SEU JORNAL VIRTUAL SOBRE NATURISMO NO BRASIL E NO MUNDO

 Editorial

Cartas dos Leitores

De Olho na Mídia

NATVerão

NATNovidades

NATOpinião

FBrN

NATEntrevista

NATEspecial1

NATespecial2

NATCuriosidades

NATVariedades

Elias, de corpo inteiro

Por Pedro Ribeiro*

     O próximo Presidente da Federação Brasileira de Naturismo é o mineiro, de Paraobeba, Elias Alves Pereira, 57 anos, comerciante, casado com Maria das Graças, 54 anos, professora que não exerce a profissão, pai de três filhas, Andréia Conceição, 34, professora e pedagoga, Cláudia, 29, professora e pedagoga e Tatiane, 18, estudante. É neste ambiente familiar repleto de professoras e pedagogas, onde Elias tira sua inspiração para dirigir atualmente o PLANAT e de onde tirará também sua força para dirigir a Federação Brasileira a partir do dia 9 próximo.

     Elias é ex-juiz classista, dirigiu várias empresas e hoje dirige duas. Como vice-presidente de um sindicato enfrentou problemas na Justiça por causa de sua ligação com o Naturismo: adversários aproveitaram-se do fato de ter dado entrevista em jornal e aparecido em fotos sobre naturismo, para tentar impedi-lo de exercer seu cargo. Mas o processo foi favorável a ele e Elias continuou exercendo seu cargo até o final do mandato.

     Juntamente com sua filha mais nova, Tatiane, Elias iniciou-se no naturismo em 1995.

     Leia a entrevista dada por Elias ao OLHO NU, por telefone.

OLHO NU – Quando e onde você começou no Naturismo ?

Elias – Descobri que havia um sítio naturista em Brasília, três meses depois que foi inaugurado. O sítio ficava em Lagoa Formosa. Na verdade os naturistas usavam o espaço alugado do Iate-Clube. Isso foi em 1995. A primeira vez que fui lá levei minha filha Tatiane, então com 11 anos de idade. Esse grupo, que tentava se transformar em uma associação, é que deu origem ao DIFENAT (naturistas do Distrito Federal), que mais tarde se transformou no PLANAT.

OLHO NU – Você esperava ser eleito presidente da FBrN?

Elias – Não esperava de forma alguma. Não pensava mesmo em um dia ser. Mas meu nome foi indicado no último Congrenat e a idéia acabou me empolgando.

OLHO NU – Quais são seus planos como presidente da Federação?

Elias – É difícil dizer o que eu quero fazer. Como fui indicado de surpresa, quero dizer, sem esperar, sem nunca eu ter cogitado para mim mesmo que isso poderia acontecer, fiquei sem propostas típicas de candidatos. Porém, uma das coisas a que me dedicarei será fazer com que o selo da INF (International Naturist Federation) seja usado em todas as carteirinhas dos clubes e associações brasileiros, que os tornará reconhecido e aceito internacionalmente. Pretendo também fazer uma visita a todos os clubes e áreas naturistas do Brasil, fazer uma coordenação para ouvir os dirigentes, esperando contar com o apoio deles. É necessário saber do que precisam para tentar melhorar as condições do naturismo no Brasil e fazer com que ele cresça ainda mais, de maneira sólida. Ainda vejo os clubes e praias muito pouco integradas. Talvez indo pessoalmente consiga mudar alguma coisa.

OLHO NU – No Congresso Nacional está ainda tramitando, desde 1995, o projeto de lei, conhecido como Lei do Gabeira, que estabelece condições da prática do Naturismo em locais públicos. Como você acha que poderá ajudar para que a Lei seja aprovada logo?

Elias – Acredito que estando mais perto deles, dos Senadores e Deputados Federais, como é o caso agora, a Federação terá condições de pressionar mais e que o resultado positivo saia o mais breve possível.

Entrevista concedida no dia 27 de janeiro de 2003

Flagrante do momento quando Elias foi aclamado como candidato no último Congrenat

* Professor e editor do Jornal OLHO NU

natpedro@ig.com.br

 

Editorial e Índice

Cartas dos Leitores e Classificados

De Olho na Mídia - "Nus e felizes" por Mayla Largura

NATVerão - "Pegando um bronze no bilau" por Carlos de Paiva

NATNovidades - "Naked Air"; "Perfumes"; "Nicholson"; "Sítios" e "Televisão"

NATOpinião - "A roupa tem alguma coisa a ver com salvação?" enviado por Estevão Prestes

NATCuriosidades - "Esculturas"; "Emprego" e "Luz Del Fuego"

FBrN - "A nova diretoria toma posse"

Você está em NATEntrevista - "Elias, de corpo inteiro" por Pedro Ribeiro

NATVariedades - "Frase do mês" e "NATHumor" em dose dupla

NATEspecial 1 - "Colina do Sol no Fórum Mundial" e "Repressão em Porto Alegre"

NATEspecial 2 - Comentários e opiniões sobre a repressão à passeata de Porto Alegre