No sábado dia 10 de maio, ocorreu em São Paulo um evento, que  já vem acontecendo com certa freqüência no exterior, que só agora começa a acontecer no Brasil: a organização de encontros naturistas dirigidos ao público homossexual. OLHO NU entrevistou os autores do projeto, que pretendem formar o primeiro grupo naturista gay de nosso país.

GAY E NATURISTA, COM MUITO ORGULHO

Por Antonio Carlos da Silva*

     O evento do sábado, dia 10 de maio passado, aconteceu no The House Bar, em  São Paulo, localizado à r. Francisco Leitão, 150 das 15:00 às 21:00. Foi promovido pelos dois moderadores da lista dos Naturistas Gays, o Cláudio Lacerda Guerra e Antonio Carlos da Silva, eu próprio, em conjunto com um associado do grupo, o Paulo, e o pessoal do bar. Fizemos divulgação em várias listas de e-mail para gays e na dos Nus do Ibira, dos participantes da foto de Spencer Tunick no Ibirapuera. 

Foto retirada da página International Naturist Gay, meramente ilustrativa. 

     Compareceram ao todo 22 homens. Durante o evento, conversamos e nos conhecemos melhor uma vez que nosso objetivo é formar um grupo de amigos que se divertem ao natural. Optamos por realizar o encontro nesse local porque foi o mais conveniente que conseguimos. Todos gostaram muito e já estamos planejando a segunda edição para o mês que vem. Enquanto isto, continuaremos a fazer happy hours, quase sempre quinzenais e com todos vestidos, no Café Vermont, no centro de São Paulo. Além da divulgação nas listas de e-mail, nosso evento foi anunciado em um site gay de grande repercussão nacional, o Mix Brasil. Infelizmente, não temos fotos do evento.

    Nosso grupo surgiu em virtude da falta de espaço para homens solteiros no meio naturista convencional. É aberto apenas a homens maiores de 18 anos sem qualquer discriminação quanto à idade ou forma física, como acontece em vários grupos naturistas gays de outros países. Até onde sabemos, nossa iniciativa é pioneira no país. 

 

     O Cláudio e eu nos conhecemos através da lista Os Nus do Ibira e depois de uma viagem a Búzios, onde tivemos oportunidade de nos encontrar pessoalmente, surgiu a idéia de criar este grupo para podermos praticar o naturismo sem qualquer constrangimento. Assim, criamos a lista em 28/01/2003 e já contamos com 85 associados de todo o Brasil e alguns do exterior. 

Foto retirada da página International Naturist Gay, meramente ilustrativa. 

           Como estamos conscientes que entre os gays não poderíamos proibir a prática de sexo nos encontros, sempre promoveremos eventos onde haja a possibilidade de se fazer sexo com privacidade, em local à parte de onde esteja o grupo principal. Desta forma, o sexo não faz parte do evento em si e não é seu principal objetivo, mas é plenamente aceito se praticado na intimidade. Adotamos esta regra para que não sejamos confundidos com os vários grupos de orgias gays que existem na cidade. 

 

     Nosso plano é crescer e nos consolidar como grupo. Este foi o nosso primeiro evento com todos nus e pretendemos continuar a fazê-los, de preferência mensalmente. Assim que possível, faremos um encontro em um local onde possamos ter contato com a natureza, como um sítio ou uma casa de campo. É muito interessante que, apesar do pouco tempo de existência dos Naturistas Gays, nossos associados do RJ já pensam em organizar eventos em sua cidade. Em breve, teremos um site próprio, mas por enquanto, estamos usando a página do grupo no Yahoogrupos: http://br.groups.yahoo.com/group/naturistasgays/ . Estamos muito satisfeitos com o sucesso de nosso trabalho e pretendemos continuar com força total.

 

*naturistasgays-owner@yahoogrupos.com.br

Evento na Bienal de Arte de São Paulo em 2002     Antonio Carlos da Silva, conhecido como Tony, é professor de inglês, e tem 36 anos. A primeira experiência de ficar nu coletivamente em local público aconteceu há pouco tempo, no evento da Bienal de Arte de São Paulo, em abril de 2002, quando o fotógrafo Spencer Tunick veio ao Brasil e fotografou cerca de 1200 pessoas nuas no parque do Ibirapuera. Muitos dos que participaram daquele evento organizaram um grupo de contato virtual chamado "Os nus do Ibira", numa tentativa de prolongar a emoção sentida pelos participantes na ocasião. Tony fez parte do grupo e sonhava com o momento de realmente haver novos encontros com todo mundo nu e natural. Quando conheceu Cláudio, percebeu que tinha encontrado alguém que compartilhava dos mesmos sonhos que os seus. 

     Cláudio Lacerda Guerra é museólogo, mas não exerce atualmente a profissão, trabalhando para a Unimed Paulista. Ele e Tony resolveram montar o primeiro grupo de naturistas gays depois de uma "sensacional experiência de naturismo na praia Olho-de-Boi, em Búzios, RJ. Somos a semelhança de TODOS os grupos de naturismo gay do mundo", comenta Cláudio, "ou seja, só admitimos homens que, caso não sejam gays ou bissexuais, sejam simpatizantes".

      O grupo Naturistas Gays não é um grupo hedonista, segundo os organizadores: "nosso prazer é estar nu em ambiente social apenas. Para o sexo pelo sexo ou o 'prazer total em todas as formas', acreditamos que a maioria dos participantes pode fazer ou praticar com facilidade através de outros grupos".

     Justificam a existência do grupo alegando que todos os que conheceram pessoalmente foram categóricos na felicidade de participar por alguns fatos relevantes: o prazer absoluto pela nudez, a aceitação neste grupo e a liberdade para expor carinho na frente de todos durante os eventos.

     Pretendem seguir à risca a filosofia naturista internacional, de respeito e integração e reafirmam, que embora os homossexuais tenham uma relação mais aberta com o sexo, a proposta não é fazer um grupo de orgia.

Entrevista concedida a Pedro Ribeiro por telefone e e-mail.    

Nos links abaixo você poderá encontrar maiores informações sobre grupos naturistas gays do mundo todo.

www.gaynaturists.org/

www.imeninc.com/ 

www.johnash.freeuk.com/ 

http://vered.rose.utoronto.ca/planet/ 

www.nudistexplorer.com/nlink01.htm  

Editorial e ÍndiceCartas dos Leitores e NATClassificadosDe Olho Na Mídia - "Nudez a Bordo" por Celso Rossi; "Naturismo: aqui, a nudez não é castigada" enviada por Salomão Pereira; "Naturismo sem vergonha" compilado da TVE e "Naturistas são normais"NATCidadania -"Reciclar é o que importa" matéria enviada por Sérgio S. Q. e NATDepoimento de Maria Luzia de AlmeidaNATTurismo - "O naturismo em outros países -Países Baixos (Holanda)" por Davi Johannes Ruigtvocê já está no caderno 6NATNovidades - "Toma posse nova diretoria da Sonata" por Nelci-Rones Pereira de Sousa; "Reabriu dia 23/05 o novo centro de relax da Colina do Sol" enviado por Marcelo Pacheco e Notícias da FBrNNATCuriosidades - "Nu no ar"; "Primeiro vôo nudista da história realmente aconteceu" e "Site mostra torneio de tênis nudista" enviada por Valdir de SousaNATVariedades - Presente, humor e Frase do Mês


Olho nu - Copyright© 2000/2003
Todos os direitos reservados.