') popwin.document.close() }
Jornal Olho nu - edição N°55 - abril de 2005
Editorial | Cartas dos Leitores | NATClassificados | NATNotícias | NATNovidades | NATCuriosidades | NATLuta
NATEspecial | NATExperiência | NATInternacional | NATVariedades | NATHumor | NATCinema | NATConto | NATFotos

Jornal Olho nu - edição N°55 - abril de 2005 - Ano V

Republicação e atualização das notícias apresentadas na seção Últimas Notícias de 4 de março a 3 de abril de 2005

Presidente da Federação brasileira de Naturismo visita parlamentares

 

Elias Pereira, presidente da FBrN (Federação Brasileira de Naturismo), continua em incansável luta pela aprovação do projeto de lei que autoriza e regulamenta a prática do naturismo em todo país. Visitou na semana passada o Senador Sibá Machado (PT-AC), relator do projeto naquela casa. O objetivo da visita era conseguir apoio para a votação do projeto em plenário. Muito bem recebido, Elias deixou o gabinete com muito otimismo e entusiasmo, conseguindo agendar um encontro com o Ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia.

 

Não satisfeito esteve também com Fernando Gabeira, na mesma semana. O autor do projeto também está muito otimista quanto à aprovação de sua lei.

 

Amanhã, 11 de março, às 14h30, Elias dará entrevista na Rádio Justiça, principalmente abordando a recente vitória dos naturistas fluminenses no caso da praia do Abricó.

 

(enviada em 10/03/05 por Elias Pereira)


 

Está no Diário Oficial da Justiça: Abricó é praia de naturismo

 

Saiu hoje (10/03), com data de 08 de março, a decisão final do Superior Tribunal de Justiça negando ação de recurso contra a prática do naturismo na praia do Abricó. Leia a decisão final clicando aqui

Você poderá ler também em arquivo PDF.
leia no portal Última Instância notícia sobre a praia do Abricó

 

(enviado em 10/03/05 por Pedro Ribeiro por Paulo Savio)


 

Em Primeira mão: STJ rejeita ação contra naturismo na Praia do Abricó

 

Está na página do Superior Tribunal de Justiça, publicada desde o dia 2 de março de 2005. O Ministro Teori Albino Zavascki rejeitou o pedido de recurso, impetrado pelo advogado Jorge Béja, para proibição da prática naturista na praia do Abricó, no Rio de Janeiro.

 

A luta pela liberação da praia começou em 1994, quando a Prefeitura da cidade autorizou a prática. Desde então o advogado tem tentado derrubar a Resolução que deu permissão. Perdeu na 1ª Instância, depois de ter conseguido proibir a prática por Liminar durante seis anos. Recorreu à 2º Instância (TJRJ) e perdeu de novo. No entanto enquanto o julgamento não acontecia, uma outra liminar proibiu o naturismo, de maio de 2001 até setembro de 2003, quando a sentença saiu em diário oficial. Não satisfeito, ele entrou com recurso no STJ, em outubro de 2004, o qual foi negado agora.

 

Leia na íntegra o relatório do Ministro clicando aqui

Você poderá ler também em arquivo PDF.

 

(enviado em 06/03/05 por João Felipe e André Herdy)

Federação Brasileira de Naturismo divulga sua mensagem  de Páscoa

 

O significado da Páscoa... 

 

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas. 

 

Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida. No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques. 

 

A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade! 

 

(enviado em 21/03/05 por Elias Alves Pereira)

 


Olho nu - Copyright© 2000 / 2005
Todos os direitos reservados.