') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°120 - novembro de 2010 - Ano XI

Anuncie aqui

Miriam Zorzella de Dio    

Por todos os seus amigos*

No dia 24 de outubro passado deixou a existência terrena a querida naturista Miriam Zorzella de Dio. Independente do credo religioso de quem lê estas linhas, cada qual interpretará seu falecimento de forma diferente e acreditará que sua alma, espírito, energia ou corpo já não está mais entre nós, teremos todos em comum a certeza de que partiu de nossa convivência um ser humano do mais alto estirpe.

Naturista "de carteirinha", o tipo que defende com unhas e dentes a nossa filosofia, um exemplo a ser seguido. Valente, enfrentou como ninguém sua morte anunciada pelas constantes idas e vindas de hospitais, com tratamento ofensivo ao seu próprio corpo e cada vez mais duro. Mas era valente também na sua vida naturista, colocando-se com veemência, certeza e garra em suas palavras durante as diversas reuniões e assembleias das quais participou.

Sempre gentil e atenciosa nos mínimos detalhes, em suas vindas ao Brasil sempre trazendo lembranças aos amigos brasileiros, sempre oferecendo seu lar na Itália para que nós naturistas brasileiros tivéssemos um porto seguro se decidíssemos visitar o Velho Continente, oferta que se concretizou  para mim e outros neste último congresso internacional realizado em seu país de morada.

Brasileira, 49 anos, casada (pela segunda vez) com Franco, um grande amigo e igualmente gentil, que espero consiga superar esta dor com conformidade, mas sem jamais  esquecê-la. Mãe de um rapaz que vive no Brasil, em São Paulo, seu xodó e razão de atenção. Meia mãe de uma outra moça, filha de Franco, que convivia com ela sob o mesmo teto na Itália, sua amiga e confidente. Era membro do conselho Maior da Federação Brasileira de Naturismo, mesmo vivendo na Itália era muito atuante e presente em nosso país.

O mundo naturista brasileiro se sente órfão com a perda de sua mãezona e diversas manifestações chegaram ao jornal OLHO NU. Veja algumas:

Prezados amigos naturistas,

É com pesar que comunicamos o falecimento da Mirian Zorzella Di Dio (49), ocorrido neste domingo (24/10), na Itália, vítima de um câncer. Nós, do Brasil Naturista, estamos de luto pelo triste ocorrido com nossa colega, que foi tão dedicada às causas naturistas e de trabalho incansável no Conselho Maior da Federação Brasileira de Naturismo.

Já estamos com saudades! Ficará em nossas memórias seu sorriso largo e verdadeiro. Segue em paz...

"Aqueles que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós."

Equipe Brasil Naturista

Porto Alegre - RS

(enviado em 25/10/10)


QUERIDA AMIGA MIRIAM!

NESTE MOMENTO DE INTENSA DOR, LEMBREI DE SUA CAMISA NA COLINA DO SOL, EM QUE VOCÊ LUTANDO BRAVAMENTE PELA VIDA SE MANTEVE ALEGRE, OTIMISTA E CONFIANTE NA VIDA.

AMIGA, JÁ ESTOU COM MUITAS SAUDADES DE VOCÊ, DE NOSSOS INFINDÁVEIS TELEFONEMAS SOBRE DISCUSSÕES E PREOCUPAÇÕES COM O NATURISMO E A NOSSA FBRN.

VOCÊ HAVIA ME DITO QUE TALVEZ ME FIZESSE UMA SURPRESA VINDO PASSAR O ANO NOVO EM VITÓRIA, MAS NÃO DEU TEMPO.

GOSTARIA DE PODER LHE DAR UM ÚLTIMO BEIJO E UM ABRAÇO BEM APERTADO, MAS NÃO FOI POSSÍVEL.

EM NOSSO ÚLTIMO TELEFONEMA NA SEMANA PASSADA, NA 3ª FEIRA, VOCÊ ME DISSE QUE SOMENTE PODERIA CONVERSAR NA 5ª FEIRA.

MAS NÃO DEU TEMPO.

UM BEIJO AMIGA DE SAUDADES, PARA SEMPRE. FIQUE COM DEUS!

Maria Luzia de Almeida

Vitória - ES

(enviado em 25/10/10)


 

Boa Tarde Prezados Amigos Naturista

 

Infelizmente uma perda muito grande que nós tivemos este fim de semana, mas que esteja no momento em um bom lugar pois sempre será aquela pessoa maravilhosa e alegre.

 

ELIAS ALVES PEREIRA

Presidente do Conselho Maior

Brasília - DF

(enviado em 25/10/10)


Les hacemos llegar por si intermedio nuestras condolencias por la perdida de Miriam

 

Cordialmente

 

Apanna asociacion Civil

Florencia Brenner

Secretaria

Buenos Aires - Argentina

(enviado em 25/10/10)


A segunda -feira começou mais cinza

 

Miriam Zorzella continuará viva em cada um daqueles que tiveram o privilégio e a honra de compartilhar de sua inteligência, honestidade e transparência.

 

Alguns se lembrarão da Miriam 'naturista', defensora fervorosa da ética, uma militante da causa que não media esforços e sempre se posicionava com serenidade e atitude. Outros, se lembrarão também da Miriam 'amiga', uma pessoa sensata que poderia conversar durante horas sobre qualquer tema, inteligente e muito bem informada, tinha um sorriso largo e um coração de ouro, sempre disposta a aconselhar e ajudar quem precisasse.

 

Miriam Lúcia "de Deus", seja bem recebida pelo nosso Pai

 

Descanse em paz!

 

Do seu amigo,

 

Flaviano Augusto

Natal - RN

(enviado em 25/10/10)


Caros amigos naturistas de todo Brasil,

 

É como imenso pesar que comunicamos o falecimento nesta madrugada no Brasil (noite de ontem na Itália) de nossa querida conselheira Miriam Lúcia Zorzella di Dio, que estava hospitalizada já alguns dias na Itália.

 

Grande amiga e anfitriã de todas as horas, juntamente com o Franco, nunca deixou de acolher todos aqueles que visitaram a Itália.

 

Agora em setembro esteve conosco no Congresso Internacional, sendo ela a responsável principal pela acomodação da delegação brasileira no Pizzo Greco, negociando todos os detalhes de nossa estadia.

 

Miriam foi eleita no ultimo CONGRENAT (março de 2009) para o Conselho Maior. Mesmo residindo na Itália, foi uma das naturistas mais atuantes nos últimos anos, estando presente em quase todos os eventos da FBrN. Sua atuação frente ao Conselho Maior deve ser rotulada como simplesmente extraordinária. No início do ano, com a doença já se agravando, pediu afastamento. Pedimos a ela que ficasse e que nos ajudasse quando possível. Foi atuante até o fim.

 

O naturismo brasileiro perde hoje uma de suas maiores representantes. Que possamos continuar nossa caminhada, mirando em seu exemplo, coragem e determinação.

 

Ao amigo e companheiro Franco, nossos mais profundos sentimentos nesta hora difícil. Que Deus a tenha em seus braços.

 

Descanse em paz, querida amiga Miriam Lúcia.

 

José Antônio Ribeiro Tannús

Presidente da FBrN

Goiânia - GO

(enviado em 25/10/10)


Miriam Zorzella - uma lição de vida

 

Gostaria de lembrar um texto publicado no Jornal Olho Nu que é uma homenagem a nossa querida amiga que se foi: Miriam.
Fico feliz em saber que ela pode ler esse texto antes da sua partida. O Franco tem absoluta razão quando disse:

 

Perdimos uma gran mulier!!!

 

Ao Franco e Giulia meus sentimentos e força,

 

Joaquim e Rosana

São Paulo - SP

 

http://www.jornalolhonu.com/jornais/olhonu_n_113/luta5.html

 

“Uma lição de vida” para recepcionista

 

A recepcionista Daiane, do Residencial Praia Brava, já viu um mundo maior do que o litoral, morando quatro anos no Kentucky, nos EUA, e está de casamento marcado daqui uns meses com o noivo americano. Mas este fim de semana foi sua primeira experiência com o naturismo.

 

Como toda a equipe da pousada, passou por treinamento antes da chegada dos naturistas. Ainda assim, houve um choque no primeiro momento. “Depois de um tempo, duas horas já ficou natural. Mas peguei o hábito de só olhar o rosto das pessoas.”

 

"Vi alguém com corpo mais bonito do que meu noivo, mas realmente, não tem esta coisa de atração, não é assim. O que achei muito bonito mesmo era a Miriam. Todos nós ficamos pondo defeito em nossos corpos e ela que estava com câncer, que perdeu um seio, estava lá com naturalidade e confiança. Miriam foi uma lição de vida para mim. É a pornografia, a mídia, que suja esta coisa de nu - você vê estes corpos perfeitos, e nenhum naturista tem."

 

“Acho que para praticar naturismo, é preciso virar uma outra página, que poucos conseguem virar. O que vi na fim de semana foi um grupo de amigos se encantando”, ela concluiu.

 

(enviado em 25/10/10)


Companheiros,

 

Ficamos bastante chocados ao tomar conhecimento da súbita morte da amiga Miriam.

 

Escrevemos para manifestar ao Franco, marido da Miriam e a sua família nossas mais sinceras condolências.

 

Miriam era muito querida por todos nós e por aqueles com que ela lidava em nome do Naturismo.

 

Todos nós lembraremos dela como uma pessoa solar, alegre e cheia de energia, sempre disposta a ajudar.

 

Caso o Franco precise de passar um tempo no Brasil, por favor não hesite em entrar em contato conosco!

 

Nossa eterna gratidão e saudade, amiga Miriam!

 

Simona, Andrea, Katia da Colina dos Ventos

Conde - PB

(enviado em 25/10/10)


Quero aproveitar este e-mail do amigo Joaquim, pois sei que o grande amigo e irmão Franco lerá.

 

Querido amigo Franco, nunca vou esquecer da força que você e sua esposa Mirian me deram há alguns anos atrás quando eu estava sendo perseguido pelos dirigentes do naturismo aqui no Brasil somente pelo fato de eu defender um naturismo sem discriminações, sem essas coisas de separar casados de solteiros, e lembro-me muito bem dos e-mails que recebi de vocês na época me incentivando a continuar batalhando por esses ideais democráticos. Agora, perdemos nossa grande amiga e Grande Mulher no Naturismo, mas tenho certeza Franco, que esteja ela onde estiver continua ajudando a todos nós da melhor maneira. Desejo a ti amigo Franco muita força neste momento e também para a Giulia, muita força e meus verdadeiros sentimentos,

 

Delmonte Vicêncio

São Paulo - SP

(enviado em 25/10/10)


QUE OS FEITOS DA AMIGA E COMPANHEIRA SEJAM INSPIRAÇÃO PARA NÓS, NATURISTAS BRASILEIROS. E QUE CADA VEZ MAIS, SEJAMOS GRATOS A DEUS PELO DOM DA VIDA. FORÇA AO AMIGO FRANCO.

 

As fotos foram tiradas por mim, durante o 31º Congresso Internacional de Naturismo em Tambaba - Paraíba/Brasil.

Ao lado sorrindo feliz em Tambaba,

abaixo Miriam e Franco em Tambaba. 

 

João Carlos

Belém - PA

(enviado em 25/10/10)


Uma perda irreparável!

 

A Mirian vai fazer muita falta, tanto como pessoa, como amiga, como naturista.
Eu me encontrei com a Mirian apenas quatro vezes, no Mirante do Paraíso, na Colina do Sol, na Praia Brava e num dos encontros do NIP, do qual ela era associada. Mas até parece que eu a conheci a vida toda. Uma mulher forte, inteligente, dinâmica, decidida! Aposto que ela já esta se envolvendo com alguma associação lá no Paraíso, ela nunca foi de ficar muito tempo parada. Saudades de você Mirian, muito obrigado por tudo o que você fez por nós e pela causa do Naturismo.

 

Sergio

(enviado em 25/10/10)


O Graúna chora tb pela passagem de Miriam.

 

"Continuaremos a luta por ti, Miriam, tenha a certeza".

 

Sim, estas notícias que não queremos ouvir, mas ouvimos. Flaviano e demais amigos, a lembrança será de Miriam amiga, fraterna, dura na defesa do Naturismo e da FBrN. Enfim, um ser humano tão raro hoje em dia...

 

já chorei duas vezes, e a cada mensagem volto a chorar. As lágrimas caem que é uma beleza.

 

Estranho mundo esse, que nos tira tão rápido pessoas que não passam em nossas vidas sem deixar uma marca tão legal, ah saudade dolorida!

 

Um bj de saudade em Miriam.

 

Continuaremos a luta naturista em tua memória, mas uma brava guerreira da estirpe de Luz del Fuego e de nossa atuante Maria Luzia!
 

 

Jorge Bandeira

vice-presidente da FBrN

diretor de cultura e divulgação do Graúna

Manaus - AM

(enviado em 25/10/10)


Cara amiga Miriam, meu ilustre Franco,

 

Passagens acontecem vez por outra em nossas vidas, lembrar do sorriso que contagiava e da alegria de estar no Naturismo, irmanada ou gerando reflexões aos entusiasmados vestidos de Sol, lá em Tambaba, no Pinho, na Itália, no Zekas, quem poderá esquecer aquela cortesia MARAVILHOS das massas, e quem ganhou
aquele torrone simplesmente recheado de verdade e gratidão?

 

Ah, minha amiga, eu falo sempre que quando um de nós se vai é este vazio maluco que toma conta da gente, choramos por algo que não volta mais, que somente nossa lembrança terna reviverá.

 

Como a palavra saudade é forte em nossa língua portuguesa. Dizem que A SAUDADE foi criada pelos portugueses, quando iam em suas longas viagens além-mar, entregavam aos seus amores, mulheres, filhos, filhas, um punhado de SAL e prometiam voltar da longa jornada com outro punhado de SAL, então, quando chegava, este sal era colocado no mesmo recipiente, para demonstrar o real compromisso com o seu AMOR.

 

Sei que tua volta não será neste plano, neste nível de consciência, mas você sempre estará colhendo as nossas mais queridas flores deste jardim interminável que conhecemos como SAUDADE.

 

O NATURISMO NOS UNIU E NOS UNE, POR ISSO NOSSO DEVER É TE PROSSEGUIR, QUERIDA MIRIAM, PARA QUE NOSSA LUTA NÃO SEJA EM VÃO. UM DIA AS PESSOAS TERÃO NO NATURISMO UM PONTO DE APOIO PARA A CONVIVÊNCIA ENTRE OS SERES.

 

Um beijo e um zilhão de saudades!

 

Jorge Bandeira

Manaus - AM

(enviado em 25/10/10)


Prezado Presidente Tannús,

 

Suas palavras descrevem perfeitamente, o que foi a naturista, conselheira e amiga Miriam.

 

Descanse em paz querida amiga!

 

Etacir Manske(Eta)

Presidente - Colina do Sol

Taquara - RS

(enviado em 26/10/10)


Miriam!

 

A saudade que ficou é tão grande quanto tudo que você foi e continuará a ser sempre em nossos corações e nossa mente. Porque todo carinho, amor, dedicação sempre pronta para tudo e para todos, incansável guerreira de verdade, com você aprendemos muito.

 

Nossos eternos agradecimentos e onde você estiver nossa sintonia sempre será frequente. Só nos distanciamos por um período.

 

Mas nosso senhor te receberá com muito carinho e te dará o descanso merecido em um bom lugar.

 

Todos nós naturistas estaremos sempre em oração por você, jamais será esquecida.

 

Nós Familia Mirante do Paraíso pedimos Luz e Paz para Miriam que nos deixou.

 

Ao nosso amigo Franco nossos sentimentos que a força esteja com você.

 

Um grande abraço.

 

Família Mirante do Paraíso

Igaratá - SP.

(enviado em 26/10/10)


Aos naturistas,

 

Perdemos fisicamente uma guerreira do Movimento Naturista mundial e principalmente brasileiro. Não a conhecia pessoalmente, mas, suas intervenções em prol da coletividade Naturista foram e são uma sumidade em coerência com nossos princípios. Tantas vezes sanou feridas simples e complexas. Não perdemos uma referência, pois, ela sempre permanecerá em nossa memória como uma diplomata naturista.

 

Descanse em paz, querida Miriam Lúcia.

 

Iran Lamego

Presidente do GRAÚNA

Manaus - AM

(enviado em 26/10/10)


Olho nu - Copyright© 2000 / 2010
Todos os direitos reservados.