') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°120 - novembro de 2010 - Ano XI

Anuncie aqui

Img: Giulia

Miriam, cercada pelos amigos (na ampliação) momentos antes de partirmos para o Pizzo Greco

O Naturismo brasileiro está de luto. Morreu aos 49 anos uma das naturistas mais atuantes e vibrantes da atual fase de nosso movimento. No dia 24 de outubro último "passou para o andar de cima", como diria o ator Miguel Falabella, a companheira Miriam Zorzella. Mesmo sendo portadora de um câncer que a consumia paulatinamente há dois anos, Míriam continuou seu trabalho junto ao Naturismo, tendo sido a articuladora para a participação do grupo de brasileiros no 31° Congresso Internacional de Naturismo, realizado na Itália há pouco mais de um mês. Gentil e disponível, nunca deixou, no entanto de defender com convicção e veemência suas opiniões e posições, de maneira clara e objetiva. Era membro do Conselho maior da Federação Brasileira de Naturismo, não deixando jamais de participar das reuniões mesmo com a doença se acentuando e a impedindo de deixar a Itália, onde morava, para vir ao Brasil. Um exemplo a ser seguido, uma postura  a ser admirada. OLHO NU chora sua morte física. Presta uma homenagem sincera, com autoria de vários de seus amigos que se manifestaram. Não morrerá nunca de nossa memória.

Apesar da tristeza que nos abate, prosseguimos em nosso caminho perpetuando o trabalho desejado por Miriam. Leia então nesta edição:

Jorge Bandeira, vice-presidente da FBrN, apresenta várias matérias nesta edição.  Em NATArtigo afirma que a máxima do “bom selvagem de Rousseau” nada mais é que uma visão colonizada do índio, enraizada ao longo do processo histórico. Em NATArtigo 2 analisa o porquê da maioria dos naturistas estarem na “melhor idade”, gozando de seu naturismo em estado de aposentadoria em A Nudez na Arte e na Vida. Em Nu & Arte, William Blake, um bardo Inglês, poeta, escritor, gravurista, inovador das artes plásticas, praticamente um “iluminado”, forjou com sua mente além do movimento Iluminista, no Século da Razão, um olhar paradigmático sobre a FORÇA DA NUDEZ, com sua obra de intenso vigor e que transbordava verdades por todas as direções. Em NATMemória analisa uma das capas de um dos discos do conjunto de rock brtânico Led Zeppelin com o artigo A NUDEZ INFANTIL EM LED ZEPPELIN.

NATLuta - É difícil vender a ideia do nudismo para a sociedade têxtil, pois até agora não conseguimos convencer que há desvinculação entre nudez e sexo. Na mesma página leia que nudistas enfrentam proibição por parte de empresa de usar praia.

Nudez & Sociedade - As pessoas podem desaprender a ter vergonha do nu? Um experimento realizado na Inglaterra, com registro da rede de TV BBC, junta oito pessoas e tira conclusões. E em Nudez & Sociedade 2, Jorge Bandeira descobre O Menino Mais Bonito do Mundo de Ziraldo em antiga edição da revista do Menino Maluqinho; Também aqui Japonesas grávidas tiram a roupa em nova tendência fotográfica; O preconceito contra a nudez determina até Etiqueta para amamentar; Campeã mundial de basquete, Diana Taurasi posa nua para revista.

NATTurismo - Alemanha ganha hotel para nudistas; Empresa oferece cruzeiro nudista.

NATEsporte - Surf naturista em Tambaba foi sucesso! Veja o resumo do que aconteceu e mais fotos.

NATInternacional - Concurso fotográfico na Espanha.

NATRegistro - Jorge Bandeira dá entrevista pioneira à rádio e os acontecimentos anunciados durante o mês de outubro pela Anabricó, Mirante do paraíso, Praia do Pinho, Grupo naturista Capixaba, Planat, Colina do Sol e surf em Tambaba.

NATAgenda - Feriadão de 15 de novembro na agenda do Mirante do Paraíso: Reveillon na Pousada Lua Nua e na Colina dos Ventos; Excursão naturista da Anabricó para o Mirante do Paraíso; Programação de dezembro da Colina do Sol.

NATAssociações - SONATA convoca Assembleia Geral Extraordinária; Veja como foi o encontro do Grupo Naturista capixaba em sítio em Guarapari; NIP promove festa de despedida de uso de sítio; Graúna divulga seu boletim de outubro.

NATNotícias - Falecimento de Miriam Zorzella de Dio; Naturismo da NATES é de utilidade pública.

De Olho na Mídia - Blog do JC entrevista Pedro Ribeiro; Globo Esporte da Paraíba faz matéria sobre o 3º Tambaba Open de Surf; Programa de TV entrevista naturistas no Paraná.

Nu em Notícia - Homem nu invade comício durante discurso de Obama nos EUA .

NATClassificados - Leitor convida para naturismo indoor.

Cartas dos Leitores - Mensagens dos leitores enviadas entre 2 de outubro e 1 de novembro.

Esta edição ficará no ar pelo acesso principal até 1 de dezembro.

Boa leitura. Boa diversão.

Pedro Ribeiro

pedroribeiro@jornalolhonu.com

Editor

OLHO NU lembra que as idéias e afirmativas contidas nas matérias e cartas expressam inteiramente a opinião dos respectivos autores e entrevistados, não sendo necessariamente compartilhada pelo editores do jornal.

ATENÇÃO: OLHO NU está aceitando anúncio pago de qualquer produto ou serviço (menos erótico e pornográfico). Escreva para publicidade@jornalolhonu.com e peça maiores informações.


Olho nu - Copyright© 2000 / 2010
Todos os direitos reservados.