SEU JORNAL VIRTUAL SOBRE NATURISMO NO BRASIL E NO MUNDO

 Editorial

Cartas dos Leitores

De Olho na Mídia

NATVerão

NATNovidades

NATOpinião

FBrN

NATEntrevista

NATEspecial1

NATespecial2

NATCuriosidades

NATVariedades

 
 

Colina do sol no Fórum Mundial de POA

 

     A associação naturista Colina do Sol participou ativamente do Fórum Social Mundial realizado em Porto Alegre (RS), que acompanhou os grandes debates sobre economia, meio ambiente, entre outros assuntos montando um stand e mostrando ao mundo o que é Naturismo e sua filosofia. Os colinenses não poderiam deixar de integrar-se junto a mais de 100.000 pessoas que vieram de diversas partes do mundo todo para participar das discussões "Um outro mundo é possível".

    Estamos felizes por ser uma gota d'água nesse oceano de idéias que busca criar um outro mundo. Por exemplo podemos começar tirando algumas coisas como a máscara, as roupas, a intolerância......

Na foto acima o artista  da minisérie global, Karen Quednau nossa delegada no fórum juntamente com seu secretário.

 

 

     Essas declarações e fotos foram retiradas do site Pelados que fez a cobertura da festa em tempo real.

     No entanto, nem tudo foram flores. No penúltimo dia da festa que deveria ser um congraçamento, um fato lastimável tomou conta das ruas de Porto Alegre. Um protesto que reuniu centenas de nudistas (naturistas ou não), que caminharam pelas ruas anunciando o direito ao corpo e respeito às diferenças culturais, que aliás era o ponto motor do encontro: a diversidade cultural, acabou em pancadaria, prisões e feridos, entre participantes e espectadores, promovidos pela truculenta polícia gaúcha, que, longe de estar imbuída no contexto do encontro, encontrou motivos para massacrar pessoas nuas, portanto indefesas.

    Outro fato lastimável foi a pouca cobertura que a imprensa deu ao ocorrido. Nenhum jornal do estado do Rio de Janeiro noticiou. Umas poucas imagens foram exibidas no jornal HOJE da Rede Globo de Televisão, deixando com que a secretaria de segurança do Rio Grande do Sul ficasse impune, ou ao menos viesse a público se pronunciar pelo absurdo cometido por seus comandados.

     Na Internet somente achei notícias no site   http://www.midiaindependente.org/pt/red/2003/01/246611.shtml" .

     Veja a partir de agora as notícias relacionadas ao caso e comentários de quem estava presente e de quem se indignou com o que leu.

 

Repressão em Porto Alegre

 

     28.01.2003 - No penúltimo dia do Fórum Social Mundial, cerca de 400 manifestantes foram duramente reprimidos pelas forças policiais, nas proximidades do Acampamento da Juventude. O número de presos e feridos todavia não é certo.

     A manifestação, marcada para as 21 horas, teve como "inspiração", a repressão por parte da cavalaria policial à uma jovem mapuche, que tomava banho nua nos chuveiros do Acampamento - os policiais forçaram-na a retirar-se do local e a vestir-se, desrespeitando assim a diversidade cultural presente em Porto Alegre. Insatisfeitos com o ocorrido, as pessoas marcaram um ato para ser realizado no perí­odo da noite, protestando contra a repressão que vem rondando o FSM ultimamente, e a favor do direito de ir e vir, garantido pela Constituição.

     Após passarem pelos chuveiros centrais e tomarem banho nus/nuas dentro do Acampamento, os manifestantes dirigiram-se à Avenida Beira-Rio, aonde o Batalhão de Choque e a Cavalaria os cercaram. Segundo pessoas presentes no local, a repressão começou após a detenção de um jovem negro, e dali em diante, espalhou-se por todo o perí­metro, atingindo profissionais de imprensa, comerciantes, e até crianças.

     Foi uma grande manifestação do fórum e provavelmente a mais intensa. Com espontaneidade o povo do acampamento da juventude se rebelou com a repressão acontecida as pessoas que tomavam banho sem roupas. Em princípio a manifestação começou sem bandeiras de partidos políticos apenas com as bandeiras das cores do arco-íris (que representam o movimento para livre orientação sexual) e uma bandeira vermelha com estrela amarela e a face de Che Guevara.

 
     Naturalmente uma bandeira do PT apareceu, sem representar a massa pelada que gritava por liberdade: "abaixo a repressão todo mundo peladão". O ato que para as mentes que não contextualizam a ação pode parecer um ato de libertinagem, mas sendo ou não foi um ato de recusa a ordem de valores euro-cêntricos reproduzidos por nossas sociedades.


 
    Na volta da manifestação ao acampamento a polícia bloqueou a passagem do grupo pelado e dos que acompanhava. Por um momento não se sabia o que fazer, decidindo-se logo em seguir o rumo do acampamento passando entre os policiais. O que era um ato de muita paz e liberdade tornou se um ato de repressão aos manifestantes.


     Pessoas foram brutalmente presas e dispersadas, quando se tentou organizar alguma resistência o grupo foi contaminado por "líderes" ligados a organização do fórum. Com um discurso falso de pacifismo e conformismo tentaram manter uma imagem do evento, sendo esta como a maior prioridade acima da integridade física das pessoas que participaram e foram presas sem roupa.

 
     Nego totalmente minha imparcialidade pelo fato de acreditar que se exista uma e também pelo fato de ter sido coagido fisicamente, como muitos presentes, pela polícia militar do Rio Grande do Sul. Seguiram-se gritos contra o novo governador do estado Germano Rigoto que foi eleito com uma diferença de apenas 300 mil votos na eleição passada com uma campanha contra a violência. Um fato muito repetido pela mídia corporativa aqui no Rio Grande do Sul. Diego de poa 28/01/2003 13:00

almanegra77@yahoo.com

 

Leia os comentários de quem esteve presente ou leu as notícias a respeito do que aconteceu em Porto Alegre.

 
 

Veja e leia muito mais nos endereços

 http://www.midiaindependente.org/pt/red/2003/01/246611.shtml">Ver o vídeo |
http://www.midiaindependente.org/pt/red/2003/01/246609.shtml">Depoimento
de uma jornalista ferida durante a manifestação |
http://www.midiaindependente.org/pt/red/2003/01/246620.shtml">Fotos da manifestação dos pelados e de manifestante ferida pela polícia gaúcha |
 

http://www.midiaindependente.org/es/red/2003/01/246626.shtml">Depoimento
em vídeo |

http://www.midiaindependente.org/pt/red/2003/01/246635.shtml">Mais Fotos

 

Para conseguir ver o vídeo baixe este arquivo pra fazer download do programa QuickTime

http://www.apple.com/quicktime/download/

O jornal HOJE da Rede Globo de televisão também apresentou uma pequena matéria no dia 28/01/03. Clique no endereço abaixo e veja o vídeo da matéria apresentado por Carlos Nascimento sobre a Repressão policial.

http://jornalhoje.globo.com/cgi-bin/montar_texto.pl?controle=5100 

   

Editorial e Índice

Cartas dos Leitores e Classificados

De Olho na Mídia - "Nus e felizes" por Mayla Largura

NATVerão - "Pegando um bronze no bilau" por Carlos de Paiva

NATNovidades - "Naked Air"; "Perfumes"; "Nicholson"; "Sítios" e "Televisão"

NATOpinião - "A roupa tem alguma coisa a ver com salvação?" enviado por Estevão Prestes

NATCuriosidades - "Esculturas"; "Emprego" e "Luz Del Fuego"

FBrN - "A nova diretoria toma posse"

NATEntrevista - "Elias, de corpo inteiro" por Pedro Ribeiro

NATVariedades - "Frase do mês" e "NATHumor" em dose dupla

Você está em NATEspecial 1 - "Colina do Sol no Fórum Mundial" e "Repressão em Porto Alegre"

NATEspecial 2 - Comentários e opiniões sobre a repressão à passeata de Porto Alegre