') popwin.document.close() }
Jornal Olho nu - edição N°53 - fevereiro de 2005
Editorial | Cartas dos Leitores | NATClassificados | NATNotícias | De olho na mídia
NATNovidades | NATEspecial | NATEntrevista | NATConto | NATVariedades | NATHumor

Jornal Olho nu - edição N°53 - fevereiro de 2005 - Ano V

Congrenat, participação quase efetiva

por Pedro Ribeiro* 

Mais de 60 naturistas, entre homens, mulheres, jovens e crianças participaram do esperado Congresso de Naturismo que ocorreu nos dias 28, 29 e 30 de janeiro deste ano. Realizado na estância Mirante do paraíso, na cidade de Igaratá, a cerca de 80 km da capital paulista, o clima foi de confraternização e de debates de pontos que ainda mereceram atenção da diretoria da Federação brasileira de Naturismo.

Todos os estados que possuem áreas naturistas se fizeram representar, do Oiapoque ao Chuí, literalmente, com exceção da Bahia. Pois desde a jovem associação do Amazonas à veterana Colina do Sol disseram presente a mais este encontro. Ao todo são 17 filiados.

Presença do prefeito de Conde

foto: Pedro Ribeiro

O prefeito do município de Conde, PB, onde está localizada a praia de Tambaba, prestigiou o Congrenat com sua presença e prometeu maior apoio ainda àquela área naturista.

A abertura no sábado, às 21 h, contou com a presença inédita de um prefeito municipal, interessado nas vantagens econômicas e sociais que o naturismo traz para sua região. Trata-se do prefeito do município de Conde, onde está localizada uma das mais antigas praias naturistas do Brasil: Tambaba. O prefeito Aluísio Régis enalteceu o naturismo por ele ter feito com que o município ganhasse visibilidade internacional, o que vem atraindo inúmeros turistas, nacionais ou estrangeiros, à região, com isso causando uma melhoria social sem precedentes.

Aluísio ratificou seu apoio ao naturismo em seu município e tem apresentado resoluções e leis que o ajudam a se desenvolver. No momento, Tambaba é a única praia oficial brasileira que possui renda própria determinada por uma lei municipal, arrecada do pagamento do estacionamento na área da praia.

Neste primeiro dia de Congresso já ficou marcada a data do próximo encontro naturista. O chamado Pré-congresso será realizado nos dias 12, 13 e 14 de outubro em Tambaba, na Paraíba, onde os assuntos que não puderam ser contemplados integralmente neste Congrenat serão retomados nos debates da próxima ocasião.

Após a abertura um coquetel encerrou os trabalhos do primeiro dia.

Segundo dia

Teatro

foto: Pedro Ribeiro

Jorge Bandeira, dirigente do Grupo Naturista Amazônia, apresentou uma esquete teatral.

No sábado chuvoso, após a mesa diretora do evento ser composta pelos membros da diretoria da FBrN, cuja presidência foi exercida por Elias Alves Pereira, Jorge Bandeira, dirigente do Grauna (grupo união naturista do Amazonas) fez apresentação teatral de um monólogo intitulado "O poço", de Haroldo Maranhão, que trata da busca do homem por si mesmo, devidamente adaptado para a ocasião naturista. Abriu dessa forma os trabalhos do segundo dia.

Passaporte

O passaporte naturista, documento de validade internacional, que faz com que seu proprietário seja acolhido em qualquer área naturista filiada à Federação brasileira de naturismo ou Federação Internacional, foi referendada e ganhou garantia, de todas dirigentes das áreas presentes, de que os donos do referido documento tenham tratamento igual aos associados da área visitada, sem nenhum tipo de discriminação, nem o de ser homem desacompanhado de mulher, tampouco por orientação sexual.

Naturismo feminino

foto: João Carlos Lima

Miriam Alles (com seu marido Affonso) propôs que as mulheres naturistas já deveriam fazer o top-less em qualquer praia.

O primeiro tema do dia foi sobre a questão do naturismo feminino. A questão foi levantada por causa da grande incidência de mulheres que se mantém vestidas com cangas nas áreas naturistas. Outras recusam-se a tirar a parte de baixo do biquíni, alegando estarem menstruadas. Após alguns depoimentos e considerações ficou estabelecido que cada área vai cuidar do assunto da melhor maneira que lhe aprouver.

 Miriam Alles, vice-presidente da AGAL (Associação Amigos da Galheta), lançou campanha convocando as mulheres a irem a qualquer praia não naturista do Brasil e não usarem mais a parte de cima do biquíni, na intenção de tornar o top-less mais aceito pela sociedade. Declarou que já tem o costume de fazer isso, até mesmo em praias muito movimentadas, como em Copacabana, onde jamais teve qualquer tipo de represália.

Nudismo X naturismo

O segundo tema foi a questão de diferenciação entre os significados das palavras nudismo e naturismo. Após depoimentos e considerações ficou decidido que, de agora em diante, não haverá mais diferença entre os dois vocábulos, ou seja, naturismo é sinônimo de nudismo, seguindo uma tendência mundial defendida no Congresso Internacional. 

Swingers

O terceiro tema dizia respeito ao aumento do número de freqüentadores swingers nas áreas naturistas, que tem constrangido naturistas com convites insistentes. Esse assunto ficou para o encontro de Tambaba.

Lei Gabeira

Elias lembrou da importância da colaboração de todos naturistas no esforço de fazer com que a Lei Gabeira seja realmente votada e aprovada nos primeiros dias de trabalho do Senado, em fevereiro. Pede para que cada naturista escreva, por e-mail ou carta, ao senador de seu estado pedindo que vote a favor quando o projeto for a plenário.

Eleição

Foto: João Carlos Lima

Elias foi reeleito presidente da Federação brasileira. Nesta foto abre os trabalhos do Congresso numa noite fria.

Neste Congresso foi reeleito Elias da Silva Pereira, presidente da FBrN, por mais dois anos. Da antiga diretoria somente dois cargos tiveram seus titulares trocados. O Vice-presidente passou a ser Valdemar Motta, do SampaNAT e o 2º secretário, João Carlos Lima de Souza, de Belém, Pará.

Valdir de Souza e Silva, presidente do Conselho da Federação, foi convocado para referendar a nova diretoria e convocou a eleição dos novos conselheiros.

Após reeleito Elias convocou os naturistas brasileiros a participarem do próximo Congresso Internacional de naturismo a ser realizado na Espanha em 2006, lembrando de como foi muito bem sucedida a participação brasileira no Congresso realizado na Croácia em agosto de 2004 (leia sobre o evento no OLHO NU nº 48). Ressaltou a importância do Brasil se fazer representar.

Terceiro dia

Cursos sobre naturismo

No domingo, por sugestão de Heitor Herbert Stain, do GoiasNat, foi votada e aprovada a Resolução que orienta a todas associações brasileiras promoverem preleções, projeções e estudos sobre o Naturismo, origem, história e filosofia toda vez em que houver assembléias de seus associados.

foto: João Carlos Lima

André Herdy, diretor da Ynai-Brasil, foi convocado para explicar sobre a importância de agregar mais jovens ao naturismo.

Jovens naturistas

   Um dos destaques do dia foi a importância da criação no Brasil de uma representação do YNAI (young naturists association international). Uma das preocupações do último congresso internacional realizado na Croácia era exatamente a baixa freqüência de jovens no naturismo mundial. Fato que também se repete em nosso país. A criação do Ynai-Brasil, sob direção de André Herdy, vem tentar diminuir esta lacuna.

Gays e lésbicas

Outro tema de domingo foi sobre freqüentadores gays e lésbicas. Ficou decidido que, se o comportamento dessas pessoas for naturista, ou seja, respeitoso com as outras pessoas, não há qualquer problema na presença nem filiação a alguma área naturista. Inclusive travestis.

Cartão de crédito

Uma sugestão empolgou os presentes: a criação de cartão de crédito de fidelidade com a associação. A viabilidade disso será estudada pela diretoria.

Encerramento

Dado ao avançado da hora e da necessidade de muitos presentes precisarem ir embora, os trabalhos foram encerrados e os temas previstos e não contemplados nas discussões e debates foram transferidos para o Encontro de Tambaba, a ser realizado em outubro. 

Após a conclusão dos trabalhos Elias declarou que se sentiu frustrado em seu primeiro mandato por não ter conseguido aprovar a Lei Gabeira. Mas fez uma avaliação positiva de seus anos á frente da Federação, mesmo considerando que não conseguiu realizar tudo que sonhava. A principal meta para os próximos dois anos é desenvolver e consolidar ainda mais o Naturismo no Brasil. Acredita que com muito trabalho conseguirá ter ao menos uma representação naturista em cada estado brasileiro. 

Sugere que convites aos visitantes de outros estados em áreas naturistas diversas, para que eles se esforcem para organizar núcleos naturistas em seus lugares de origem poderá mudar o panorama atual em pouco tempo. O problema, claro, é convencê-los a serem além de praticantes, lutadores pela causa.

*natpedro@globo.com 

Não deixe de ler e ver outras matérias a respeito do Congrenat. Vá direto às páginas.

Entrevistas com os donos do Mirante do Paraíso e com José Mariano, ex-vice-presidente da federação

Veja mais fotos do evento.

Outras entrevistas colhidas nessa ocasião serão apresentadas na edição de março do OLHO NU.


Olho nu - Copyright© 2000 / 2005
Todos os direitos reservados.