NATURISMO SEM-VERGONHA

     No dia 21 de maio foi ao ar, pela TVE do Rio de Janeiro, uma entrevista com o naturista empresário Valdir de Souza e Silva, no programa "Comentário geral". O programa, apresentado por Michel Melamed e Luiza Sarmento, conta com participação de dezenas de pessoas que tecem comentários a respeito do tema único. Este teve como título "Sem-vergonhas" e tratava sobre a nudez em seus diversos aspectos: na arte, no cinema, na literatura, na mídia, etc, e o naturismo foi um desses enfoques.

     Leia a seguir o que foi dito na íntegra durante a exibição:

    Michel Melamed: "Desde os anos 40 vários grupos isolados no Brasil tentaram, e ainda tentarão muito, vivenciar a prática do naturismo. Dora Viv'ácqua, a vedete e bailarina Luz del Fuego, nos anos 60, foi quem liderou o grupo naturista que mais próximo esteve de atingir o reconhecimento e a estabilidade."

     Luiza Sarmento: "Valdir de Souza e Silva, empresário, nos fala da diferença entre nudismo e Naturismo e traça o roteiro dos melhores points naturistas do Brasil."

     Valdir de Souza: "O Naturismo no Brasil é praticado tanto em locais abertos, como praias e em locais fechados, como clubes e resorts.

     Como praias existem três em Santa Catarina: praia de Pedras Altas, praia da Galheta e praia do Pinho. esta foi onde iniciou o Naturismo no Brasil. Barra Seca, em Linhares, Espírito santo, Massarandupió, na Bahia e Tambaba, próxima a João Pessoa.

     Em clubes, posso citar o Recanto Paraíso, no rio de Janeiro, que é um clube onde é praticado o real Naturismo.

     A diferença entre Naturismo e nudismo é justamente o código de ética. O Naturismo é aquele mais praticado em clubes e locais fechados e o nudismo, em praias, onde a freqüência é livre e não pode esperar um bom comportamento entre os participantes.

     Existe a lei que vai a regulamentar e oficializar o Naturismo no Brasil, que é a lei do deputado Fernando Gabeira, que está já no Senado aguardando sua promulgação.

     No Rio de Janeiro, o Recanto Paraíso é um clube fechado freqüentado exclusivamente por casais e famílias. Fica no quilômetro 236 da Presidente Dutra, na cidade de Piraí. Quem desejar se tornar naturista, procure-nos, procure um dos dirigentes dessas áreas citadas e depois de uma pesquisa, se voc6es estiverem de acordo com o espírito do Naturismo, vocês serão admitidos."

NATURISTAS SÃO NORMAIS

     No dia 9 de maio, o programa "Os normais", comédia de costumes exibida pela Rede Globo de Televisão, exibiu o episódio "As taras que o tarado tara", no qual os personagens de Luís Fernando Guimarães e de Diogo Villela dão carona para duas lindas morenas para uma suposta praia naturista. O programa, que sempre carrega nas piadas "maldosas" e até explícitas sobre sexo, foi complacente com o Naturismo não o ridicularizando. Os dois personagens depois de tapeados pelas belas mancebas serviram de guias para um grupo de turistas que visitavam a praia.

Quem quiser ler a sinopse completa e ver mais fotos do episódio entre no endereço http://redeglobo3.globo.com/osnormais/episodio.jsp?idEpisode=356 

Leia ainda nesta seção outra matéria DE OLHO NA MÍDIA

Alunos de um curso superior de jornalismo publicam matéria sobre o PLANAT em seu jornal acadêmico.

<<< retornar <<<

Editorial e ÍndiceCartas dos Leitores e NATClassificadosVoc6e já está no caderno 3NATCidadania -"Reciclar é o que importa" matéria enviada por Sérgio S. Q. e NATDepoimento de Maria Luzia de AlmeidaNATTurismo - "O naturismo em outros países -Países Baixos (Holanda)" por Davi Johannes RuigtNATEvento - "Gay e naturista, com muito orgulho" por Antonio Carlos da Silva e Pedro RibeiroNATNovidades - "Toma posse nova diretoria da Sonata" por Nelci-Rones Pereira de Sousa; "Reabriu dia 23/05 o novo centro de relax da Colina do Sol" enviado por Marcelo Pacheco e Notícias da FBrNNATCuriosidades - "Nu no ar"; "Primeiro vôo nudista da história realmente aconteceu" e "Site mostra torneio de tênis nudista" enviada por Valdir de SousaNATVariedades - Presente, humor e Frase do Mês

Olho nu - Copyright© 2000/2003
Todos os direitos reservados.