Editorial Cartas dos leitores NATPolêmica NATURISTeen NATTurismo
NATpersonagem NATCuriosidades NATLuta NATVariedades FBrN
 

NOS ACAMPAMENTOS DE NUDISMO, 

OS JOVENS BRINCAM SEM INIBIÇÕES


Por Kate Zernike 

Enviado por Airam da Silva santos*

a partir do site "último segundo" do ig.


 publicado no em 18 de junho de 2003

Fotos são meramente ilustrativas.

Clique sobre elas para vê-las ampliadas.


LUTZ, Flórida - Na antevéspera do último dia de acampamento, a temperatura subiu até os 36 graus Celsius, e mesmo os mais antigos freqüentadores começaram a resmungar.   

 

     "Não quero jogar strip voleibol", reclamou Jane Jeffries, de 13 anos, com os ombros vermelhos de queimaduras do sol. "Quero jogar do jeito normal".

     Halie Nelson, de 14 anos, concordou: "Sim, eu prefiro tirar todas as roupas e jogar nu".

     Aqui no Campo Young Leadership , gerenciado pela Associação Americana para Recreação Sem Roupas, o traje típico do voleibol - da guerra de pudim, do mini-golfe e das fogueiras no acampamento - é o mesmo usado na natação: sem roupas.

     Aproveitando o que as organizações de nudez dizem ser um interesse crescente pela recreação sem roupas, a associação iniciou uma expansão nacional de acampamentos de nudistas para jovens com idade de 11 a 18 anos. O primeiro começou aqui há 10 anos, em um condado ao norte de Tampa conhecido por sua concentração de resorts nudistas. Em 2000, a associação abriu seu segundo campo no Arizona.

     Um terceiro será aberto fora de Richmond, Virginia, neste mês, e os organizadores no Texas estão planejando um quarto campo no estado para o verão de 2005.

     Os acampamentos de verão de nudismo podem ser considerados pelos não nudistas como ilegais ou como estimuladores do desejo sexual, ou ainda como um fósforo que pode acender a gasolina dos hormônios adolescentes.

     Estatutos contra a nudez, na Flórida e outros estados, contudo, dizem que a nudez em propriedade privada é completamente legal, mesmo entre menores de idade, contanto que não haja contato sexual. E as regras do acampamento, definidas pelos próprios freqüentadores há alguns anos, já previnem contra isso. "Não permita que nudez e luxúria se misturem", é a ordem que recebem. "Sem toques inapropriados. A nudez não deve ser humilhante, degradante e nem deve promover o ridículo". Mesmo as roupas ocasionais, usadas no veículo de transporte do acampamento, não podem ser sexualmente atraente".

     O turismo com nudez atingiu valores de US$400 milhões neste ano, partindo de US$120 milhões no ano de 1992, registra a associação de nudismo, e as agências de viagem notaram uma procura por cruzeiros de nudistas. Em maio, foi criado o primeiro vôo fretado para nudistas. A própria associação vem crescendo, com 30 novos clubes em um total de 267 nos últimos dois anos. No entanto, ainda existem poucos lugares para adolescentes.

     "Passei toda a minha vida em resorts nudistas. Essa é a primeira vez que fico com jovens da minha idade", disse Halie, que foi nomeada Campista do Dia na noite anterior, por participar das atividades mesmo com um pé inchado por uma picada de abelha.

     Os campistas, muitos alunos de igrejas e escoteiros, dizem que preferem desse modo.

     "Aprendi a jogar tênis nesta manhã", disse Amanda Williamson, de 18 anos. "Nunca fiz isso no acampamento da igreja. Também estou melhorando no vôlei".

     Os acampamentos de nudismo são bem parecidos com outros acampamentos: os campistas jogam Pique-Bandeira, pegam sapos e saltam quando o apito avisa que a hora do sorvete está próxima. Eles fazem sanduíches e cantam novas versões de músicas de acampamento ("This Land Is Your Land'' acaba virando "This land was made nude and free") . Cada equipe do acampamento escreve uma música para o show anual de talentos, com os apresentadores chamados Ensolarado e Pelado.

     Pais e campistas dizem que o acampamento promove uma imagem saudável do corpo em uma idade em que a confiança pode ser destruída, e estimula relações melhores entre os sexos quando a estranheza normalmente prevalece.

     "Nas aulas de ginástica, algumas das garotas se escondiam nos seus armários pra tirar suas camisetas em frente a outras garotas", disse Hallie. "Algumas vezes eu dizia, 'Por que vocês são tão inseguras?'". Todas elas dizem 'Eu preciso perder alguns quilos'. Eu não ligo para essas coisas. Aceito meu corpo como ele é".

     A associação de nudismo, a maior de duas nacionais, vê o acampamento como um lugar para treinar "jovens embaixadores" para o que os nudistas chamam de mundo "têxtil". ( A questão levantada em uma discussão pós-jantar, "Sou um nudista: sou um louco?", a resposta, não surpreendente, foi não").

     Há coisas que diferenciam esse acampamento. As mordidas de mosquitos são mais irritantes, a polícia do protetor solar é mais vigilante. Os campistas têm menos bagagens, mas arrastam toalhas, do tipo Linus(personagem das histórias de Charlie Brown), porque a etiqueta nudista indica que a toalha seja usada ao sentar-se. E os grupos de discussão apresentam tópicos como "Deus está bravo comigo por eu seu um nudista?" (Novamente, não).

     E todos estão a postos contra pessoas estranhas de fora, que tentam entrar pelas frestas das altas cercas e dos portões, para espiar. Na última terça-feira, quando um homem de atitude suspeita chegou na piscina, os orientadores rapidamente retiraram os campistas e escoltaram o visitante indesejado.

     "Fico um pouco importunado por saber que as pessoas vêem isso como algo sexual", disse Michelle Jones, de 15 anos , uma campista do Texas.

     Pat Brown, presidente da Associação Americana de Recreação sem Roupas, disse que os campos investigam fichas criminais e o passado dos orientadores, na maioria universitários que já estiveram em acampamentos nudistas.

     Bernie McCabe, o promotor do Estado de Pasco County, onde o campo Lutz está, disse que nunca ouviu reclamações sobre o acampamento.

     Os pais não parecem se preocupar com pedofilia, considerando os acampamentos e resorts nudistas ambientes familiares e seguros.

     "Todos ficam de olho nos jovens", disse o pai de Jane, George Jeffries.

     "Não há transgressões pelos visitantes costumeiros, e os novatos são observados bem de perto".

     Ainda assim, mesmo os pais que mandaram seus filhos ao acampamento por anos não contam necessariamente a seus amigos de igreja ou parentes sobre isso.

     "Se eu for confrontado, não mentirei, mas não é algo que eu tenha que explicar", afirmou o pai de dois garotos, engenheiro de uma companhia de telecomunicações. "Eu temo que os meus filhos sejam isolados. Eu acredito nisso, mas muitas pessoas não".

      O pai, como outros, diz que o acampamento desencoraja alguns dos comportamentos dos adolescentes menos atraentes. "Não tenho que me preocupar com que meus filhos fiquem espionando ou vendo revistas femininas ou pornôs". Os campistas concordam.

     "Isso tira o mistério de como a outra pessoa é, e então o sexo se torna algo que você está esperando vivenciar, e não algo físico que você queira descobrir", disse Jeanene, de 18 anos, que pediu que seu sobrenome não fosse citado.

     "Na escola, se você vê uma pessoa, você vê apenas as suas roupas", disse Jane. "Aqui você realmente conhece as pessoas".

     Mas algumas coisas sobre adolescentes, nudistas ou não, continuam verdadeiras. Meninos com 13 anos acham que o humor escatológico é mais engraçado do que outros tipos. Meninas de 11 anos ainda brigam para dançar como J. Lo no show de talentos. Mesmo os campistas nudistas assobiam para os belos maiôs enquanto se vestem para entrarem na van.

     Saindo de um resort durante uma viagem de campo, alguns campistas pediram ao motorista da van para parar, para que eles pudessem checar os souvenirs. Eles manuseiam sarongues e camisetas bordadas. Mas não compram. Muito caro.

 

*dante21@ligbr.com.br

ir para o caderno

Editorial e índicecartas dos leitores e natclassificadosNATPolêmica - "Naturismo infantil: devemos nos envergonhar?"por Chris Benjamin Natalvocê já está no caderno 4NATTurismo - "Uma viagem naturista" por Jacques LemaireNATPersonagem - "A provação do padre" resumido por Pedro RibeiroNATCuriosidades - "loja de CDs na Austrália promove o 'dia do nu'"; "Foto de naturista vence concurso" e "Nudez como protesto" e NATNovidades - "Friozinho no Recanto"NATLuta - "AGAL presta contas de suas atividades e pede ajuda" pela diretoria da AGALNATVariedades - "Conjunto de Rock canta música sobre praia nudista" ; NATHumor e Frase do MêsFBrN - "Notícias daa FBrN" por José Mariano da Silva Jr.


Olho nu - Copyright© 2000/2003
Todos os direitos reservados.