') popwin.document.close() }
Jornal Olho nu - edição N°56 - maio de 2005
Editorial | Cartas dos Leitores | NATClassificados | NATNotícias | NATNovidades | Nu em Notícia | NATLuta | De olho na Mídia | NATArte
NATEspecial | NATExperiência | NATEntrevistas | NATDepoimento | NATInternacional | NATVariedades | NATHumor | NATFotos

Jornal Olho nu - edição N°56 - maio de 2005 - Ano V

2º Encontro de Jovens atrai mais de 50 ao Mirante

por Edgard de Oliveira*

foto: Edgard de Oliveira

Jovens aquecem a água de outono no Mirante

O 2º Encontro Nacional de Jovens Naturistas, realizado entre os dias 30 de abril e 1º de maio no Mirante do Paraíso, em Igaratá-SP, foi contemplado pelas quatro estações – outono, inverno, primavera e verão -, mas a atmosfera que prevaleceu foi a da amizade. Amizade sem fronteiras – o “Merconu” trouxe um ilustre visitante do Peru. Amizade que resgatou uma década – a festa Nude 80’s ecoou “Thriller”, quando Michael Jackson ainda era perseguido por mortos-vivos. 

Amizade sem continência, do poeta com o militar, do programador de computador com o bibliotecônomo, do arquiteto com o geógrafo. Mais de 50 visitantes fizeram 48 horas voarem como se fossem 12. Um quarto do tempo e quartos vazios: ninguém se isolou, ninguém vestiu máscaras. Vôlei, sauna, dança, nudez que nem a piscina esfriou. 

Se o 1º Encontro, recebido pela paradisíaca praia de Abricó, no Rio de Janeiro, foi inédito e gerou certa insegurança, o naturismo do Oiapoque ao Chuí em Igaratá, com nudistas de São Paulo, Rio, Paraná e Pernambuco, não deixou dúvidas: a juventude naturista está amadurecendo, por mais contraditório que isso possa parecer. 

André Herdy conversa com o naturista peruano pouco experiente em frente à belíssima paisagem do Mirante

Mais curioso ainda é que a virtual Internet contribuiu para este resgate do nu verdadeiro. Quem confirma é André Herdy, presidente da Ynai-Brasil (Associação Internacional de Jovens Naturistas) e membro do Conselho Maior da FBrN (Federação Brasileira de Naturismo): “O jovem lida basicamente com informação via Internet. Sites como Pelados (www.pelados.com.br), Jornal Olho Nu e Naturis (www.naturis.com.br) são o meio de comunicação principal, e além disso teve o boca-a-boca. Mas de todos os presentes aqui acho que 90% vieram por Internet”. 

Uma realidade bem diferente de anos atrás, quando a presença jovem era “praticamente nula”, segundo Herdy. “Você tinha um ou dois ‘malucos’, entre aspas”, brinca ele. “Isto eu via em Galheta [SC], Abricó, Olho de Boi [RJ]... Sempre era assim, e eu não aceitava isto. Em 2004, resolvemos nos movimentar e conseguimos juntar pessoas como o Adam, por exemplo [Adam Guirro, presidente do NIP, Naturistas do Interior Paulista] e o Rodrigo [Rodrigo Espinosa, freqüentador da Colina do Sol e à frente de braço latino-americano da Ynai], entre outros. Eram pessoas jovens que não se conheciam, e a gente veio reunir esse grupo todo, criar uma força jovem pelo futuro do naturismo”. 

Sem preconceito 

A adesão dos mais novos, muitos ainda alheios ao cupido, começa a derrubar outro Muro de Berlim, para alguns entendido como preconceito: a proibição à entrada de solteiros. 

“No último Congrenat [Congresso Nacional de Naturismo], houve o reconhecimento da legalidade do passaporte naturista, que é um documento internacional da Federação Internacional de Naturismo. Resolvemos esse problema do homem solteiro, porque a partir de agora, um rapaz que seja da Ynai, jovem, solteiro e naturista, passará a freqüentar o Mirante, por exemplo, por intermédio da Ynai. 

foto: Edgard de Oliveira

Jogos de salão ajudaram a promover maior integração.

"Nosso movimento gerou também essa liberação”, explica o dirigente. Ou seja: solteiros que antes eram vítimas do medo – que Herdy ressalta ser válido – em relação a indesejados como voyeurs, agora têm garantido o direito de ficarem nús em locais antes restritos. “Esse medo bloqueava pessoas que eram do ‘bem’, pessoas que não tinham nada de errado em sua conduta”, conclui. 

A rígida aplicação do Código de Ética previne e repele quaisquer intenções distorcidas. “Hoje em dia eu posso me ausentar do grupo porque o próprio grupo se gestiona. Se alguém falar uma besteira, todos ao redor saberão se coordenar”, lembra o presidente da Ynai-Brasil. 

Uma seriedade que finca raízes para o naturismo futuro. Uma seriedade que estende a filosofia aos filhos e netos desta geração. E tudo sem deixar de saborear preciosos momentos, como totó, baralho, música, esporte... Todos presentes no 2º Encontro. Um verdadeiro resgate da infância, só que agora de barba e regulamento na mão.

Nasce a Ynai Latinoamerica

O Brasil agora sabe tirar a roupa, e não apenas no Carnaval.

Porém, apenas Canadá e Estados Unidos acompanham os tupiniquins na regulamentação do naturismo. Não à toa, a Ynai-Brasil hoje aglutina jovens que dizem “Yo soy naturista”.

Surge assim a Ynai Latinoamerica, que será coordenada pelo chileno Rodrigo Espinosa, morador da Colina do Sol e brasileiro de carteirinha. A princípio, ele terá o suporte de adeptos como Augusto Maguiña, peruano que participou do 2º Encontro Nacional de Jovens Naturistas.

Este braço da Associação Internacional de Jovens Naturistas cobrirá desde México até Terra do Fogo.

Em um primeiro momento, ocorrerão encontros dentro de cada país, mas haverá no futuro uma reunião para toda a América Latina. A organização adotaria um hotel-fazenda para dar conta das hospedagens. “A Ynai Latinoamerica seria um embrião de futuras federações nacionais”, garante André Herdy, presidente da Ynai-Brasil.

O site da Ynai-Brasil é www.ynai.com.br. Há ainda o grupo de discussão no Yahoo! (http://br.groups.yahoo.com/group/Jovens_Naturistas).

NIP

No Brasil, a regionalização.

Adam Guirro, que preside o NIP (Naturistas do Interior Paulista), estreou com a namorada em 2003. Só que a paisagem que conheceu no Mirante, já maravilhosa, ainda não tinha jovens. “Agora, com bastante informação na internet, eles apareceram. A Ynai ajudou muito, pois antes havia medo. Eu mesmo tinha preocupações, vim por curiosidade e gostei”, recorda.

O NIP nasceu para orientar os paulistas que mal conhecem as áreas naturistas próximas. Mas o grupo prepara vôos mais altos. Planeja a regulamentação de uma área pública para o naturismo interiorano, e no momento ouve sugestões. “Estamos brigando”, garante o dirigente.

O site do NIP é www.mundonu.com/nip . Há ainda o grupo de discussão no Yahoo! (http://br.groups.yahoo.com/group/N_I_P).

*jornalista e naturista associado ao Ynai

reportered@pop.com.br 

Leia também NATEntrevistas, onde dois naturistas estrangeiros representaram a ala internacional do grupo, NATDepoimento, onde um jovem naturista faz o relato em crônica da experiência que foi participar do Encontro e NATexperiência, onde os jovens iniciantes contam como perceberam o Encontro.


Olho nu - Copyright© 2000 / 2005
Todos os direitos reservados.