') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°182 - Janeiro de 2016 - Ano XVI

Anuncie aqui

 

Bonecos nudistas à venda em feiras de artesanato de Olinda

Começou no dia 28 de janeiro o tão esperado 6º Encontro Latino Americano de Naturismo, realizado no México, à beira mar de Zipolite, uma pequena vila herdeira da cultura hippie dos anos 60. Todas as informações do dia a dia desse evento estão em NATEVento Internacional. Já antes do início, a imprensa mexicana tem feito grande cobertura na expectativa do evento. São dezenas de matérias que exultam o fato de haver o primeiro encontro naturista internacional em solo mexicano. Os links de todas as matérias publicadas na Internet estão disponíveis para quem quiser fazer parte desse entusiasmo. Em De Olho na Mídia Internacional.

 

No dia 15 de janeiro a Federação Brasileira de Naturismo completou 28 anos de fundação, resultado da visão futurista de um dos ícones do Naturismo brasileiro. Ela tinha a missão de ser a entidade maior do naturismo brasileiro, a ela sendo filiadas todas as Associações Estaduais de Naturismo do Brasil, bem como Clubes e Associações locais enquanto não dispuserem da respectiva Associação Estadual. Saiba um pouco da sua história em NATHistória.

 

Nos últimos dias de dezembro e nos primeiros de janeiro a Ecovila da Mata realizou mais uma Virada da Expansão, quando reuniu dezenas de naturistas que foram procurar a tranquilidade e espiritualidade do local. Entre as várias atrações, uma de maior destaque foi a cerimônia de casamento entre Jorge Bandeira, presidente do Graúna, e Sunny, sua noiva. O próprio noivo é quem faz o relato da experiência de forma poética e emocionada. Em NATespecial.  Uma carta de um leitor que esteve também na Virada elogia o relato de Bandeira.

 

Uma boa notícia vem lá do Espírito Santo. A praia naturista de Barra Seca não foi atingida pela lama trágica que assolou o Rio Doce. Então o verão está aí e é hora de aproveitar. Mais notícias do mundo da nudez e do naturismo: Brasileiro é detido no Vaticano por caminhar nu na Basílica de São Pedro; Abricó, uma praia despida de boa infraestrutura, publicada pelo jornal O GLOBO e Cruzeiro por praias do Caribe quer reunir 2.000 viajantes nudistas

 

Arthur de Lacerda apresenta um novo artigo. Em sua crônica ele conta a descoberta de figuras humanas artesanais representadas em total nudez, durante uma viagem que fez a Recife e Olinda. Fascinado, adquiriu alguns para sua coleção e analisa a dificuldade da sociedade atual em aceitar o corpo humano nu, principalmente algumas partes do corpo. Em NATCrônica.

 

Está no ar mais uma edição da excepcional publicação naturista argentina NUDELOT. No original em sua língua nativa a edição de dezembro da revista eletrônica traz uma série de artigos super interessantes para o Naturismo universal: nesta edição Massarandupió, Riva Bela - Córsega, Madrid e até um artigo de Evandro Telles são destaques.

 

As associações continuam lutando incansavelmente para proteger suas áreas de predadores do Naturismo e pela preservação de sua imagem. Em meados do mês de dezembro a Associação Naturista de Abricó conseguiu uma audiência com o Secretário de Meio Ambiente do município do Rio de Janeiro e teve como resultado uma promessa de parceria para a administração da praia do Abricó. No último dia 14, diversas entidades municipais estiveram vistoriando a praia do Abricó, chegando à conclusão de que há muito para ser feito. Em NATRegistro.

 

Também o NATCop promoveu ação social junto à comunidade distribuindo brinquedos para um orfanato na região de Inúbia Paulista. Leia como foi o evento em Naturismo & Sociedade 2.

 

Para comemorar a passagem de ano os membros do grupo Naturista da Grande São Paulo, o SPNat, foram em peso ao Recanto do paraíso, a estância naturista do Sul do Rio de Janeiro. O relato de como foi esta divertida visita social você vai ler em NATFesta.

 

E o mesmo SPNAT comemora 5 anos de criação neste mês de janeiro e convida naturistas de todo o Brasil que quiserem participar da grande festa dos dias 23 a 25. Porém lembra que há limite para o número de pessoas no sítio alugado para a ocasião e pede para que façam suas reservas o mais rápido possível. Confira a grande programação e as condições para a participação. Aproveite também para ler a segunda edição de seu boletim mensal Naturalmente, disponível para download. Também aniversariou neste mês de janeiro a PinhoNAT, que completou 3 anos de vida.

 

Como o carnaval já está na boca, o Mirante do Paraíso recebe os Amigos Naturistas para seu segundo encontro social com um Grito de Carnaval antecipado. Neste final de semana 23 e 24 de janeiro. Também neste final de semana a SONATA convida todos para as atividades recreativas e ambientais na praia de Tambaba.

 

Ainda na NATAgenda, o Recanto Paraíso já convoca os foliões para passarem o carnaval em suas belíssimas instalações em Piraí e o Mirante do Paraíso convida para mais dois eventos: seu carnaval tradicional na semana propriamente dita  e a mega festa de aniversário no dia 14 de fevereiro.

 

Todo ano, a revista de esportes americana ESPM The Magazine realiza um ensaio fotográfico com esportistas, para celebrar a beleza das formas humanas. Na série, os atletas se despem para mostrar seus contornos e a força que têm seus corpos. OLHO NU republica matéria editada em blog que reproduz todas as fotos do ensaio revelando a beleza do corpo humano nu. Em Nudez & Arte.

 

Está rolando em Aracaju o curso "Nudez & Subjetividade", ministrado pelo professor Fernando Nascimento da Silva que tem temas como "O que é a nudez como primeiro objeto e conteúdo do conhecimento" e "O que se conhece quando se conhece uma nudez". Leia mais detalhes em NATEducação e prestigie com sua presença.

 

Navegando nos arquivos do Jornal OLHO NU encontramos uma matéria inédita de 2013. O fotógrafo de Minneapolis (EUA) Matt Blum, faz fotografias do que ele chama de ‘Nu Honesto’, ou seja, sem maquiagem e sem glamour. São retratos de mulheres lindas, com suas imperfeições, fotografadas nas suas casas, em momentos cotidianos, relaxados. Coincidentemente foi exibido pelo Canal Brasil um programa que trata exatamente sobre a beleza feminina natural, sem glamour: 302. No episódio 26, da segunda temporada, exibido no início do mês de dezembro, a estrela foi Glacy Machado que posou para as lentes do fotógrafo e deu um excelente depoimento sobre Naturismo. O vídeo imperdível está à disposição no site do canal Brasil, mas é necessário ser cadastrado em alguma operadora de TV paga ou no Globosat Play: http://globosatplay.globo.com/canal-brasil/v/4565293/
 

Em NATClassificados dois naturistas fazem propostas diferentes. Um oferece-se para trabalhar em residências em serviços gerais e o outro procura grupos em formação no estado do Rio de Janeiro para participar.

 

E prepare-se! Na Semana Santa, no final de Março, será realizado na Colina do Sol o Encontro Brasileiro de Naturismo juntamente com Os Jogos Olímpicos Naturistas. Faça já sua reserva para não ficar de fora e, principalmente, a questão da passagem aérea até Porto Alegre. Imperdível. Em NATEsporte.

 

Atenção: Novas seções serão criadas e as seções já existentes serão atualizadas durante todo o mês, portanto fique atento.

 

Boa leitura. Boa reflexão. Bom lazer.

 

Um 2016 pleno de realizações e Naturismo fortalecido.

Até a edição de fevereiro.

Pedro Ribeiro

pedroribeiro@jornalolhonu.com

Editor

OLHO NU lembra que as idéias e afirmativas contidas nas matérias e cartas expressam inteiramente a opinião dos respectivos autores e entrevistados, não sendo necessariamente compartilhada pelo editores do jornal.

ATENÇÃO: OLHO NU está aceitando anúncio pago de qualquer produto ou serviço (menos erótico e pornográfico). Escreva para publicidade@jornalolhonu.com e peça maiores informações.


Olho nu - Copyright© 2000 / 2016
Todos os direitos reservados.