') popwin.document.close() }
Jornal Olho nu - edição N°55 - abril de 2005
Editorial | Cartas dos Leitores | NATClassificados | NATNotícias | NATNovidades | NATCuriosidades | NATLuta
NATEspecial | NATExperiência | NATInternacional | NATVariedades | NATHumor | NATCinema | NATConto | NATFotos

Jornal Olho nu - edição N°55 - abril de 2005 - Ano V

OLHO NU está inaugurando mais uma seção. A NATInternacional será dedicada às notícias, novidades e informações vindas do exterior, "caçadas" nas navegações pela Internet. Também será parte da seção Últimas Notícias, toda vez que merecer destaque e tiver urgência para ser repassada aos leitores.

Na matéria de estréia, Cláudio Guerra* nos envia o relato de uma repórter sobre as diferentes maneiras de encarar a nudez nas saunas de vários povos do mundo.

As necessidades nuas

por Sophie Campbell

Sophie Campbell lhe conta como escolher uma estância termal e como você deveria se comportar quando chegar lá.

www.telegraph.co.uk 

5 de março de 2005

Na luz escura de um inverno sueco, cinco mulheres britânicas e um homem sueco se aglomeram ao redor de um chalé de selva. Cães Huskies foram desarreados  e alimentados. Foi coletada água em baldes. A chaminé da sauna fumegava alegremente. "E então," recorda Angela Grant, uma das cinco mulheres, que "o guia me perguntou se ele poderia entrar na sauna conosco." Instintivamente, eu sabia o que ia acontecer.

foto: telegraph.co.uk

Pressionar as palmas das mãos sobre o corpo: apenas uma das maneiras de se desestressar durante as férias

Muito confiantes, nós cinco nos sentamos em nossas significativas roupas de natação. E ele se sentou com seu traseiro nu. Não mexia uma pálpebra. "Ele provavelmente está se comportando como ainda estivesse na Suécia ".

Os suecos são tão tranqüilos. E não são só os suecos. Todo mundo, menos nós - os americanos do interior e possivelmente os australianos - é tranqüilo em relação ao seu próprio corpo. Países católicos como a França, Itália e Áustria, todos têm tradições de estância termal há muitos tempo. Mulheres muçulmanas entram nuas no hammam (entretanto o Islã exige para os homens que cubram seus órgãos genitais). Nós somos os estranhos, aqui na Inglaterra: uma ilha de reprimidos ocultadores de nádegas, perdida entre oceanos internacionais de serenidade.

foto: sauna.fi

Mãe e seu bebê na sauna

Isso, entretanto, não nos impede de reservar uma estada em estâncias termais. Uma pesquisa administrada pelo Conselho de Turismo inglês em 2002 descobriu que nós estávamos gastando £1.4 bilhões por ano em estâncias termais só na Inglaterra. No final deste mês, o comitê de turismo britânico lançará uma estância termal doméstica e uma campanha de saúde chamada "Apenas Relaxe" (um toque de trombeta para usuários de traje de banho na sauna, se já havia um).

"Há uma diferença cultural volumosa," diz Emma Barnett, administradora da estância termal 'Fugas Essenciais'. " Em uma estância termal européia você tirará suas roupas até usar nada, e receberá tipo uma calcinha de papel se você tiver sorte. Não há nenhuma preocupação particular sobre terapeutas machos ou fêmeas. No Caribe e América, por outro lado, que são os países dos processos judiciais, há um real limite para 'alguém me tocou lá'. Assim, isto é muito levado em consideração, então muitas toalhas fofas estão disponíveis".

Cena de banho russo, óleo de E. E Karnefeff, 1812 

A última década viu uma explosão flagrante de pijamas tailandeses, pedras quentes Californianas e massagens Balinesas sincronizadas a quatro-mãos brotar por todo globo. Todo mundo que é importante no mundo da hotelaria tem uma estância termal, ou está construindo uma. E por enquanto você ainda pode escolher entre ser borrifado com água fria por uma campeã de tiro feminino da antiga alemã Oriental e o que há de mais atual internacionalmente, com um variedade incrível de tratamentos.

"O fim do mercado de cinco-estrelas, fim das pessoas que podiam pagar fortunas,  atravessa todas as culturas, " diz Susan Harmsworth, principal oficial executiva de E'SPA, que constrói e provê de pessoal estâncias termais em alguns dos maiores hotéis do mundo. " Volte 10 anos e a Europa ainda era unissex - a França, Itália, Suíça, os países de língua alemã - todo o mundo costumava estar junto. Agora está separando. Mas é mais privacidade que puritanismo. É a luta para ter um espaço pessoal."

Além disso, muitas estância termais tradicionais afrouxaram a exigência  do banho misturado ou nu, teve que se acomodar às sensibilidades internacionais. "Nós há pouco construímos uma estância termal maravilhosa para o Hotel Victoria Jungfrau em Interlaken, Suíça, e eles queriam realmente mantê-lo unissex, "diz Harmsworth." Mas eles têm uma clientela internacional, então resolveram separar. Foram subjugados pela tendência externa.

Reciprocamente, estâncias termais em destinos tradicionalmente recatados, como Majorca e Malta, se adaptaram ao grande número de alemães que eles atraem, assim a nudez é mais comum. Tudo isso deixa os britânicos em um tremendo estado de confusão. Nós teremos que ficar nus? Ou não? Se nós formos para a Finlândia para uma reunião, depois, na sauna, nós teremos que tirar tudo com nossos colegas? Nós seremos expulsos por usar nossas cangas?

Pegue minha experiência italiana. Lá estou eu, em um hotel em Puglia, deitada nua no quarto a vapor. (Bem, eles não me deram uma toalha, assim que mais eu poderia fazer?) A porta se abre. Ouço passos suspeitosamente próximos ao meu banco. Mas, ei, nós somos todos europeus aqui, assim eu mantenho meus olhos fechados, enquanto continuo ponderando sobre os custos do pedágio das estradas  francesas, quando ouço algo como o som feito por crianças em bazares de Istambul. "Pssit!", ouvi sem equívoco, "Venha aqui!". Virei minha cabeça e através do turvo vapor avistei um vistoso italiano.

Bem, realmente o que aconteceu. Eu quase fui importunada. Um terapeuta masculino puxou pelo colarinho e atirou para fora o sujeito que disse: "eu pensei que ela era minha esposa ". Ele pensou que eu era a esposa dele ? E ele estava na lua de mel! O que ficou ofendido não foi meu recato mas meus comportamentos europeus cuidadosamente cultivados, fragilmente adormecidos sobre anos de inibições nacionais.

Eu ainda não sei se eu estava errada. Talvez na Itália você não entre nu numa sauna a vapor, mas usa sua roupa de banho. Qual caso era aquele? (Pesquisa adicional em tradições italianas revelou que o norte é mais tranqüilo e o sul aparentemente mais inibido.)

Erna Low Body & Soul Holidays, é uma empresa operadora veterana no mercado, apresenta 120 estâncias termais em 35 países diferentes em seu panfleto. Amanda Moss, diretora administrativa, simpatiza com nudistas intranqüilos: "é tão difícil. Todo o mundo vem com expectativas diferentes. Os alemães querem tirar suas roupas. Os americanos querem mantê-las. Nós tentamos contar para nossos clientes o que podem encontrar quando fazem as reservas".

Ela sempre pergunta quando vai fazer uma reserva, qual é exatamente o protocolo de compromisso da estância termal. Sua regra é que se é determinado comportamento é o normal naquele contexto local então está bem para ela. Na Índia, por exemplo, se você está sofrendo tratamentos especiais, então você apenas será coberto por pano e os terapeutas podem deixar a porta aberta ou podem vagar por dentro e fora do quarto - mas uma mulher índia nunca aceitaria um tratamento com terapeuta do sexo oposto.

Um de meus convidados em Puglia, um inglês quarentão, estava esperando exatamente isso: terapeuta do sexo oposto. Ao invés, ele foi atendido por um massagista masculino. Ele foi vestido apenas com uma touca de banho, com duas correias elásticas na parte de trás. Talvez eu devesse ter usado isto em minha cabeça. Ninguém me disse qualquer coisa antes, e se você não costuma iri para as estâncias termais, como você saberia?

É cada vez menos comum saunas mistas, em que todos fique nus, até mesmo em países europeus.

"De repente você está deitada totalmente nua, de frente, com algum homem que canta baixinho uma música, esfregando gel em você. Não como uma massagem de esporte. Eu não fico preocupada sobre estar nua em companhia de outro sexo. Mas estando em um quarto fechado… eu simplesmente não achei isto relaxante ".

Através do mundo, há britânicos que deitam nu ou semi-nu, embrulhados em gel, filme aderente, lama do Mar Morto ou algas de lagoa, pagando uma fortuna para se sentir completamente amassado. A verdadeira questão, claro, é por que todos nós temos tais diferentes mapas de recato telegrafados em nossos cérebros. O que faz um britânico inibido, um tailandês recatado e um alemão tranqüilo em relação a sua própria nudez?

Nossas cidades de estâncias termais - Bath ou Harrogate, por exemplo - sempre parecem ter sido mais famosas por suas bebidas, em vez de serem por causa de seus banhos. Nós não temos qualquer tradição de banho de fontes quentes ou de nudismo. Por outro lado, os europeus centrais e escandinavos se agarraram às tradições de banho nus coletivos dos impérios romanos e otomanos e os refinaram, os vendo como essencial para limpeza, bem-estar, saúde (a palavra estância termal vem do Latim sanus per aquam, ou " saúde por água ") e para colocar as fofocas em dia.

De fato, até o meio dos anos 90, quando a reunificação arruinou os orçamentos, todos os alemães Ocidentais tinham direito a seis semanas em uma estância termal totalmente pagas, se prescrito por seus médicos, para propósitos curativos (este sistema também existiu em formas diversas em outros países europeus). E para escandinavos, russos, japoneses e americanos Nativos - todos países com amplos suprimentos de madeira e água - a sauna ou banho a vapor era, e é, parte central da vida - um aconchegante passatempo doméstico.

Ritva Müller, do Conselho Turístico finlandês em Helsinki, diz: as "Pessoas têm muitas idéias sobre Escandinávia, principalmente de filmes de James Bond, mas tomar banho junto é uma coisa familiar, especialmente com crianças pequenas. Adolescentes tomam banho em saunas próprias. Saunas públicas nunca são misturadas ".

Então, nenhum mergulho na sauna com estranhos do sexo oposto? Ela ri e me dirige ao website de Sociedade finlandesa de Sauna  que declara inequivocamente: "Sexualidade, barulheira e por outro lado comportamentos indecentes nunca tiveram lugar na sauna. Os homens e mulheres tomam banho juntos só dentro da família; em saunas públicas eles têm seções separadas ou horas diferentes". Ah, bem, outro grande mito explodiu.

fonte: cyberbohemia.com

Hamman - sauna em países muçulmanos

Um resultado da timidez que parece estar infectando o resto do mundo é a Dança das Sete Toalhas, agora praticada em salas de Cardiff a Cartagena. A primeira vez em que eu vi isto foi no Westin Turnberry, estância em Ayrshire onde o terapeuta habilidosamente manipulava uma sucessão de "brancas fofas" para proteger meu recato. "Os alemães e escandinavos simplesmente quase morrem de rir," ela disse. "Mas o Britânicos preferem assim ". Qual será a próxima invenção? Terapeutas vendados? Massagem de controle remoto?

Simon Pardoe, diretor de Spa-retiros de Internação, pensa que os freqüentadores de estâncias  termais, hoje em dia, querem mais que uma massagem com dedicação. " Nós estamos falando de trabalhos de limpeza profunda, personalizado. Você quer fazer aulas de ioga e saber como prover seus órgãos e controlar seu açúcar no sangue. E se pode ter tratamentos em  apartamento privado. As chances de tirar suas roupas em público são pequenas".

Ufa, é um alívio então. Nenhuma necessidade para uma campanha de Visita  à Inglaterra chamada "Tira Tudo" em futuro próximo. A menos que você não possa ficar elegante e pode se achar em um sento, banya ou hammam com  pessoas de verdade que não prestam atenção a estar nu. É um mundo assustador lá fora .

Onde e o que fazer

Japão

Casa dos onsen (fonte termal) e sento (banho público). Banho nu, misturado é totalmente aceitável (um onsen famoso podem abrigar 1000 pessoas, ou os conteúdos de 50 ônibus de excursão) mas sempre há opções separadas ou  horas para senhoras sozinhas. As toalhas pequenas são para sua cabeça, não seus órgão genitais, entretanto é cortês oscilar a toalha estrategicamente como você quando caminhar. Lave-se fora do vapor, nunca dentro, e nunca suba os degraus de dentro quando estiver ensaboado.

Alemanha e países de língua alemã 

A terra da aceitação do corpo. Banho nu, misturado é totalmente aceitável e comum, entretanto opções separadas estão cada vez mais disponíveis. Uso de trajes de banho em sauna pode parecer ofensivo aos mais tradicionais. Pode ser pedido a você (educadamente) a sair do local.

Escandinávia 

Casa da sauna. Ultra-tolerante, normal o banho misturado, nu dentro da família ou com amigos da mesma idade. Saunas públicas têm opções ou horas separadas. A opção de luxo, quando você for ao norte, é uma sauna com madeira queimada, com ramos de vidoeiro, vodca e buracos de gelo.

Rússia

Casa do banya. Igual a Escandinávia, mas com mais vodca.

Ásia 

Responsável pela explosão das estâncias termais do mundo desenvolvido, graças à beleza e sensualidade de tratamentos. Geralmente recatado, entretanto a mistura considerável com a indústria do sexo significa que qualquer menção a "extras" deve por você em alerta.

Os EUA e Caribe

Casa do puritanismo. Recato extremo e prevalência de grande quantidade de toalhas fofas. Espere olhares constrangidos e terapeutas que se apressam para cobrir você, se desejar caminhar nu ao redor dos quartos.

Oriente Médio

Casa do hammam. Separação rígida dos sexos, menos em estâncias turísticas, e onde nunca se fica nu. No hamman homens sempre devem usar algo ao redor de suas cinturas. Mulheres vão nuas. Cultura de massagem fabulosa, com especialidades como tryal-by-loofah (massagem com bucha), com terapeutas que se parecem com extras do filme "O Expresso de Meia-noite.

Europa  ocidental

Confusa, com banho misturado e nu, às vezes normal, às vezes não. Pergunte quando você reservar. Leve uma toalha por via das dúvidas. Ênfase forte em privacidade, embora em hotéis tradicionais de estância termal  e estâncias francesas de talassoterapia podem ser mais livres.

REINO UNIDO & Irlanda 

Casa da inibição, mas melhorando rapidamente. Onde uma vez já foi considerado anti-higiênico, sentar completamente nu na sauna, nós estamos rapidamente mudando nossa atitude em relação ao corpo humano e nos transformando em Europeus. Contudo não estamos ainda lá totalmente. A maioria dos terapeutas, afortunadamente, nos entende.

Fonte: http://tinyurl.com/58kaw

*Colaboração Cláudio Guerra (museolog2001@superig.com.br

Quer saber mais sobre saunas? Pesquise:

http://www.cyberbohemia.com/Pages/sweat.htm 

http://www.sauna.fi/englanti/englanti.html 


Olho nu - Copyright© 2000 / 2005
Todos os direitos reservados.