') popwin.document.close() }
Jornal Olho nu - edição N°57 - junho de 2005
Editorial | Cartas dos Leitores | NATClassificados | NATNotícias | NATNovidades | Nu em Notícia | NATCuriosidades | NATOpinião
De olho na Mídia | NATEvento | NATEspecial | NATInternacional | NATConto | NATVariedades | NATHumor | NATFotos

Jornal Olho nu - edição N°57 - junho de 2005 - Ano V

Revista Capricho faz matéria sobre naturismo de jovens

 

A revista Capricho, da editora Abril, direcionada a meninas adolescentes, esteve na praia do Abricó, no Rio de Janeiro, no dia Internacional do Naturismo e, durante o dia inteiro, entrevistou e fotografou os jovens que estavam presentes.

 

O repórter, também ao natural, recolheu muitos depoimentos que poderão ser conferidos pelos leitores. A matéria se comprometia a fazer um perfil dos jovens naturistas enfocando também a YNAI - Brasil (Associação Internacional de Jovens Naturistas com filial no Brasil). A revista é a edição de número 969, e ficará nas bancas até 15/07. Ainda não vimos a reportagem. Ela é assunto de capa, mas não consta na página principal do sítio da revista. Vamos conferir.

 

(enviada em 24/06/05 por André Herdy)


Conferido:

 

OLHO NU leu a matéria, faz o relato do que leu e críticas.

 

foto: Leandro Joras

Praia do Abricó, no Rio de Janeiro, sob a ótica da revista Capricho

A matéria foi distribuída em 3 páginas da revista, na seção chamada VIDA REAL. A primeira página, no entanto, foi uma foto-montagem de página inteira. As outras duas foram divididas em um pequeno texto, duas fotos e a "pesquisa" que não poderia faltar com o título "Você está pronta para o nu?".

 

O jovem jornalista Marcello Bartolomei, autor da matéria, passou o dia inteiro na praia, recolhendo depoimentos e fotografando. Calhou de ir justamente no dia da Comemoração Internacional do Naturismo (ou foi proposital?), cuja festa exigia o traje a rigor do naturismo: a nudez. Reticente no início, acabou, depois de algum tempo, se rendendo à naturalidade e se integrando ao grupo, o que lhe facilitou em muito a realização de seu trabalho.

 

O texto, embora curto, foi positivo ao naturismo e enfatizou o trabalho da Ynai na procura de integrar os jovens ao Naturismo e pela luta contra a pedofilia. Relatou também as doficulades em encontrar jovens adolescentes dispostos a dar entrevistas, muito menos tirarem fotografias.

 

As ressalvas à matéria ficam exatamente para os destaques. Na caixa chamada Toque Capricho, recomenda-se que (a menina) não vá a um lugar naturista sozinha. Por quê isso? De onde foi tirada a idéia de que lugares naturistas são perigosos para meninas ? Isso não pegou bem. Olho Nu repudia essa idéia.

 

foto: Leandro Joras

Ampliação de detalhe da foto original publicada na revista

Em outra caixa, onde há um resumo da regras do naturismo com o título "O que não pode no naturismo" há alguns equívocos. A regra "Não pode fazer propostas inconvenientes a garotas" está incorreta. Não se podem fazer propostas inconvenientes a qualquer pessoa, homens, mulheres, crianças, vendedores e a qualquer frequentador. Se houver queixa, o inconveniente será advertido e, persistindo, será retirado do local. Outro equívoco é quanto a mulheres poderem fazer top-less quando estiverem em período menstrual. Essa regra é válida para a praia do Abricó, na área com essa destinação. Cada local naturista tem liberdade para estabelecer esse critério ou não.

 

Mas a maior ressalva é para a indefectível pesquisa. A pergunta de número 5 "como você imagina a transa ideal?", está totalmente deslocada no contexto. Já que o naturismo sempre tem como alvo ser desenvolvido socialmente e ao ar livre, perguntar se faria sexo sob a luz do sol, dá impressão que é possível ter este tipo de comportamento nas áreas naturistas, na frente de todo mundo. Quem ler o texto procurando informações pode achar que o naturismo é sinônimo de orgia. Deveria ter havido mais cuidado.

 

por Pedro Ribeiro

Clique nas pequenas figuras a seguir e veja as reproduções das páginas da revista.

     

Olho nu - Copyright© 2000 / 2005
Todos os direitos reservados.