') popwin.document.close() }
Jornal Olho nu - edição N°58 - julho de 2005
Editorial | Cartas dos Leitores | NATClassificados | NATNotícias | NATNovidades | Nu em Notícia | NATCuriosidades | NATOpinião
De olho na Mídia | NATEvento | NATEspecial | NATInternacional | NATConto | NATVariedades | NATHumor | NATFotos

Jornal Olho nu - edição N°58 - julho de 2005 - Ano V

Dia Internacional do Naturismo

 

por Pedro Ribeiro*

 

A Federação Internacional de Naturismo (I.N.F) convocou e as instituições brasileiras aderiram. No dia 5 de junho, coincidindo com o Dia Mundial do meio-ambiente, foi comemorado o Dia Internacional do Naturismo. Diversas áreas fizeram suas festas, mas, graças ao destaque dado pela mídia em geral, a realizada na Praia do Abricó no Rio de Janeiro vai ficar na história.

 

Talvez por ser sede dos maiores meios de comunicação do Brasil, quase tudo que acontece nas arenas cariocas vira notícia no Brasil inteiro, e muitas vezes no exterior. Não poderia ser diferente quando o assunto é naturismo.

O Incrível Hulk ficou com o prêmio de melhor pintura

 

A curiosidade despertada aos meios de comunicação fez o evento organizado pela Associação Naturista de Abricó se transformar em um mega empreendimento graças à repercussão causada pela notícia de que ele iria acontecer.

 

Tudo começou com uma pequena nota divulgada na coluna de Ricardo Boëchat, do Jornal do Brasil, de segunda-feira, dia 31 de maio. A partir de então as emissoras de rádio começaram a divulgar durante a apresentação dos programas mais populares, ora com tom curioso, ora com tom jornalístico e com pesquisas de opinião dos ouvintes. Isso foi o estopim por um grande interesse dos demais órgãos de mídia, o que gerou grande espectativa popular.

 

No dia 5, domingo, o maior trabalho da associação foi selecionar as pessoas que não teriam impedimento em ter suas imagens veiculadas em jornais ou TV. A cada pessoa que não desejavam aparecer foi colocada uma pulseira de plástico preto e amarelo. Estas, se acaso fossem focalizadas, teriam suas imagens deletadas do produto final. Quem não estivesse usando poderia aparecer sem problemas. O "X" da questão foi que mais de 60% dos presentes não queriam aparecer.

 

Imagem de TV: Luis Júnior

Presença bem diversificada de pessoas

Isto prejudicou também o próprio jornal OLHO NU em divulgar fotos do evento, pois estava difícil focalizar locais onde só haviam pessoas que não se importavam em aparecer.

 

Para evitar que durante todo dia os naturistas fossem incomodados por pessoas vestidas circulando pela área nudista, ficou estabelecido que também aos repórteres e equipes seria exigida a nudez total. Aqueles que não quisessem, somente poderiam fazer suas matérias  entre 13 e 14 h. Portanto, apenas dois jornalistas ficaram o dia inteiro entre os naturistas da forma como o naturismo exige: o repórter Marcelo Bartolomei, da revista Capricho (cujo fotógrafo não quis se integrar e por causa disso não ficou na praia) e Marcelo Pacheco, jornalista e cinegrafista do portal Pelados.

 

Quebrando um pouco esta determinação, um jornalista da Rádio Tupi (am) fez matéria ao vivo diretamente da praia para o programa Luiz de França, entrevistando o presidente da A.N.A. e frequentadores da praia (esta entrevista for registrada por Marcelo Pacheco e está disponível no portal PELADOS). Em tempo, o repórter ficou todo o tempo na área onde costuma ser a de adaptação.

 

No horário marcado estavam presentes repórteres, fotógrafos e cinegrafistas de quase todos os jornais do Rio de Janeiro, da Rede Globo e da TV Comunitária. Eles chegaram exatamente na hora em que estava acontecendo a competição dos "corpos pintados", que consistia em duplas formadas por um pintor e um pintado. Por sorte o momento mais plástico para as fotos.

 

A praia do Abricó nesse dia recebeu um número de visitantes muito maior do que o comum. Chegou-se a cerca de 250 pessoas  entre jovens, crianças, casais e homens. Números bem próximos inclusive do que se obtém nos domingos de sol do verão.

 

Imagem de TV: Luis Júnior

O repórter Ari Peixoto fez cobertura para os jornais Bom Dia Brasil e RJTV da Rede Globo

Das atividades programadas algumas não puderam ser colocadas em prática. O torneio de vôlei não pode ser levado ate o final por causa da maré. O mar invadiu a quadra e impossibiltou as finais. Outra atividade que foi expurgada pela maré foi a de "escultura na areia". As obras foram destruídas antes da possibildade de julgamento. Mesmo assim houve um vencedor, pois apenas um concorrente não se resignou com os fatos e realizou novamente seu trabalho. Levou a medalha.

 

A "corrida com o ovo na colher" fez a alegria da criançada menor, que disputaram medalhas também.

 

Não foi possível realizar a gincana ecológica por falta de tempo (e, porque não admitir, por falta de melhor organização).

 

Imagem de TV: Luis Júnior

O concurso de pintura corporal foi o ponto alto

No dia seguinte, os jornais estampavam em suas primeiras páginas o que viram na praia do Abricó. A Rede Globo apresentou duas versões de sua matéria: Uma no Bom Dia Brasil em rede nacional e a outra durante o jornal local RJTV 1ª edição. Foi matéria de programas de rádio durante toda semana que se seguiu e imagens da Rede Globo foram exibidas em canais de televisão europeus.

 

Dessa forma a Associação naturista de Abricó cumpriu seu papel de divulgar e incentivar o naturismo e seus dirigentes acreditam que no próximo ano poderão fazer coisas ainda melhores.

 

*Presidente da Associação naturista de Abricó

natpedro@globo.com

Leia as matérias publicadas pelos meios de comunicação que estiveram presentes na praia do Abricó: O DIA, Jornal do Brasil, Extra e o POVO. A matéria da revista Capricho está nesta edição.

Para ler e ver as imagens das matérias veiculadas pela Rede Globo de Televisão, no dia 6 de junho: Bom Dia Brasil e RJTV 1ª edição.

Veja também as imagens do evento capturadas pelas lentes do portal Pelados.


Olho nu - Copyright© 2000 / 2005
Todos os direitos reservados.