') popwin.document.close() }
Jornal Olho nu - edição N°39 - dezembro de 2003
http://www.jornalolhonu.com
Editorial | Cartas dos leitores | NATClassificados | De olho na mídia | NATNotícias | Nu em Notícia | NATArte
NATDebate | NATHistória | NATEspecial | NATCuriosidades | NATNovidades | NATVariedades | NATConto | NATFotos

Jornal Olho nu - edição N°42 - março de 2004

Anuncia nesta edição: Corpos Nus

Naturismo: 100 anos de Movimento,
50 de Organização Internacional

 

enviado por Laurindo Correia* 

publicado originalmente no Boletim da 

Federação Portuguesa de Naturismo**

Fotografia obtida em 1910, em Berlim

A prática nudista, associada à filosofia naturista, surge como manifestação social organizada, com o movimento Freikorperkultur (FKK) – "cultura da liberdade corporal" – na Alemanha do final de Séc. XIX.

Logo em 1903, em Hamburgo, abre o 1º clube naturista – o Freilichtpark (parque da luz livre). A filosofia e prática naturista está lançada. O alemão Heinrich Ungewitter publica Die Nacktheit (A Nudez),juntando-se ao movimento e dando-lhe consistência. Entretanto, os importantes fluxos migratórios europeus encetados para outros continentes, nomeadamente para a América do Norte e Oceania, levam consigo as sementes de uma nova filosofia de vida.

Na Europa, em particular na Alemanha, logo em 1933, o surgimento do nazismo põe termo à evolução do Movimento Naturista.

Mergulhada durante anos na catástrofe da guerra e no holocausto, só depois do armistício ressurgem os grupos naturistas.

capa da revista espanhola "Almanaque nudista" de 1933

Uma explosão de publicações naturistas aparece em países como a Alemanha, a Suiça, a Inglaterra e a França, entre outros. Uma das mais famosas revistas naturistas "La Vie au Soleil" ainda hoje se publica! Capa Revista Francesa de 1950 / Interior Revista Inglesa de 1950

O Movimento progride rapidamente numa Europa que procurava reencontrar-se e estabelece os primeiros laços internacionais. Em 1950, no "International Sun and Health", num artigo assinado por Erik Hohn’s, surge o primeiro apelo para a criação de uma organização internacional que agrupe os movimentos naturistas, existindo o consenso para que a iniciativa partisse de uma das mais antigas organizações - a ONS - Organização Naturista Suiça, (talvez, também, por ser oriunda de um país que tinha permanecido neutral durante a guerra).

Contudo, a ONS, através de Eduard Fankhauser respondeu negativamente, considerando ainda inoportuna a convocação de uma conferência internacional.

Após diferentes intervenções favoráveis à idéia, nomeadamente por parte de Jaines Noake da BSBA (Grã-Bretanha), cujo país dispunha já de 54 centros naturistas, e da oferta de instalações por parte de Ernest Stanley do "North Kent Club", o presidente daquela organização inglesa, Will Drury, decide divulgar um convite para um "Festival of International Naturism" a realizar em 1951 em Londres.

É assim que, a 8 de Setembro daquele ano, se reúnem delegados oriundos da Grã-Bretanha, Canadá, Estados Unidos da América, Suiça, Austria, França e Alemanha. Deve-se à tenaz persistência de Albert Lecocq da Federação Francesa de Naturismo a presença da Alemanha desde o início do processo, numa altura em que as feridas da guerra ainda estavam muito vivas e apesar do movimento naturista naquele país ter sido, também ele, vítima da ditadura de Hitler, que ilegalizou e mandou encerrar os centros naturistas.

No final da conferência, esta foi declarada como o "1º Congresso Mundial do Naturismo", ficando decidido continuar as discussões em futuros congressos a realizar em diferentes locais, fomentar a troca de informações e de publicações entre as organizações naturistas e facilitar visitas mútuas.  

Ficou, igualmente, acordado que em 1952 teria lugar o 2º Congresso Mundial a realizar na Suíça. Foi, por isso, sob a égide da ONS que, a 30 e 31 de Agosto daquele ano, em Thielle junto ao lago Neuchatel, se reuniram 300 naturistas de 14 nacionalidades: 200, naturalmente oriundos da Suiça, 37 da Alemanha, 13 de França, 12 de Inglaterra, 8 da Holanda, 6 de Itália, 3 dos Estados Unidos, Austria e Bélgica, 2 do Território do Sarre (hoje da França) e da Nova Zelândia, e um do Brasil, da Espanha e da Índia.

Foram neste congresso, através de preciosos contributos de Albert Lecocq (FFN), Erhard Wächtler (DFK) e Eduard Fankhouser (ONS) entre outros, lançadas as bases da futura Federação Naturista Internacional, que viria a nascer no ano seguinte em Montalivet na França.

Até lá, um comité especial constituído por Albert Lecocq, Erhard Wächtler e Dorothy Thornton ficou  

Grécia: East-Central European Documentation Centre on Naturism & Related Subjects (EEDC) c/o Angelos Mimikopoulos P.O. Box 52 894 GR-146 10 Nea Erithrea Téléphone: +301 813 1738 - Télécopie: +301 813 4182 E-Mail: eedcnapo@groovy.gr

Estados Unidos: American Nudist Research Library (A.N.R.L.) 2950 Sun Cove Drive Kissimmee, FL. 34746-2773 http://www.anrl.org 

A expansão do movimento naturista transbordou para a sociedade em geral, levando hoje milhões de adeptos às largas centenas de centros de lazer naturista que podemos encontrar em todo o mundo. Após a consolidação do movimento em clubes maioritariamente de raíz associativa, assistiu-se ao crescimento rápido de diferentes tipos de oferta comercial, que vão do camping mais simples ao mais sofisticado hotel ou resort; das Caraíbas à Africa do Sul, do Brasil à Noruega, passando pela Europa Mediterrânica. Por essa razão, a INF/FNI vem publicando, de 2 em 2 anos, o Guia Mundial do Naturismo, onde se podem encontrar informações preciosas para todos os naturistas. Dele constam os centros naturistas oficialmente reconhecidos pela Federação Naturista Internacional, numa garantia de respeito pelas suas normas éticas.

A INF/FNI integra, hoje, as seguintes federações nacionais em todos os continentes, das quais apenas indicamos as que possuem websites:

África 

República da África do Sul - SANF - http://www.sanfed.co.za

América do Norte

Canadá - FCN/FQN – http://www.naturists.ca

Estados Unidos - AANR – http://www.aanr.com

América do Sul

Brasil - FBrN – http://www.fbrn.com.br

Ásia

Israel - INS – http://www.naturism.org.il

Europa

Alemanha - DFK - http://www.dfk.org

Austria - ONV - http://www.fkk.at/

Bélgica - FBN - http://www.naturisme.be/

Bulgária - UNB - http://www.naturisme.be/

Checoslováquia - UNA - http://www.bnfbg.org

Croácia - DNH - http://www.geocities.com/dnh_inf/

Dinamarca - DNU - http://www.naturistnet.org

Eslovénia - ZDNS - http://www.snu-uns.ch/

Espanha - FEN - http://www.naturismo.org

Finlândia - LM ry - http://www.lmry.pp.fi/

França - FFN - http://www.ffn-naturisme.com/

Grã Bretanha - CCBN - http://www.british-naturism.org.uk/

Holanda - NFN - http://www.nfn.nl/

Hungria - H Federation - http://www.naturizmus.hu/

Itália - FENAIT - http://www.fenait.org/

Irlanda - INA - http://www.esatclear.ie/~irishnaturist/

Luxemburgo - FLN - http://webplaza.pt.lu/ceolin/felunat.htm 

Noruega - NNF - http://www.naturistnet.org

Portugal - FPN – http://fpn.com.sapo.pt

Rússia - RNF - http://www.naturism.ru/

Suécia - SNF - http://www.naturistnet.org/

Suíça - UNS/SNU - http://www.snu-uns.ch/ 

Ucrânia - KCN - http://www.naturism.kiev.ua/

Oceania

Austrália - ANF - http://aus-nude.org.au

Nova Zelândia - NZNF - http://www.nznaturally.org.nz/

A INF/FNI, na procura de manter informados os seus membros, foi publicando um boletim que, evoluindo ao longo dos anos, apresenta hoje, no formato de revista, um indispensável meio de comunicação entre os naturistas das diferentes nacionalidades.

A Secretaria Geral da INF/FNI tem sede em Anvers na Bélgica, em St. Hubertusstraat 5, B-2600 Anvers, Telefone : ++32 3 230 05 72, Fax : ++32 3 281 2607 E-mail: naturism@inffni.org Web: http://www.inffni.org

A Federação Naturista Internacional, para além dos congressos, organiza diferentes eventos destinados a promover o intercâmbio e convívio entre naturistas de diferentes nacionalidades. Os campos de jovens da Primavera e Verão, os Encontros Interfederais – Europa Ocidental e Alpes- Adriático, a Gala Internacional de Natação e de Petanca, entre outros, asseguram esse relacionamento.

Em 2004, o Encontro de Primavera para jovens terá lugar em Itália no centro naturista de La Betule em Torino, entre os dias 19 e 23 de Maio e o Interfederal Meeting terá lugar na Holanda.

A INF/FNI é dirigida por um Comité Executivo constituído por 3 pessoas. Actualmente fazem parte o Presidente Wolfgang Weinreich, alemão, o Vice Presidente para a Organização e Secretariado Geral Charles Obergfell, francês, e o Vice Presidente Tesoureiro, Cor van Herp da Holanda. Integram, ainda o Comité Central, Roger Viola de França, responsável pelos Desportos, Sieglinde Ivo da Austria, responsável pela Juventude, Mick Ayers, britânico, responsável pelas Relações Públicas na Europa e, fora da Europa, o americano George Volak.

O Presidente da Comissão Jurídica é o holandês René Nijhof e os Auditores de Contas são o alemão Edgar Nesseler e o suiço Fritz Zaugg. A Secretaria Geral é assegurada pela belga Mieke Choin, assistida pela sua concidadã Sylvie Callens.

Para além das federações nacionais indicadas, a INF/FNI possui diversos correspondentes em países onde ainda não existe federação organizada ou admitida. São os casos da Argentina, Bulgária, Grécia, India, Islândia, Japão, Polónia e Taiwan.

O Movimento Naturista assegura, através da INF/FNI a sua Universalidade, projectando-se no futuro.

*membro da Federação Portuguesa de Naturismo

fpnat@clix.pt 

**http://fpn.com.sapo.pt 


Olho nu - Copyright© 2000 / 2004
Todos os direitos reservados.