SEU JORNAL VIRTUAL SOBRE NATURISMO NO BRASIL E NO MUNDO

 Editorial

Cartas dos Leitores

De Olho na Mídia

NATVerão

NATNovidades

NATOpinião

FBrN

NATEntrevista

NATEspecial1

NATespecial2

NATCuriosidades

NATVariedades

Leia a seguir o quanto as pessoas se sentiram indignadas com os acontecimentos de Porto Alegre.

 

Todo mundo nu

Juliana Gontijo 28/01/2003 11:53

lunna@rock-br.com.br

Clique para vê-la ampliada.     Participei desde o começo da manifestação dos pelados ontem e realmente posso dizer que foi um protesto lindo, pacífico e com grande adesão e apoio dos que nos viam passar. Saímos do acampamento da juventude e seguimos para o anfiteatro Pôr-do-Sol, onde estava sendo realizado um show. Apos ficarmos por volta de meia hora por lá, contando até com o apoio da banda, resolvemos voltar para o acampamento. Foi no caminho de volta que os policiais reprimiram o movimento, chegando a cavalo e já rodando as espadas. Mandando todos se vestirem, os policiais avançaram com os cavalos pra cima dos manifestantes e das pessoas que assistiam a cena, batendo com suas espadas e cacetes. Mulheres e homens que não estavam na manifestação foram espancados. Um deles recebeu uma espadada na cabeça, sendo levado para o hospital com um corte.Três pessoas foram presas. Um deputado do PT começou a negociação para a retirada do batalhão, mas se referiu ao incidente de extrema violência policial como um "caso menor".

 

Conservadorismo puritano puro.....

29/01/2003 12:37

daldani@uol.com.br

Caros leitores,

     Eu estava passando pelo acampamento do FSM quando o fato gerador dos protestos,Clique sobre a figura para vê-la ampliada a prisão da indiana, tinha acabado de acontecer.

      Eu fiquei alguns minutos observando o comportamento das pessoas, se banhando de sunga, biquíni ou cueca, mas jamais nuas... Ao lado era possível ouvir o comentário de alguns passantes que se espantavam com o fato das pessoas não estarem peladas. Oras.... em pleno acampamento da juventude... com milhares de militantes defensores das liberdades, que se dizem de vanguarda.... estava reinando o conservadorismo puritano. .

     No acampamento não vendem cerveja.... mas a maconha rola solta....Não podem tomar banho pelados... mas podem de cueca ou calcinha branca..... que fica transparente... curioso.....  Alguns podem argumentar que no acampamento havia alguns contêineres com 10 a 15 chuveiros onde era possível ficar nu... mas eram imundos, sem ventilação ou luz e totalmente insalubres!!!  Oras... por que em um contêiner coletivo é possível ficar pelado e não nos chuveiros ao ar livre? Só porque os contêineres eram separados entre masculinos e femininos? E dai? Por que essa divisão sexista? Então o problema não é ficar nu diante dos outros.... mas sim de pessoas do sexo oposto? Quanta hipocrisia....

     Diante do fato ocorrido com a moça pela manhã alguns brasileiros iniciaram um protesto diante dos chuveiros denunciando a violência ocorrida e convocando, com um mega fone e em ritmo de funk, os banhistas a tomarem banho nus às 21hs daquele dia. O principal ativista dizia claramente que nem era a favor de tomar banho nu, que ele mesmo preferia tomar de sunga, mas achava que cada um deveria ter o direito e a liberdade de se banhar como quisesse.

clique sobre a figura para vê-la ampliada     Eu sou naturista e confesso que fiquei surpreso com a proposta de agendar o protesto para a noite. Havia mais de 30 pessoas nos chuveiros e disse para um dos rapazes que estava com o microfone que, a meu ver, achava que deveriam iniciar o banho pelado naquela hora mesmo! Me dispus inclusive a iniciar retirando miinha roupa (a meu ver tomar banho nu não é protesto, mas apenas uma forma mais natural...).

    Como estava prestes a pegar meu avião para São Paulo tive que deixar o acampamento e não pude participar da manifestação, o que é uma pena.

      É um absurdo que se proíba e se puna as pessoas que desejam agir da forma mais natural possível.... artificial são as roupas!.

Dalberto Adulis

 

Quebrando o Muro

Roberto de Souza 28/01/2003 10:20

workside@msn.com

     Mostrar as partes mais intimas do corpo é considerado ofensivo. Quem pode se ofender com o que é natural no ser humano? As roupas são um conforto da civilização, tem objetivos de proteger nossa pele do sol, este é seu objetivo principal. Agora, se pode ser usada para expressar tendências e vender tipos de moda também a ausência de roupa pode ser uma forma de manifestação mais pura.clique sobre a figura para vê-la ampliada

     A atitude de alguns mostra o quanto ainda somos macacos recém descidos das árvores e incapazes de evoluir. Felizmente não são todos assim, a evolução é seletiva, e tipos repressores terão sua extinção com a expansão de nossas fronteiras culturais.

     Não estive lá, mas também teria ficado nu. Quase numa homenagem a todos que se expuseram ao longo dos séculos. Vendo as fotos das pessoas enfrentado a policia totalmente despidos e aparentemente indefesos lembro-me de um jovem chinês que ousou parar um tanque de guerra numa cena que emocionou o mundo. Sabemos que ele morreu poucas semanas depois na prisão, mas sua mensagem silenciosa rompeu barreiras inspirando muitos a erguerem as cabeças contra qualquer força hostil. Isto é juventude, não apenas física, mas espiritual. Isto é coragem!

 

Até quando?

Marcelo Pacheco 28/01/2003 12:01

pelados@pelados.com.br
http://www.pelados.com.br

clique sobre a figura para vê-la ampliadaO Portal Pelados deixa aqui registrado seu repudio e indignação pelo fato ocorrido, as autoridades mais uma vez agiram precipitadamente e inconseqüentemente, pois andar nu não caracteriza nenhuma forma de agressão para ser reprimida com tal brutalidade e violência!

Naturalmente,

Marcelo Pacheco

 

Fim da picada

tonelevy@terra.com.br clique sobre a figura para vê-la ampliada

     É mesmo o fim da picada......País de ignorantes é assim mesmo. O Jornal Olho nu, devia organizar uma versão "pelada" do Forum Social Mundial,com participação de todos os países,representados por suas Associações Naturistas,a ser realizado preferencialmente em Porto Alegre...Daí é que eu queria ver se ia ter repressão.

Abraços.

Luiz Antonio Levy

clique sobre a figura para vê-la ampliada Todas essas fotos foram retiradas do vídeo feito pela repórter do site www.midiaindependente.org durante a passeata em Porto Alegre.

O vídeo você poderá pegar no endereço http://www.midiaindependente.org/pt/red/2003/01/246611.shtml" e para vê-lo é necessário ter inatalado o programa Quick Time da Macintosh, que poderá ser baixado gratuitamente do endereço http://www.apple.com/quicktime/download/

Editorial e Índice

Cartas dos Leitores e Classificados

De Olho na Mídia - "Nus e felizes" por Mayla Largura

NATVerão - "Pegando um bronze no bilau" por Carlos de Paiva

NATNovidades - "Naked Air"; "Perfumes"; "Nicholson"; "Sítios" e "Televisão"

NATOpinião - "A roupa tem alguma coisa a ver com salvação?" enviado por Estevão Prestes

NATCuriosidades - "Esculturas"; "Emprego" e "Luz Del Fuego"

FBrN - "A nova diretoria toma posse"

NATEntrevista - "Elias, de corpo inteiro" por Pedro Ribeiro

NATVariedades - "Frase do mês" e "NATHumor" em dose dupla

NATEspecial 1 - "Colina do Sol no Fórum Mundial" e "Repressão em Porto Alegre"

Você está em NATEspecial 2 - Comentários e opiniões sobre a repressão à passeata de Porto Alegre