') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°182 - Janeiro de 2016 - Ano XVI

Anuncie aqui

Festa folclórica finaliza o primeiro dia do 6º ELAN

 

Começou nesta quinta-feira, dia 28 de janeiro, o Sexto Encontro Latino Americano de Naturismo, na localidade de Zipolite, ao Sul do México, a cerca de 8 horas de carro de Acapulco. Pontualmente às 5 horas da tarde, como programado, o presidente da Federação mexicana de Naturismo, Juan Castañeda e o secretário Gerardo Cisneiros convocaram os naturistas presentes ao Rancho Los Mangos, local oficial do evento, para tomarem lugar no pátio de eventos para a cerimônia de abertura oficial, que contou com presença de autoridades e políticos locais, que prestigiaram a ação.

 

Logo após a Declaração de Abertura e a distribuição de camisetas comemorativas tomou início a primeira conferência ministrada pela professora naturista Carolina Miramontes, que, com o tema "Mercadotecnia y Nudismo", levou a plateia a refletir sobre a importância de se formar um mercado consumidor naturista e um marketing eficiente para sua imagem.

 

Já às 7 h 15 da noite encerrava-se o primeiro momento e já começava o segundo. Os naturistas foram convidados para assistir pelas ruas da pequena vila badalada a exibição de balé folclórico, com danças típicas da província de Oaxaca, arrastando uma multidão pela praia nudista de Zipolite até um grande palco, montado sob patrocínio de uma marca de bebidas da região e pela Secretaria de Cultura do município, onde o grupo encantou a todos com o colorido das roupas e das luzes e da empolgação dos passos precisos, arrancando calorosos aplausos da imensa plateia que se formou diante deles. Depois um outro grupo apresentou-se na própria areia com danças típicas agora da cultura europeia que colonizaram o país, num espetáculo emocionante e interativo.

 

Após o encerramento das apresentações e discursos de agradecimento e de exultação do Encontro, todos os presentes foram convidados a dançar músicas conhecidas mexicanas da atualidade com vários estilos diferentes, integrando naturistas e não naturistas na festa de confraternização, que durou mais algumas horas.

 

(enviado em 29/01/15 por Pedro Ribeiro)


Segundo dia: palestras e teatro

 

O segundo dia do 6º Encontro Latino Americano, em Zipolite, México, foi de muitas atrações oficiais e não oficiais. A primeira prevista para as 7 horas da manhã, caminhada pela praia e sessão de Ioga, simplesmente não aconteceu. Mas o nascer do sol na linda paisagem costeira valeu o sacrifício de acordar cedo e descobrir que muitos fazem o mesmo para aproveitar o saudável sol da manhã.

 

Então o primeiro momento oficial foram duas palestras a partir das 11 horas da manhã. A primeira proferida por Juan Castañeda, presidente da Federação Mexicana de Naturismo, foi mais um momento de reflexão sobre aceitação corporal do próprio corpo e do corpo dos outros. "Autoestima Y Nudismo". Bastante interativa, levou a uma participação intensa da plateia. A segunda, mais rápida, foi proferida por Rosario Coria, com o intrigante título "Vinoterapia" levou uma participação ainda mais intensa da plateia, que colocou máscaras encharcadas de vinho sobre suas próprias faces com a finalidade de relaxar a pele.

 

Após as 13 h 30, quando acabou a atração anterior, todos estavam liberados para aproveitar a tarde como quisessem e a maioria foi para a praia, alguns ficaram na piscina do hotel. Na praia haviam atrações não oficiais, como um concurso de pintura corporal, torneio de vôlei e competição para a escolha da mulher e do homem mais sensuais. Estas atrações estavam sendo organizadas por uma instituição nudista em seu terceiro encontro Nudismo Oaxaca, cuja sede era o hotel nudista à beira-mar, não tendo qualquer relação com o ELAN6.

 

A outra atração oficial foi a encenação da peça Teatral "Empelotados", com o grupo Fuorum, às 20 h 30. Duas esquetes, a primeira mostrando a dificuldade do marido convencer a mulher para entrar numa área nudista tirando a roupa. A segunda foi uma encenação sobre como as pessoas reagem quando descobrem que outras são nudistas. No final a plateia foi lambuzada de tinta pelos atores representando a aceitação do corpo nu.

 

Por fim, a noite é encerrada com mais festa com DJ, com músicas dançantes diante do palco armado no meio da praia de nudismo, um momento não oficial do Encontro.

 

(enviado em 30/01/15 por Pedro Ribeiro)


Laços fortalecidos na

América Latina naturista

 

Terminou hoje, sábado 30 de janeiro, em Zipolite, ao sul da cidade do México o sexto Encontro Latino Americano de Naturismo. Foram 3 dias de programação que teve palestras reflexivas, festas, ginástica e a infalível confraternização.

 

O terceiro dia começou às 8 da manhã, com a esperada aula de Ioga, após uma leve caminhada pela areia da praia rumo a um pequeno trecho conhecido como praia dos Amores. A aula começou com alongamentos e posições de pouca dificuldade, que foram se intensificando à medida que o tempo avançava. No final todos estavam ainda mais relaxados  e puderam aproveitar o mar calmo e morno de Zipolite.

 

Às 11 horas voltamos todos para o centro de palestras, dentro do Rancho Los Mangos, onde começou mais uma sessão. Primeiramente, a diretoria da Federação Mexicana de Naturismo apresentou as cartas enviadas pela Associação Argentina e pela Associação Equatoriana, que não puderam enviar nenhum representante ao Encontro. Também foi aberto espaço para o vice-presidente da Federação Brasileira de Naturismo, Pedro Ribeiro, que explicou os motivos de organizar um encontro como esse, e pediu apoio para formação de uma Confederação latino Americana de Naturismo,  fato que já poderia ser concretizado porque já há duas federações nacionais devidamente formalizadas e registras junto à INF, mas a assembleia achou melhor amadurecer mais a ideia, principalmente porque não havia nenhuma outra instituição sendo representada oficialmente, além do México e do Brasil. Muitas perguntas foram feitas pela plateia tentando saber mais do funcionamento da FBrN e da INF, que foram respondidas por Ribeiro e Alex de Sousa, coordenador de assuntos internacionais da FBrN.

 

Voltando-se à palestra prevista, foi proferida por Ulisses Velázquez com o tema "Nudismo en México", onde ele contou um pouco da história, revelando que o desenvolvimento atual começou a cerca de 9 anos, quando o fotógrafo canadense Spencer Tunick esteve na cidade do México e realizou uma instalação com mais de 30000 candidados a posarem nus pra suas lentes em pleno centro da cidade. Alguns dos participantes criaram laços de amizade e resolveram aceitar o desafio de organizar uma instituição nudista após alguns encontros. Findo esta parte das palestras, retorna o vice-presidente da FBrN à palavra e conclama para que os presentes se reúnam brevemente para tirarem moções e reivindicações e apresentem à Federação do país, que por sua vez seriam levadas pela FBrN ao congresso Internacional de Naturismo na Nova Zelândia em novembro deste ano.

 

Findo o horário para as palestras Juan Castañeda, presidente da Federação Mexicana, dá por encerrado oficialmente o ELAN6 e convida todos para participarem da foto oficial do evento, clicada no jardim do local.

 

Ainda houve algumas atividades não oficiais do ELAN, na praia, com brincadeiras coletivas como corrida do saco e corrida de revezamento.

 

Mais tarde, por volta das cinco da tarde, mais uma foto oficial, desta vez na praia, onde os naturistas deitaram-se no chão para formarem a expressão Zipolite 2016 e em volta mais naturistas criaram um coração, tudo fotografado e orientado pelas imagens captadas por um drone. Depois foi a vez da reapresentação da peça encenada ontem "Empelotados", desta vez no palco armado no meio da praia liberada para todos os públicos assistirem. Após foi a volta da música eletrônica para animar a galera da praia.

 

(enviado em 31/01/15 por Pedro Ribeiro)


Programação para o ELAN6

Informo que está muito próxima a realização do ELAN6, que é organizado pela Federación Nudista de México,a.c., se levará a cabo em Zipolite de 28 a 30 de janeiro de 2016

ABAIXO O PROGRAMA DE ATIVIDADES PREVISTO PARA O ELAN 6,

#LEMBRE-SE DE INSCREVER-SE NO ELAN E RESERVAR SUA HOSPEDAGEM, NÃO DEIXE PARA O ÚLTIMO INSTANTE.

INSCRIÇÃO ELAN 6: $ 660.00 HOSPEDAGEM POR NOITE: $900 (em pesos Mexicanos)

LEMBRE-SE: TUDO O QUE ESTÁ MARCADO EM AZUL JÁ ESTÁ INCLUÍDO EM SUA INSCRIÇÃO NO ELAN!

Mais informes, inscrições e afiliações na página web da FNM, A.C =

(enviado em 10/12/15 por InfoApanna)

 

Veja as notícias que saíram na imprensa mexicana sobre o ELAN6


Olho nu - Copyright© 2000 / 2016
Todos os direitos reservados.