') popwin.document.close() }
Jornal Olho nu - edição N°50 - novembro de 2004
Editorial | Cartas dos Leitores | NATClassificados | NATNotícias | Nu em Notícia | NATConto | De Olho na Mídia
NATNovidades | NATCuriosidades | NATEntrevista | NATOpinião | NATPolêmica | NATVariedades

Jornal Olho nu - edição N°50 - novembro de 2004 - Ano V

DEZ DAS MELHORES PRAIAS DE NUDISMO 

Por Nick Mayhew-Smith*

que lhe conta onde tirar as roupas.

 

A coisa engraçada sobre praias de nudismo modernas é que a maioria das pessoas que está freqüentando não é os nudistas. Talvez você tenha dificuldade em concordar, mas naturistas entusiásticos como eu estão sendo cercados por visitantes mais casuais, que ousam se vestir apenas com protetor solar somente durante o final da tarde. E a cor de seus traseiros logo denunciam esta prática constante.

De acordo com uma pesquisa do Naturismo britânico em 2001, 25  por cento de pessoas britânicas tinham marcas de calção ou biquíni e um a cada sete tinha um bronzeado por completo.

Estâncias européias e caribenhas, tabelas turísticas e até mesmo grandes hotéis estão dando boas-vindas ao banhista nu casual atualmente. No resort de Playa de las Americas em Tenerife, mais que 10 dos maiores hotéis introduziram áreas de banho nuas recentemente.

Há pouco uma geração atrás isto teria sido inconcebível. A Espanha continental não tinha uma única praia de nudista oficial até  1979. Virtualmente agora, de acordo com a tabela turística espanhola, todo resort tem uma por perto. Também há centenas de praias de nudista na França, Grécia e Croácia.

A atração é quase universal - famílias que almejam passar juntas algum tempo livre de tensão, jovens casais curiosos para ver com é ter todo o corpo bronzeado e o ancião que quer fazer coisas do seu próprio modo.

Naturistas teimosos podem ter aberto os caminhos, enquanto se arriscaram a serem presos e ridicularizados ao defender a sua causa, mas hoje em dia banho nu é tão acessível quanto um campo de golfe ou uma sauna.

Praia do Oriente

1- Baía de oriente, St Martin, Caribe. Esta ilha de areia branca de uma milha de comprimento, enrolada por um mar de azul-marinho é considerada pelos naturistas cultuadores do sol o deleite tropical ideal. O resort Clube naturista Orient localiza-se no final sul da baía, a seção mais popular de praia para banho nu.

2- Plakias, Crete. Uma arrumação fabulosa de montanhas, precipícios e uma extensão enorme de areia dourada faz este um lugar maravilhoso para  tomar banho de sol por completo e para mergulhos com snorkel. O mar bate suavemente, tornando-se satisfatório para famílias. A área de nudismo é a última seção, à esquerda caso você esteja em frente do mar.

3- Valalta, Croácia. Com suas duas milhas de praias arenosas e rochosas, incluindo angras retiradas, Valalta em Istria tem tudo  o que os naturistas poderiam desejar. A área de acampamento nudista em Valalta foi votada o melhor na Croácia ano passado - entre todos os locais, não há pouco nu. (leia a edição número 46 do jornal OLHO NU)

4- Haulover Beach, Flórida. Com um clima glorioso e a cidade vibrante de Miami no degrau da porta, é fácil entender por que esta praia nudista arenosa tem uma afluência global enorme. A área de nudismo tem mais de 800 jardas de comprimento e é protegida por seus próprios salva-vidas e patrulhas de polícia.

5- Euronat, França. A costa sudoeste de França é quase uma única vasta praia de nudismo, só interrompida ocasionalmente por cidades não-naturistas. O resort Euronat na praia, além de suas limpas areias douradas, representa natação supervisionada e atmosfera familiar amigável. Situada a duas milhas norte de Montalivet-les-Bains.

6- Leucate Plage, França. A praia nudista clássica, com areia dourada, águas cintilantes e incontáveis aproveitadores de feriados alegremente nus. A água é tranqüila e a costa avança suavemente no mar, tornando-a muito popular com famílias. Três estâncias naturistas dividem parte do litoral mas a praia está aberto a todos.

7- Playa de Maspalomas, Gran Canaria. Centenas de acres de armação de dunas de areia emolduram a bonita praia entre Maspalomas e o resort popular de Playa del Ingles. São duas milhas de uma ponta a outra e mais que meia milha de profundidade.

Pequena Banana 

8- Praia de banana, Skiathos, Grécia. Praia de banana é o nome coletivo para três adoráveis baías arenosas  em Skiathos (o nome deve-se ao fato de as praias serem amarelas e curvadas). Durante o auge da estação os banhistas nudistas usam a Pequena Banana principalmente, um das angras menores - considerada por muitos como a melhor praia nudista na Grécia.

9- Playa Es Pregons Gran, Majorca. Esta pequena baía maravilhosa tem uma perfeita cobertura de fina areia amarela, lavada por um mar de transparência caribenha. É a "jóia da coroa" da área de praia de Es Trenc, que inclui outras praias de nudismo e fica a quinze minutos ao norte, em um agradável passeio a pé ao longo da costa, da estância de Colonia Sant Jordi.

10- Vera Playa, Costa Almería, Espanha. O capital de nudismo da Espanha. A longa praia arenosa oferece uma gama extensa de acomodações para naturistas, bares de praia, cadeiras de sol e pedalinhos. Siga ao norte da estrada de costa de Garrucha; Vera Playa é bem sinalizada.

 

Nick Mayhew-Smith' Bares Beachs (£12.95 nas livrarias, pela Internet http://www.barebeaches.com/  ou chamando 0870 774 1376) é co-escrita por Nick Mayhew-Smith. Dá detalhes de 200 das praias nudistas mais populares do mundo.

 

tradução de Pedro Ribeiro

Matéria publicada no jornal The Telegraph

www.telegraph.co.uk 

Telecine exibe filme "Papai é nudista"

A rede Telecine (Sky e NET) exibiu na quinta-feira, 14 e no sábado, 16 de outubro a comédia estrelada por Peter Sellers, que tem o sugestivo nome de "Papai é nudista". Segundo o informativo da revista de programação, o ano de produção é de 1959, em preto e branco. A curiosidade fica por conta do título em português. Não vi o filme nem sei do que se trata, portanto o negócio é conferir. Hoje, às 21h e no sábado às 13h25. No Telecine Classic. 

(enviado em 14/10/04 por Pedro Ribeiro)

Atualização: haverá novamente exibição nos dias 6 de novembro (sábado), às 9h55 e 7 de novembro (domingo) às 2h30.


Os "frutarianos" no naturismo

Nos dias 6 e 7 de novembro, aconte uma Festa Frutariana-Naturista no Rincão Clube Naturista, situado a 200 Km de São Paulo e a 225 Km do Rio de Janeiro (entre Cunha e Parati). A proposta está vinculada ao lançamento de um livro-poesia intitulado "O Homem e a Mulher Originais: Frutarianos e Nus no Jardim do Éden". Trata-se de uma metáfora que ilustra as origens da espécie humana desde um ponto de vista biológico, antropológico e metafísico. 

O evento divulga o frutarianismo como alternativa dietética, sendo os cardápios das refeições totalmente frutarianos. No sábado à noite (6/11) haverá um luau de frutas, com coquetéis e muita música. Maiores informações (e inscrições) com Valéria S. Moraes, a partir de 14 de outubro, pelos telefones (11) 3518 9177 ou 9705 8768 ou pelo e-mail valerias.moraes@uol.com.br."

(enviada em 7/10/04 por Valéria Moraes)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2004
Todos os direitos reservados.