') popwin.document.close() }
Jornal Olho nu - edição N°55 - abril de 2005
Editorial | Cartas dos Leitores | NATClassificados | NATNotícias | NATNovidades | NATCuriosidades | NATLuta
NATEspecial | NATExperiência | NATInternacional | NATVariedades | NATHumor | NATCinema | NATConto | NATFotos

Jornal Olho nu - edição N°55 - abril de 2005 - Ano V

Jorge Bandeira é professor de história da rede estadual de ensino no estado do Amazonas. Defensor e lutador sem tréguas pelo naturismo brasileiro, em suas aulas, quando possível, leva os alunos a refletirem sobre a questão da nudez social. Numa dessas aulas pediu a eles que dessem suas opiniões sobre o que possivelmente teria acontecido quando os portugueses, ao chegar no Brasil, encontraram um povo que não usava nenhum tipo de roupas.

QUESTÃO SOBRE NUDEZ E CONTATO ENTRE CULTURAS DIFERENTES PARA O ENSINO MÉDIO.

 

Foto de cartão postal

ESCOLA ESTADUAL RUY ARAÚJO

Manaus-Amazonas

Professor Jorge Bandeira

Série: 3o Ano -Ensino Médio

PCN - História (do Amazonas)



Clientela: Jovens de 14 a 20 anos.

Questão: Faça um breve comentário sobre o encontro entre o europeu e os índios a partir do costume cultural da nudez coletiva entre os nativos.

Respostas:

"Os europeus quando aqui chegaram a primeira coisa que eles viram foram índias, aí houve aquela mistura. Todos se estranharam por conta das culturas tão diferentes, a nudez dos índios fez com que os europeus ficassem logo de uma vez aqui no Brasil" (Gabriela).

foto de cartão postal

"Os europeus não eram acostumados a andar sem roupa, portanto, quando chegaram ao Brasil ficaram surpresos com a nudez dos índios e tiveram que passar a se acostumar com a nudez, mesmo que eles usassem roupas" (Mayane).

"Quando eles chegaram ao Brasil não sabiam que os índios viviam em plena liberdade, por isso estranharam muito, mas depois foram se acostumando" (Karina).

"Eu acho que no principio os europeus ficaram um pouco constrangidos em verem a nudez dos índios, mas com o passar do tempo eles se adaptaram a esses costumes" (Karen).

"Eles acharam impressionante os índios, como eles viviam, de como andavam despidos, sem maldades, viram a beleza de como era" (Alessandra).

"Na minha opinião deve ter sido um choque para os europeus ter encontrado um povo nu... estavam acostumados a ver pessoas glamourosas e de repente se deparam com um povo nu. Acho que ficaram desesperados. Depois foram se acostumando, viram que fazia parte da cultura, que não iam mudar isso, tiveram que se conformar" (Ewellin).

"No ápice dos novos tempos iniciados com as grandes navegações, a conservadora Europa se trajava a rigor. Trajes e mais trajes, um por cima do outro, era normal, bem suportável com o clima ameno. No entanto, ao chegar no Brasil, um país tropical, os europeus de depararam com os índios trajados minimamente, a maioria nus. Uma grande surpresa, é claro, mas logo entenderam o porquê. Entretanto, não demorou muito para começar um processo de " civilização "que acabou por arrancar a cultura indígena dos nativos. As conseqüências podem ser vistas facilmente hoje em dia" (Daniel).

"... os índios tinham uma forma simples de viver, o naturalismo, que é a nudez coletiva, já os europeus tinham uma vida muito luxuosa, como vestimentas, sapatos, jóias, enfim..." (Geovane).

"O choque foi muito grande, pois o europeu não estava acostumado a viver com pessoas nuas assim, que não viam mal algum nisto. Já o índio se perturbou ainda mais, pois pensou que o europeu fosse os seus deuses, que haviam descido dos céus para lhe visitarem. Mas o que aconteceu foi um verdadeiro extermínio dos povos indígenas e miscigenação de suas culturas, língua e religião" (Paulo).

"Os índios, não, eles já eram acostumados a andar nus, quando os europeus chegaram eles achavam aquilo diferente, aqueles homens com roupas. Quando um europeu deu a roupa para o índio, ele vestiu e achou muito quente, todas aquelas roupas"(Luiz Carlos)

Quadro “A Primeira Missa no Brasil”, Victor Meirelles, 1860
Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro

"Quando os portugueses chegaram ao Brasil encontraram os índios nus e ficaram impressionados com os costumes e da forma que eles lidavam tão bem entre eles nus, não havia diferença nenhuma entre eles" (Karla).

"Quando os portugueses chegaram se assustaram muito quando viram os índios nus, com um jeito diferente de se comportar, pois nenhum deles estavam acostumados a ver tudo aquilo com tanta naturalidade" (Keyla).

"Devo dizer que os índios levaram um grande choque, pois eles andavam nus e os europeus todos arrumados, cheios de roupas, uma em cima da outra. E os europeus também estranharam vendo os índios nus, pois os índios eram livres e não tinham importância em se vestir, eles nem sabiam que existia essa coisa de "roupas" (Laís).

"Os europeus tinham costumes muito diferentes dos costumes dos índios. Os índios andavam nus, tomavam banho ao ar livre, sem se importarem com quem estaria vendo. Os europeus andavam vestidos e tomavam banho também ao ar livre, mas, porém de roupas. Os índios talvez ficavam constrangidos com aquela situação. Os europeus na época eram pessoas bem preparadas para tudo, enquanto os índios tinham aquele costume, entre eles não havia" vergonha "de andar do jeito deles" (Ana Geisa).

Jorge Bandeira*

Manaus, março de 05.

*jotabandeira@yahoo.com.br 


Olho nu - Copyright© 2000 / 2005
Todos os direitos reservados.