') popwin.document.close() }
Jornal Olho nu - edição N°58 - julho de 2005
Editorial | Cartas dos Leitores | NATClassificados | NATNotícias | NATNovidades | Nu em Notícia | NATCuriosidades | NATOpinião
De olho na Mídia | NATEvento | NATEspecial | NATInternacional | NATConto | NATVariedades | NATHumor | NATFotos

Jornal Olho nu - edição N°58 - julho de 2005 - Ano V

O World Naked Bike Ride, literalmente, Passeio Mundial de Bicicleta Nu vem atraindo cada vez mais participantes ao redor do mundo. O Brasil já fez se representar por dois anos consecutivos. No ano passado apenas duas pessoas participaram, em São Paulo. Neste ano já oito pessoas desnudaram-se sobre suas bicicletas no Rio Grande do Sul (leia em Nu em Notícia). Mas em outros países há uma verdadeira passeata no meio das ruas, com platéia que não parecem estar nem um pouco indiferentes à movimentação.

Pedalando Pelado

por Pedro Ribeiro*

O World Naked Bike Ride aconteceu no sábado 11 de junho em muitas cidades ao redor do mundo. O protesto é contra carros movidos à gasolina e óleo diesel e a dependência que a sociedade atual tem com os combustíveis derivados do petróleo, além de celebrar o poder e a individualidade dos corpos humanos. "Como ciclistas nós já nos sentimos totalmente nus e desprotegidos em meio a tantos carros". disse um participante.


Em Londres cerca de 250 ciclistas participaram durante uma hora e meia, percorrendo lugares famosos como Piccadilly Circus, Big Ben, Covent Garden, Oxford street e a embaixada americana. 


Milhares de pessoas acompanharam o trajeto dos ciclistas, saudando-os com muita alegria. parece até que todo mundo tinha uma câmera ou celular que tira fotos junto de si naquele momento.


Esse evento ajudou a remover inteiramente qualquer dúvida de que seria ilegal, no Reino Unido, simplesmente estar nu em público.


O passeio nu de bicicleta coincide com  o primeiro dia da Semana Nacional da Bicicleta, evento oficial londrino promovido por uma empresa privada sem fins lucrativos (http://www.bikeweek.org.uk/).


No resto do mundo, 50 cidades espalhadas em 15 países participaram da manifestação. Leia detalhes clicando no sítio oficial da organização http://www.worldnakedbikeride.org/


*informações obtidas nos sítios oficiais

Marcelo Pacheco, 32 anos, é naturista há quase 10 anos. É empresário, trabalhando com aquilo que todo naturista gostaria de trabalhar: o naturismo: ele é o proprietário do portal Pelados.

Ele foi o principal articulador para que o Brasil não tivesse ficado de fora do Passeio Cliclístico Mundial, organizando na cidade de Taquara (RS), onde mora, o evento no dia 11 de junho.

Marcelo deu uma pequena entrevista ao OLHO NU sobre a manifestação.

Olho Nu: Onde costuma praticar o naturismo?
Marcelo Pacheco: COLINA DO SOL-RS

Qual a importância do World Naked Bike Ride para o naturismo?

ENTENDO QUE TODOS COMO NATURISTAS, DEFENDEMOS UM MUNDO MELHOR, SEM POLUICÃO E UM MEIO AMBIENTE EQUILIBRADO.

 

Por que decidiu participar ?

COMO EDITOR DE UM MEIO DE COMUNICAÇÃO NATURISTA, PORTAL PELADOS, NÃO PODERIA DEIXAR PASSAR EM BRANCO A PARTICIPAÇÃO DO BRASIL NESTA MANIFESTAÇÃO DE ÂMBITO MUNDIAL.

 

De que forma eventos como esse podem ajudar o naturismo a se consolidar ?

NO MEU ENTENDIMENTO SÃO COISAS DISTINTAS, MAS A MANIFESTAÇÃO CONTRA O CONSUMO DE COMBUSTÍVEIS E A DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE SÃO DE INTERESSE DE TODOS.

 

Você gostaria que se pudesse ficar nu, ou andar nu por qualquer lugar das cidades?

CLARO, ESTIVE CONVERSANDO, EM BARCELONA(Espanha), COM OS SRS. JUST E JACINTO, IDEALIZADORES E FUNDADORES DO MOVIMENTO CHAMADO 'NUDITISMO', DIREITO AS DIFERENÇAS. MOVIMENTO ESTE QUE LUTA PELO DIREITO DE ANDAR NU EM QUALQUER LUGAR. APOIADOS PELO PODER PUBLICO ESTÃO FAZENDO HISTÓRIA EM BARCELONA E NO MUNDO. NOTA: LEMBRO QUE ESTE MOVIMENTO NÃO É RECONHECIDO PELA INF.

O evento mundial de passeio de bicicleta deste ano foi muito fotografado. OLHO NU apresenta algumas fotos e links onde muitas outras poderão ser apreciadas.


Um leitor do OLHO NU, Horacio Lopez jr., fez um álbum digital selecionando quase duas dezenas de fotos em formato PDF, para impressão. Publicamos a seguir as fotos de seu álbum e quem quiser pode fazer o download do documento, clicando aqui (total do arquivo: 2,98MB).

 

 




Olho nu - Copyright© 2000 / 2005
Todos os direitos reservados.