoogrupos.com.br,                             
internat_-subscribe@yahoogrupos.com.br,                      
NudismoeBeleza-subscribe@yahoogrupos.com.br

 

Proponho aproveitarmos o espaço para debatermos livremente temas polêmicos, tais como:

 

1. Homens solteiros

Se seguirem as normas, porquê não? Respostas já manjadas, os homens são a maioria, espantam as mulheres, as mulheres se inibem se houver uma maioria masculina.

 

2. Participação de vestidos.

Creio que poderíamos aceitá-los, deste que se comportassem de acordo com as regras e pagassem 10 vezes mais que a taxa normal das despesas. Para mim o que interessa é a liberdade e possibilidade sem impedimentos de estar nu de preferência na companhia de pessoas que respeitem minha opção, se estão de roupa ou não tanto faz.

 

3. Mulheres somente de topless idem ao anterior.

 

4. Casais homossexuais masculinos (pois casais femininos normalmente são aceitos)

idem ao anterior, é muita hipocrisia, preconceito e atraso não aceitar os homossexuais, pois até as leis e governo já aceitam, o que importa não é a opção sexual de cada um e sim a forma como se comportam no grupo, repito se seguem as normas, que são muito claras e explicitas, porquê não?

 

5. Travestis

Já li sobre este tema, não sei se no Olho Nu, ou na revista Naturis, comentaram na época que seria muito chocante ver uma mulher com pênis, que não seria bom para a formação infantil, etc. Não concordo, acho este argumento preconceituoso e hipócrita, acho que seria bom para a formação de todos, adultos e crianças, para podermos compreender e respeitar um pouco mais esta parte da população tão marginalizada.

 

6. Família

Acho que com a desculpa de ambiente familiar os grupos acabam criando regras em demasia, moralismo demais, as vezes parece até grupo religioso do século passado, tudo não pode, tudo é pecado. Creio que por trás da desculpa família esta escondido um grande preconceito e falta de respeito para com boa parte da sociedade. Para mim naturismo é algo tão natural como trabalho, lazer, religião, escola, só que sem roupa, as regras básicas de convivência e legais tem que ser seguidas como em qualquer lugar tais como: higiene, educação, respeito, não invadir o espaço alheio seja da forma que for, não violência, não masturbação ou sexo em público, não roubar, não agredir etc.

 

7. Casais swingeres

O que vier a ocorrer entre adultos com livre consentimento dentro dos quartos com as portas fechadas, ninguém tem nada com isso.

 

8. Pedofilia

Este para mim é uma grande preocupação. Como nos precaver? Como evitar? Como todos sabem, existem câmeras minúsculas e dissimuladas.

 

9. Como o grupo deve se precaver com relação abusos e condutas fora das regras.

Num grupo que participei teve um caso de senhor casado, com a esposa no grupo, se insinuar abusivamente para com uma jovem.

 

10. e outros...

 

Vamos lá pessoal, reflitamos e partamos ao debate construtivo, educado, livre e com argumentos lógicos.


Roberto
 

*Membro do Internat

robertoc@superig.com.br


Olho nu - Copyright© 2000 / 2005
Todos os direitos reservados.