') popwin.document.close() }
Jornal Olho nu - edição N°56 - maio de 2005
Editorial | Cartas dos Leitores | NATClassificados | NATNotícias | NATNovidades | Nu em Notícia | NATLuta | De olho na Mídia | NATArte
NATEspecial | NATExperiência | NATEntrevistas | NATDepoimento | NATInternacional | NATVariedades | NATHumor | NATFotos

Jornal Olho nu - edição N°56 - maio de 2005 - Ano V

Republicação e atualização das notícias apresentadas na seção Últimas Notícias de 4 de abril a 3 de maio de 2005

Blog faz ótima reportagem sobre as praias naturistas

 

O Blog "Viaje na Viagem", especializado em informações turísticas está no ar com uma excelente matéria sobre as parais naturistas brasileiras, com destaque para a Praia do Abricó, no Rio de Janeiro. O repórter visitou a praia para saber como ela funciona, por causa da grande fama que ela obteve por causa da interminável luta na Justiça. O endereço do Blog é http://viajenaviagem.zip.net/index.html e a matéria foi postada no dia 29 de abril.

 

(enviado em 01/05/05 por Cláudio Guerra)


Naturista apresenta sua saga de viagem para conhecer os locais naturistas do sul da América do Sul

 

Carlos Gil(direita) e o amigo Carlos Lucas, em frente à entrada para a praia de Chihuahua, no Uruguai, onde chegou a participar de uma reportagem para a TV local.

O naturista espanhol, Carlos Gil, publica no site da Federação Espanhola de Naturismo a reportagem de sua viagem através do Chile, Argentina e Uruguai, onde busca conhecer os naturistas e os locais onde freqüentam de cada região. 

 

Como se fosse um diário, Carlos faz relato minucioso de tudo que viu e ouviu, com algumas fotografias e muitos links. O texto está todo em espanhol. A viagem durou de 29 de novembro a 14 de dezembro de 2004.

 

 

 

Clique em http://www.naturismo.org/acontecimientos/suramerica/latino.html e curta a viagem junto com ele.

 

(enviado por Affonso Alles)

 


 

Jornal da UNESP publica matéria sobre naturismo

 

Embora já tenha acontecido em outubro do ano passado, fica aqui o registro. O jornal-laboratório contexto publicado pela escola de jornalismo da Universidade do estado de São Paulo (Unesp) publicou matéria enfocando o naturismo entrevistando algumas pessoas pertencentes ao Movimento e outras não. Leia a seguir o texto publicado e algumas notas de esclarecimento.

 

SEM LENÇO, SEM PRECONCEITOS

Nudismo ganha adeptos mas ainda é uma prática "escondida" sob olhares de reprovação.

 

Por curiosidade ou exibicionismo, por se acreditar que Deus assim nos fez ou pela vontade que muitos têm em se sentir livres, o nudismo ganha simpatizantes e conquista espaço em praias desertas, em clubes e no mundo virtual. 

 

Isso não faz do nudismo, no entanto, a nova moda da estação. Os nudistas e naturistas ainda enfrentam preconceitos e reservam-se em lugares ermos e distantes, específicos para adeptos dessa prática. 

 

O nudista encontra hoje um leque de opções para pôr em prática a ausência de pudor e vergonha, contrários aos valores impostos pela sociedade. 

 

Mas quem pensa que a liberdade é total nesses lugares, está muito enganado. Há regras para os freqüentadores das praias, que chegam a ser preconceituosas em certo ponto, como o fato de homens desacompanhados não serem bem-vistos em praias de nudismo, enquanto nada se diz em relação a mulheres. 

 

"Achar que o homem naturista solteiro não pode comparecer ou permanecer na maioria absoluta das áreas naturistas do país é ter uma mente muito sub-desenvolvida", explica Cláudio Lacerda, ex-secretário de atividades sociais da praia de Abricó, no Rio de Janeiro. "Abricó é uma rara exceção", considera. 

 

Nudista ou Naturista?(1) 

 

foto: Pedro Ribeiro

Cláudio Lacerda em um momento divertido na praia do Abricó

Até há pouco tempo, não se ouvia falar em naturismo. O termo surgiu na década de 90(2), relacionando-se ao já famoso nudismo. Mas as duas palavras não são sinônimos. 

 

Enquanto o nudismo implica o simples fato de se estar despido, o naturismo é uma filosofia, em que a nudez implica algo maior do que simplesmente o ato de tirar a roupa. 

 

Cláudio Lacerda define o naturismo como uma luta por uma vida ao natural, sem a conotação exibicionista ou meramente sexual. Para ele, todo naturista é um nudista, mas nem todo nudista é naturista. "O nudista pode ser um mero exibicionista a fim de sexo", afirma. 

 

A estudante de Letras da universidade de Brasília (UnB), Estella Freitas, que costuma freqüentar um clube de nudismo em Brasília, considera a imagem do corpo humano nu particularmente atraente. "Gosto de apreciar a beleza dos corpos de outras pessoas, mas essa beleza não se relaciona a corpos esculpidos nas academias de ginástica, e sim à pureza do nu em si, que não é pornográfico ou impuro", revela.

 

Estella acredita que a nudez representa "algo belo e livre", e desde a infância tem o costume de andar sem roupas em casa. 

 

Ficar nu é pecado? 

 

Entre as pessoas que seguem algum tipo de religião, as opiniões sobre nudismo são bastante variadas e, por vezes, inusitadas. 

 

Gabriela Silva, estudante de fisioterapia da universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é católica, nunca foi a uma praia de nudismo por considerar a prática "uma pouca vergonha". Gabriela afirma que essa atitude é contrária a seus valores, e taxa os adeptos do nudismo de exibicionistas. 

 

Estevão Prestes, com amigos, num Encontro realizado pelo Sampanat.

Aos que acham que todos que seguem religiões pensam como Gabriela, Estevão Prestes é a prova de que toda regra tem sua exceção. Estevão é arquiteto, evangélico e praticante do naturismo a cinco anos. 

 

Para Estevão, o fato de ser cristão não o impede de ser naturista. Pelo contrário: ambos tem idéias parecidas, como o respeito pelo próximo, o amor pelo meio-ambiente, o cultivo de uma mentalidade sem malícias e a valorização da sinceridade. 

 

"Fomos formados segundo a Imagem de Deus, e, portanto, essa Imagem é que pode haver de mais sagrado em nós. Não me refiro a uma imagem física, mas a de nossa essência humana. E é exatamente essa essência que é valorizada pelo naturismo", analisa. 

 

Carla Maria Carreiro e Marcela Colombo Gil

enviado por Estevão Prestes

onaturista@hotmail.com 

 

Notas da redação:
(1) A Federação Naturista Internacional (INF) recomenda que não se faça mais distinção entre nudismo e naturismo. Portanto, nudismo é sinônimo de naturismo. Historicamente o Movimento chamava-se nudismo.

(2) O termo naturismo foi criado no final da década de 60, na França, durante o Congresso Internacional de Nudismo.


Olho nu - Copyright© 2000 / 2005
Todos os direitos reservados.