') popwin.document.close() }
Jornal Olho nu - edição N°50 - novembro de 2004
Editorial | Cartas dos Leitores | NATClassificados | NATNotícias | Nu em Notícia | NATConto | De Olho na Mídia
NATNovidades | NATCuriosidades | NATEntrevista | NATOpinião | NATPolêmica | NATVariedades

Jornal Olho nu - edição N°50 - novembro de 2004 - Ano V

Ver pra crer

Por Pedro Ribeiro*

No dia 17 de outubro, a Rede Bandeirantes de TV exibiu mais uma matéria sobre naturismo. Desta vez no programa comandado por Márcia Goldschmidt, nas tardes dominicais, intitulado "Jogo da vida". Na verdade é a segunda vez que o programa exibe matéria com esta proposta. O primeiro foi exibido em 16 de maio deste ano, versou sobre o mesmo tema família naturista, feito em Pedras Altas, em Santa Catarina. O nome do quadro "Ver para crer" tem proposta de trazer fatos inusitados ao conhecimento do público. O tema central foi uma família naturista de São Paulo.

O sr. José Maria atende o repórter na porta de sua casa.

O programa começa entrevistando vizinhos da família em questão, querendo saber opiniões sobre o fato de eles viverem sempre nus. Todos foram unânimes em aprovar o estilo de vida. Ao entrar na casa do casal naturista Zé Maria e Marli, o apresentador simulou estranheza e desconforto ao ver o homem nu quando este abriu a porta. A entrevista corriqueira ocorreu sem maiores surpresas e com as questões de sempre. O casal contou que suas famílias não fazem menor objeção ao seu costume e sempre vêm visitá-los.

O casal José Maria e Marli

Um equívoco foi declarado pelo sr. José Maria, quando consultado sobre o código de ética naturista. Afirmou que ele contém uma norma que impede a presença de homens desacompanhados de mulheres. Não há qualquer menção a este ponto nas regras do naturismo brasileiro, tampouco nas regras internacionais. Esta regra é do próprio sítio ou associação local.

Arnaldo, proprietário do Mirante do Paraíso

Em seguida, o repórter dirigiu-se à casa de outra família naturista. Trata-se de Arnaldo, proprietário do sítio Mirante do Paraíso. Na casa estava presente, além do pai, o filho, de nome Arnaldo também. Contam como começaram no naturismo e como seu sítio acabou sendo transformado em uma área dedicada a este fim. "Nós tivemos, um naturista antigo, que me procurou para alugar meu sítio para fazer um espaço naturista por um mês", conta Arnaldo pai, "e eu gostei da idéia, passei a ver filmes, fui à praia de Tambaba, lá na Paraíba, fui ao Rincão, clube naturista para conhecer e gostei da idéia e montamos nossos espaço naturista que é o Mirante do Paraíso".

"O que eu acho bacana, é você estar num espaço onde todas as pessoas se sentem iguais", continua, "se você ficar num espaço que só você tira a roupa e as outras não tiram, vai ficar constrangido. Como todo mundo mundo tira a roupa, assim que cheguei tirei a roupa e o Arnaldinho também. E as filhas dele não vêem a hora de chegar o fim de semana para ir para lá. A primeira coisa que minha netinha de 4 anos diz: - vô, já posso tirara a roupa ? e desce para a piscina", conclui.

Arnaldinho

"Minha filha, em nosso espaço naturista", diz Arnaldo filho, "se sente totalmente à vontade. Ela, em casa,  não tem nenhuma preocupação em estar nua na frente do tio, da tia, porque ela sabe que as pessoas sabem respeitá-la e ela sabe respeitar o espaço das outras pessoas".

"Hoje minha sogra com 88 anos freqüenta lá o espaço naturista do Mirante", completa Arnaldo pai. "Quando se diz a ela que em um determinado fim de semana não poderá ir, por brincadeira, ela diz:-vou sim. Ela aprendeu a gostar dos naturistas, o pessoal é tudo de cabeça boa. É tão bom. Se as pessoas soubessem como é bom tomar um banho de piscina sem roupa, andar no meio da mata sem roupa, tomar sauna, andar pelo clube, acho que todos os brasileiros seriam naturistas", conclui.

Massoterapeuta no Mirante do Paraíso

Na terceira parte da matéria, o repórter dirige-se ao Mirante do Paraíso, localizado na pequena cidade de Igaratá, interior de São Paulo, à beira da represa  e fica encantado com a beleza da região.

Inicia mostrando as dependências do sítio, os chalés, a sala de jogos e karaokê, a sala de massagens, onde uma massoterapeuta estava realizando uma sessão em uma outra naturista. Não foi revelado o nome da profissional.

Valter, um dos pioneiros na praia do Pinho.

Agora nas dependências externas, a piscina foi o primeiro lugar de parada. Na entrevista com Valter, revela que é naturista desde 1987, desde a criação da Praia do Pinho em Santa Catarina. Conta que chegou a ser preso, juntamente com um grupo por estarem nus porque ainda não era permitido oficialmente o nudismo lá. "Nós sempre fazíamos nudismo, mas quando a polícia chegava nós colocávamos as roupas e fugíamos, senão ela pegava nossos carros. Até que um dia nós decidimos que naquela vez nós não nos vestiríamos e iríamos esperar para ver o que aconteceria. Combinamos com um jornal de Camboriú para estarem presentes neste dia, e quando a polícia chegou foi todo mundo preso. Eram cerca de 14 pessoas. Isso foi notícia em Camboriú e saiu todo mundo pelado no jornal".

José Mariano, vice-presidente da Federação Brasileira de Naturismo

Em seguida mais um casal foi entrevistado e depois o vice-presidente da Federação Brasileira de Naturismo, José Mariano, presente no local, também, que fez algumas colocações sobre como o naturista encara o sexo nas áreas naturistas. "O problema sexual do não naturista é que ele não está acostumado, mas o do naturista  acaba sendo até mais tranqüilo do que no mundo não naturista. O naturista por definição, não tem qualquer tipo de mágoa com seu organismo, não tem qualquer vergonha de seu corpo. Você vê mulheres magras, mulheres gordas, homens com barriga, homens sem barriga e todos convivendo numa boa."

Márcia Goldschmidt, apresentadora do programa "Jogo da vida"

A matéria se encerra e Márcia agradece a colaboração dos naturistas e o respeito demonstrado.

Em minha opinião o programa foi muito positivo ao naturismo e tratou com respeito, pouco visto na Tv, todos os naturistas. Mas ainda defendo a idéia que não deveriam ser mostradas tarjas ou enfeites digitais para ocultar o sexo das pessoas.

*Professor e naturista

natpedro@ig.com.br

 

Veja mais algumas fotos capturadas diretamente da TV(clique para ampliar)

Dona Marli Arnaldo, filho Casal naturista
Casal naturista Naturista

Leia em cartas dos leitores, opiniões sobre a matéria transmitida.


O Portal Pelados disponibiliza a matéria sobre naturismo exibida na TV Bandeirantes 

O programa Jogo da Vida, transmitido pela Tv Bandeirantes na tarde de domingo (17/10), apresentou uma admirável reportagem sobre o Mirante do Paraíso (SP) e visitou também a casa de naturistas em São Paulo mostrando como vivem. Arnaldo, proprietário do sítio, abriu as portas para a produção do programa, mostrando as belezas do local que fica à beira de uma represa, no topo da montanha que tem um visual exuberante. Valter, naturista desde 1987 e um dos primeiros freqüentadores da Praia do Pinho, contou sobre as dificuldades que tiveram que enfrentar na época, pois em uma ocasião, ele e mais quatorze pessoas chegaram a serem presos pela polícia. O fato estampou as páginas de um jornal de Santa Catarina. Assista agora on-line em www.pelados.com.br


Olho nu - Copyright© 2000 / 2004
Todos os direitos reservados.