Editorial Cartas dos leitores NATPolêmica NATURISTeen NATTurismo
NATpersonagem NATCuriosidades NATLuta NATVariedades FBrN

Naturismo infantil: devemos nos envergonhar?

por Chris Benjamim Natal*

     Recentemente um fato importante dentro de sites naturistas me chamou a atenção:clique sobre a figura pra vêla ampliada existem leis internacionas que proíbem a divulgação de pedofilia, ou seja, imagens de crianças em situações sexuais ou de atentado ao pudor. Se a internet ainda é, em várias medidas, difícil de ser controlada, esta questão já se encontra bastante avançada e aceita em todo o mundo.

     Há controvérsias com relação ao crime de "atentado ao pudor" que é uma aberração jurídica de conotatividade, uma vez que pudor, moral, etc, são palavras totalmente subjetivas, culturais e pessoais, de forma que não se poderia legislar sobre conceitos abstratos. Desta forma, juízes de vários locais condenam o nu por acatar uma noção medieval de pudor. Naturistas verdadeiros não têm qualquer relação com hedonistas, aqueles de desejam apenas o prazer, acima de tudo.

     Assim, o naturismo não é só sobre nudez, mas sobre preservar a natureza, se sentir bem consigo mesmo, sobre gostar de viajar e fazer turismo, sempre de forma familiar.

     Assim, será que as leis de pedofilia se aplicariam às fotos de crianças naturistas, publicadas com o consentimento de seus pais?

 clique sobre a figura para vê-la ampliada    Creio que devemos dos dar conta do seguinte, e digo o que digo porque sou comunicador, especializado em mídia: não são jogos, filmes, videogames, livros, televisão, etc, que tornam as pessoas violentas ou erotizadas. É a tendência que elas têm e/ou a criação doméstica. Se seus filhos possuem senso crítico, podem ter contato com os maiores absurdos, que os verão como são: absurdos.

     Agora, um louco, este pode ver, só na Bíblia, mil motivos para matar as pessoas.

     Assim, o pedófilo se utilizará SIM das fotos de crianças que forem exibidas em sites naturistas, e não será uma simples colocação de senha para associados que deterá seus doentios desejos. Lembrem-se que o simples fato de que ele deseja crianças já o torna desprezível. Desta forma, não é a posição ou situação que o excitará, e sim a criança em si.

     Mas, por incrível que pareça dada a minha linha de raciocínio, eu sou contra proibirmos aclique sobre a figura para vê-la ampliada presença de fotos infantis. Acho que o naturismo representaria muito menos, na mente de muita gente, a minha inclusive, se não fosse uma coisa que se se pudesse associar sempre com a felicidade familiar inocente representada, como já levantado aqui, pelas fotos de crianças, idosos, gente normal, não somente marombados e misses.

     Assim, sendo inexorável a presença de gente de baixíssimo nível, como eu próprio já presenciei em praias, devemos lutar sempre no nosso front: o da conscientização e divulgação naturista, para que as pessoas compreendam o que o movimento realmente é. E nesse sentido, fotos de todos os presentes que assim o autorizarem ou o fizerem por meio de seus pais são de suma importância.

     É isso. Quem discorda? Estou aberto às discussões.

*jornalista, relações públicas, publicitário e produtor, 

coordenador de ensino superior. 

Escreve atualmente o Guia Brasileiro de Nat-turismo e, 

eventualmente, neste espaço. 

chrisbnatal@yahoo.com 

     

     Relacionado a este assunto e também ao assunto tratado no próximo caderno, a revista TIME, do dia 30 de junho de 2003, publicou um extenso artigo com o questionamento: Campos de nudismo são lugares apropriados para crianças? . A reportagem é de John Cloud/Lutz. Para quem sabe ler inglês pode acessar o endereço http://www.time.com/time/magazine/article/0,9171,1101030630-460225-1,00.html  e ler a reportagem completa.

ir para o caderno

Editorial e índicecartas dos leitores e natclassificadosvocê já está no caderno 3NATURISTeen - "Nos acampamentos de nudismo jovens brincam sem inibições" por Kate ZernikeNATTurismo - "Uma viagem naturista" por Jacques LemaireNATPersonagem - "A provação do padre" resumido por Pedro RibeiroNATCuriosidades - "loja de CDs na Austrália promove o 'dia do nu'"; "Foto de naturista vence concurso" e "Nudez como protesto" e NATNovidades - "Friozinho no Recanto"NATLuta - "AGAL presta contas de suas atividades e pede ajuda" pela diretoria da AGALNATVariedades - "Conjunto de Rock canta música sobre praia nudista" ; NATHumor e Frase do MêsFBrN - "Notícias daa FBrN" por José Mariano da Silva Jr.


Olho nu - Copyright© 2000/2003
Todos os direitos reservados.