NATevento NATNovidades NATCuriosidades NATVAriedades

     A coleta de lixo tem sido fonte de grande preocupação por partes de ambientalistas e autoridades mais conscientes por temerem que nosso planeta acabe se "afogando" em detritos de toda a espécie.

     OLHO NU preocupa-se também com esse aspecto social e publica uma matéria que ensina o que é reciclagem como ela deve ser praticada. Algumas cidades brasileiras já possuem a coleta pública de lixo seletiva e o mesmo está acontecendo com a COLINA DO SOL, de onde se originaram estes ensinamentos. Tratar bem do lixo, separando o que pode ser reciclado e reaproveitado daquilo que não pode, é dever de todo  cidadão naturista e engajado. esta preocupação sempre esteve presente nas Normas do Naturismo Brasileiro.

RECICLAR É O QUE IMPORTA

 

CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE A RECICLAGEM DO LIXO[1]

 

      A preservação do meio ambiente começa com atitudes diárias. Cada vez que você coloca uma embalagem no lixo reciclável, contribui para melhorar o planeta. Cada um de nós produz aproximadamente 1 quilo de lixo por dia. Noventa por cento disso é plástico, que demora 100 anos para se degradar. “É bom lembrar que o tamanho do planeta não aumenta. Tudo o que consumimos fica aqui. Com a coleta seletiva, há economia de árvores, petróleo, água e energia elétrica.”- diz Maria do Rosário Fonseca, da  Coordenadoria de Educação Ambiental de São Paulo.

Descobrindo como separar seu lixo,também estará ajudando além do planeta a mais de 500 mil catadores do país, que ganham a vida recolhendo recicláveis.

 

 Como separar o lixo doméstico?

 

 * Não misture recicláveis com orgânicos – sobras de alimentos, cascas de fruta e legumes. Coloque plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados.

 

 * Lave as embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico. Seque-os antes de depositar nos coletores.

 

 * Papéis devem estar secos. Podem ser dobrados, mas não amassados.

 

 * Embrulhe vidros quebrados e outros materiais cortantes em papel grosso (do tipo jornal) ou colocado em uma caixa para evitar acidentes. Garrafas e frascos não devem ser misturados com vidros planos.

 

 O que não vai para o lixo reciclável?

 

 Papel-carbono, etiqueta adesiva, fita crepe, guardanapos, fotografias, filtro de cigarros, papéis sujos, papéis sanitários, copos de papel. Cabos de panela e tomadas. Clipes, grampos, esponjas de aço, canos. Espelhos, cristais, cerâmicas, porcelanas. Pilhas e baterias de celular devem ser devolvidas aos fabricantes ou depositadas em coletores específicos.

 

 E as embalagens mistas, feitas de plástico e metal, metal e vidro e papel e metal?

 

  Nas compras prefira embalagens mais simples. Mas, se não tiver opção, desmonte-as separando as partes de metal, plástico e vidro e deposite-as nos coletores apropriados. No caso de cartelas de comprimidos, é difícil desgrudar o plástico do papel metalizado, então descarte-as junto com os plásticos. Faça o mesmo com bandejas de isopor, que viram matérias primas para blocos de construção civil.

 

 Caixas do tipo longa vida vão para a reciclagem?

  Sim, abra-as e descarte-as junto com os papéis. Elas podem ser recicladas de 3 maneiras diferentes: voltam a ser papel/papelão, viram plástico metalizado ou tornam-se placas de compensado.

 

  QUESTÃO DE ECONOMIA

 

* A reciclagem de uma única lata de alumínio economiza energia suficiente para manter uma TV ligada durante 3 horas.

 

* Cerca de 100 mil pessoas vivem no Brasil exclusivamente de coletar latas de alumínio e recebem em média 3 salários mínimos mensais, segundo a Associação  Brasileira do Alumínio.

 

* Uma tonelada de papel reciclado economiza 10 mil litros de água e evita o corte de 17 árvores adultas.

 

* Cada 100 toneladas de plástico reciclado economizam uma tonelada de petróleo.

 

* Um quilo de vidro quebrado faz 1 quilo de vidro novo e pode ser infinitamente reciclado.       

                               


[1] Dados obtidos da Revista Bons Fluidos de Março 2003/No 46.

 

APRENDENDO A SEPARAR O LIXO DA COLINA DO SOL

 

     O processo de coleta seletiva que estamos iniciando na Colina tem como objetivo promover uma integração maior entre os moradores colinenses e seu meio ambiente, através de uma relação de respeito e responsabilidade com a nossa Natureza.

 

     Em breve nossas lixeiras serão divididas em duas partes: uma para o lixo orgânico, úmido e não-reciclável e outra para o nosso lixo seco, reciclável.

     Já podemos começar em nossas casas a fazer esse tipo de separação, mesmo que as lixeiras ainda não estejam divididas, pois isso facilita o trabalho dos nossos recolhedores, além de estimular o processo de conscientização ambiental.

Segue então as instruções para a separação:

 

LIXO SECO:

 

- papel, papelão, jornais, revistas,

- cadernos, folhas soltas,

- caixas e embalagens em geral,

- caixa de leite,

- caixas de papelão (desmontadas),

- metais (ferrosos e não ferrosos)

- latas em geral, alumínio, cobre,

- pequenas sucatas, copos de metal e de vidro,

- garrafas,

- potes e frascos de vidro (inteiros ou quebrados),

- plásticos (todos os tipos),

- garrafas PET,

- sacos e embalagens,

- brinquedos quebrados,

- utensílios domésticos quebrados.

 

LIXO ÚMIDO:

 

- cascas de frutas e legumes (lixo compostável),

- restos de comida,

- papel de banheiro,

- sujeira de vassoura e de cinzeiro.

 

 

NÃO RECICLÁVEIS:

 

- papel higiênico,

- papel plastificado,

- papel de fax ou carbono,

- vidros planos,

- cerâmicas ou lâmpadas.

     Lembre-se que pilhas e baterias não podem ser descartadas no lixo doméstico, pois contém metais pesados e, quando molhadas, contaminam o meio ambiente. Deixe suas pilhas usadas no Escritório do Clube, que encaminharemos à Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

O PLANETA AGRADECE!!!

Matéria enviada por Sérgio S. Q.

ssqu@colinadosol.com.br 

Salve, Sérgio!

     A primeira vez que tive contato com um ambiente onde se reciclava o lixo foi na AAPP (Associação Amigos da Praia do Pinho), no verão de 90. Naquela época a turma de lá, Celso, Paula, Rose, Edo, o biólogo Paulo, etc. já separavam o lixo úmido e o devolviam à mãe Natureza. Até o desmatamento para construção das habitações era feito de modo sustentável.
     Lá fui espectadora de um acontecimento grandioso e inesquecível: tirava um ronquinho à tarde, num chalé, quando Gilson me acordou rápido para que não fosse devorada pelas milhares de formigas, do tipo cabeçuda e preta, que estavam invandindo o quarto. Elas estavam descendo de uma árvore, que haviam tomado integralmente e de onde não se via nem uma folhinha ou caule, entravam por uma janela, passavam por cima da minha cama e saíam pela outra janela marchando sempre em frente formando uma fila única de mais ou menos um metro de largura por mais de 10 m de comprimento. Mas em dez minutos elas já haviam sumido. A Paula explicou ser a arribação, quando as formigas rumam para outro formigueiro, e que aquilo já havia acontecido mais duas vezes, sendo que em uma delas as formigas invadiram o escritório da FBN. Da mesma forma elas não incomodaram nem foram ameaçadas. Simplesmente passaram. E é isso o que se espera dos homens e que o naturismo nos ensina: respeito a si, ao próximo e à Natureza.
     Acho legal você repassar as normas da reciclagem para todas as áreas naturistas.
     Parabéns mais uma vez à turma da Colina do Sol e a Daniela pelo belo exemplo.

Obrigada.

Abraços naturais.

Maria Luzia de Almeida

marialuziaegilson@bol.com.br 

Editorial e ÍndiceCartas dos Leitores e NATClassificadosDe Olho Na Mídia - "Nudez a Bordo" por Celso Rossi; "Naturismo: aqui, a nudez não é castigada" enviada por Salomão Pereira; "Naturismo sem vergonha" compilado da TVE e "Naturistas são normais"Você já está no caderno 4 NATTurismo - "O naturismo em outros países -Países Baixos (Holanda)" por Davi Johannes RuigtNATEvento - "Gay e naturista, com muito orgulho" por Antonio Carlos da Silva e Pedro RibeiroNATNovidades - "Toma posse nova diretoria da Sonata" por Nelci-Rones Pereira de Sousa; "Reabriu dia 23/05 o novo centro de relax da Colina do Sol" enviado por Marcelo Pacheco e Notícias da FBrNNATCuriosidades - "Nu no ar"; "Primeiro vôo nudista da história realmente aconteceu" e "Site mostra torneio de tênis nudista" enviada por Valdir de SousaNATVariedades - Presente, humor e Frase do Mês

Olho nu - Copyright© 2000/2003
Todos os direitos reservados.