') popwin.document.close() }

Jornal Olho nu - edição N°120 - novembro de 2010 - Ano XI

Anuncie aqui

As pessoas podem desaprender a ter vergonha do nu?

por Paul King*  

Já houve uma  vez que éramos todos felizes por andar nus, agora nós não somos. Mas pode um experimento em nudez nos ajudar a entender por que somos tão envergonhados em sermos vistos em pelo e ajudar a soltar nossas inibições?

É um pesadelo clássico de ansiedade  - você está na frente de uma sala cheia de colegas de trabalho, o seu patrão está lá, talvez até mesmo o novo colega que você está tentando impressionar. E você está nu. Ui.

Por que somos tão envergonhados de sermos vistos nus? Há algo com raízes tão profundas da natureza humana que ache a pele nua abominável? Algum puritanismo herdamos de nossos ancestrais vitorianos? Saiba mais ...

E como você pode explicar os rebeldes que rejeitam as regras convencionais e decidem passar seus fins de semana com os nudistas de espírito similares, insistindo que nada poderia ser mais normal?

Atitudes em relação à nudez pode ser o resultado da necessidade de união monógama de longa duração

Oito pessoas comuns - nenhuma delas nudistas - foram recentemente reunidas para um experimento filmado pelo programa da BBC, Horizon, para testar algumas teorias científicas que explicam por que os corpos nus nos deixam tão desconfortáveis.

Entre eles estavam Phil, 39, de Birmingham e Kath, 40 anos, de Dorset. A maior preocupação de Kath era que as pessoas poderiam rir dela. Alguns dos homens do grupo estavam mais preocupados com uma possível excitação inadequada.

A nudez do homem

Phil foi o primeiro a sentir as câmeras varrendo sua pele. Algumas horas depois da reunião com os outros voluntários, viu-se diante de um espelho de corpo inteiro, instruído a retirar todas as suas roupas. Quando ele descobriu que o espelho era de duas vias e que estava sendo observado, seu rosto vermelho, a batida do coração e o aumento da pressão arterial contaram uma história.

Realizando a mesma tarefa, Kath admitiu que ela queria "o chão se abrisse." Quando estamos nus em público, a maioria de nós se sente exposta.

E, claro, o ser humano nu é apenas um pouco mais nu do que os outros primatas. Temos apenas um mínimo de pelos no corpo, eles têm um cobertor de pelos. Por quê?

É um dos maiores mistérios da evolução, que nem mesmo Charles Darwin se preocupou . Uma das teorias é que nós perdemos nossos pelos como uma forma de lidar com o calor do sol. É controverso, pois a maioria dos mamíferos usa os pelos para protegê-los do sol. Mas alguns antropólogos acreditam que a habilidade única de nossos antepassados  de suar, juntamente com sua postura ereta, significava que poderiam esfriar mais rápido sem pelos - sugerindo que aí começou a nudez humana.

Algumas pessoas podem até achar esta imagem desconfortável para ver

Eles consideram que etapa da evolução da nudez tenha tido enormes implicações para a raça humana. Com um sistema de refrigeração turbinados, nossos ancestrais poderiam ter recursos para desenvolver cérebros ainda maiores - que levou à cultura, a ferramentas, ao fogo e à linguagem.

Vermelho para 'não-prossiga'

"Realmente, sem perder a maioria dos pelos, sem a nossa sudorese, não teríamos sido capazes de evoluir para os grandes cérebros que nos caracterizam hoje", diz a antropóloga Nina Jablonski professora da Penn State University. "Essencialmente, ser calvo era a chave para grande parte da evolução humana".

Então há razão para acreditar que nossa nudez tenha acontecido pela necessidade prática, mas não responde por que somos tão envergonhados dela.

Mas parece que essa vergonha pode ser desaprendida - é testemunha, por exemplo, o trabalho do artista Spencer Tunick, que freqüentemente convence centenas de voluntários a despirem-se em massa em lugares públicos para suas fotografias.

"Todos os indivíduos ao redor do mundo sentem uma profunda vergonha, quando sabem que os outros sabem que eles não conseguiram ser suficientemente modestos"

Prof Dan Fessler Psicólogo

Após uma série de experimentos, Phil e Kath, que tinham sido tão auto-conscientes, no início, ficaram, cada um, cara a cara com um novo companheiro desnudo. Eles foram convidados para pintar  seus corpos na frente deles, sendo cada pedaço de pele com uma cor codificada  para mostrar como se sentiam desconfortáveis em tocar essa parte do corpo - o vermelho para não-prossiga, amarelo para certo desconforto e verde para sem problemas.

Phil desenhou linhas vermelhas em toda a região genital, mas Kath tinha perdido todas as suas inibições. Em momentos ela pintou sua região genital completamente verde. Cada polegada.

Vergonhas aprendidas

Foi um exemplo de como somos flexíveis em nossas atitudes em relação à nudez. E explica como os nudistas podem se comportar normalmente quando se está rodeado de pessoas nuas. Após poucos dias, os voluntários tinham desaprendido muitas das convenções sociais que regem a sua vida normalmente, e chegaram a um novo consenso que lhes permitiram ficar nus em companhia um do outro.

Isto concorda com a teoria de psicólogos que não nascemos com vergonha da nudez. Em vez disso aprendemos, como um código comportamental importante que nos permite operar na sociedade humana.

Por causa do longo período de imaturidade do jovem humano, mãe e pai precisam formar um laço estável entre o casal para poder cuidar de sua cria. Mas os humanos são mais sociais do que qualquer outro primata, vivendo e circulando em grandes grupos sociais.

O psicólogo e professor Dan Fessler, da Universidade da Califórnia, Los Angeles, diz que o nosso instinto gregário "constitui um desafio ... porque esses grupos naturalmente fornecem uma fonte de tentação. Potencialmente ambos os sexos podem se beneficiar traindo seus parceiros."

É daí que a nossa vergonha de nudez aparece. Ao longo de milhares de gerações, nós aprendemos que mostrar um corpo nu envia sinais sexuais que ameaçam a segurança dos pares acasalados. E nós escolhemos concordar que isso é uma coisa ruim.

Vergonha é o sentimento ideal para aplicar esse código de conduta. Porque ele faz nos sentirmos desagradáveis, assim evitamos o comportamento a todo custo. E porque é uma emoção tão visível, que todos ao seu redor recebem uma mensagem clara de que você sabe está desconfortável.

Contrato Social

"Todos os indivíduos ao redor do mundo sentem uma profunda vergonha, quando sabem que os outros sabem que eles não conseguiram ser suficientemente modestos", diz o Prof. Fessler. "Basicamente, eles estão sinalizando para que os rodeiam: Eu entendo qual é a norma social e entendo que você sabe que eu tenho falhado nesse aspecto, então por favor não me machuque. "

"A nudez é uma ameaça para o contrato social básico. Eles têm exposto seu corpo e a sua individualidade sexual de uma maneira que constitui uma oportunidade para o comportamento sexual fora da união principal."

Mas como esse código de conduta é algo muito mais aprendido do que inato ao indivíduo, nós podemos re-aprender, se o consenso comum permitir.

O fotógrafo Spencer Tunick consegue reunir miolhares de pessoas comuns que se despem voluntariamente

 Como Phil refletiu: "O que eu concluo é que é mais fácil se relacionar com completos estranhos em um ambiente realmente artificial, do que quando se está nos padrões da sociedade, gerando sentimentos de desconforto."

Será que todo esse conhecimento prepararam Phil e Kath para ampliar os limites do comportamento aceitável na volta ao mundo real? Como o fim de semana terminou, foi apresentado o desafio surpresa final.

Eles foram convidados a andar nu na rua à espera de táxis, o que eles fizeram. Eles superaram uma significativa parte da socialização.

*Texto traduzido do original: http://news.bbc.co.uk/2/hi/7915369.stm 

(enviado em 1/10/10 por Peladistas Unidos


Olho nu - Copyright© 2000 / 2010
Todos os direitos reservados.